Dentro do mesmo princípio adotado no post Passe de Mágica, em que muitas pessoas conhecem o fato, e o assumem como verdadeiro com uma naturalidade surpreendente, mas não o porquê do fato, dissertarei sobre conceitos e principais propriedades da potenciação visando demonstrar que a0 = 1, para a diferente de zero, muito embora não tenha significado como operação, em vista da definição de potenciação dada abaixo. Como se verá trata-se, como no caso do post mencionado acima, de uma demonstração muito simples (ou trivial no linguajar matemático).
I. DEFINIÇÕES
Vamos começar do começo – eita que frase arretada! – definindo, de maneira simples e direta, que potenciação de um número relativo a nada mais é do que a multiplicação reiterada de a por ele mesmo um número n de vezes, n inteiro e positivo. Ou seja:
onde se estabeleceu a notação (ou representação simbólica) an para indicar de forma resumida e simplificada (e, diga-se, criativa) esse produto, denominando-se a a base da potência e n o expoente ou grau da potência. Se lê a representação simbólica an como “potência n de a” ou “potência enésima de a” ou “a elevado a n“.
Potência de grau n de a é o produto de n fatores iguais a a. Assim:
- a0 é a potência de grau zero de a ou potência de expoente zero, a um número real diferente de zero;
- a1 é a potência de grau 1 de a, sendo igual ao próprio a. Neste caso é dispensável escrever o expoente;
- a2 é a potência de grau 2 de a, conhecida como quadrado de a ou a ao quadrado;
- a3 é a potência de grau 3 de a, conhecida como o cubo de a ou a ao cubo.
II. PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
a) A potência de grau n de um produto é igual ao produto das potências de grau n dos fatores deste produto. Ou seja:
[1] (abc)n = an.bn.cn [2]
A recíproca também é verdadeira.
Antes de apresentar a demonstração vale explicitar o que significa recíproca. Tomando a igualdade acima, a justificação da propriedade deve ser feita partindo-se de [1] para obter [2]. A recíproca (como o próprio nome diz) é feita partindo-se de [2] para obter [1].
Demonstração:[1] -> [2]
Por definição:
Como a ordem dos fatores de um produto não altera o produto, temos:
Reciprocamente ([2] -> [1]):
b) O produto de potências de uma mesma base é igual à potência desta base, cujo expoente é a soma dos expoentes dos fatores:
am.an = am+n
Em outras palavras, em um produto de potências com a mesma base, conserva-se a base e soma-se os expoentes. A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
A recíproca deixo por conta do leitor.
c) O quociente de potências de um mesma base é igual à potência desta base, cujo expoente é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor; isto é:
Em outras palavras, em um quociente de potências com a mesma base, conserva-se a base e subtrai-se os expoentes. A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
Suponhamos que m > n. Então:
Eliminando o fator comum ao dividendo e divisor [(a.a … a) n vezes], obtemos:
A demonstração da recíproca é fácil, como o de resto, e fica para o leitor se exercitar.
d) A potência n da potência m de um número relativo a é igual a potência de a cujo expoente é o produto dos expoentes m e n, ou seja:
A recíproca é verdadeira.
Se você chegou até aqui, obrigado pelo interesse. Em vez da demonstração aproveito para colocar algumas considerações:Matemática se aprende com o entendimento dos seus conceitos, de saber interpretar as questões, dos porquês da verdade de cada assertiva (as demonstrações) e, principalmente, muita transpiração. Por isso pratique e pratique, pois sómente assim você desenvolve melhor sua capacidade de raciocínio para solucionar problemas e fixar os conceitos.
É com este espírito que deixo como exercício a demonstração desta propriedade. Caso tenha dificuldades entre em contato ou deixe seu comentário. Estarei por aqui pronto para atendê-lo.
e) Potência de expoente negativo de um número relativo a diferente de 0:
A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
Antes de demonstrar esta propriedade, farei a demonstração do fato que originou este artigo, i.é, a0 = 1, a diferente de zero. Vamos lá.
Por um lado temos que am/am = 1. E por outro, pela propriedade c) que am/am = am-m = a0 => a0 = 1. Trivial, não.
Agora, fica mais fácil demonstar a propriedade. Primeiro:
a-m = a0-m
Pela propriedade c:
a-m = a0/am = 1/am c.q.d. (como queríamos demonstrar).
A recíproca, mais uma vez deixo como exercício.
E, finalmente, sem entrar no mérito, apresento algumas regras de como proceder com o cálculo de potências em que a base é um número negativo.
- Se o expoente é par, o resultado é positivo;
- Se o expoente é ímpar, o resultado é negativo.
Faça seus comentários. Apresente sugestões e na medida do possível procurarei lhe atender.
[ATUALIZAÇÃO] 26/03/2006: Veja o artigo publicado sobre radiciação. [ATUALIZAÇÃO] 24/04/2006: Veja o artigo publicado sobre Equações Exponenciais.Referência: Abecedário de Álgebra de Darcy Leal de Menezes.
Recomendo fortemente a leitura do artigo Dificuldades para aprender Matemática, publicado no site Tecnociência por Domingos Verena.
cesar
maio 29, 2006 @ 10:47:38
gostei bastante desse site e sempre q eu tiver curiosidade sobre a matematica eu vou vim!!!!!!!!!!!!!!
fui…
Newton de Góes Horta
maio 26, 2006 @ 19:33:17
Duarte,
Tenho respondido a todos os comentários por e-mail, face às limitações impostas no formulário de comentários. Já havia respondido, dessa forma, à Thallita. Não publiquei na época porque exigia o conhecimento de logaritmo que fugia ao assunto tratado. Mas, se você tiver interesse pode vê-lo resolvido, com as devidas explicações, clicando em Logaritmo.
Duarte
maio 26, 2006 @ 19:14:14
desculpe, no item 47 a menção é ao item 15
Duarte
maio 26, 2006 @ 19:12:45
naõ sei se poderia ajudar, mas a resposta para a questão 14 é 11 anos, 1 mes e aproximadamente 11 dias, visto o resultado ser 11,11545118 obtido atraves da resolução da equação:
50000 x 1,05^n = 45000 x 1,06^n
50000/45000 = 1,06^n / 1,05^n
log (50000/45000) = n x log(1,06/1,05)
n = log (50000/45000) / log(1,06/1,05)
n = 11,11545118
Newton de Góes Horta
maio 26, 2006 @ 18:57:00
Duarte,
Na verdade o 23-1 é o expoente da base 2 (2^23-1) e portanto os parêntesis são desnecessários. Mas você tem razão quanto ao fato de poder gerar confusão no entendimento, com o uso da notação adotada na resposta. Fiz a alteração utilizando a marcação html apropriada de modo a evitar essa interpretação. Valeu e obrigado.
Duarte Vieira
maio 26, 2006 @ 18:24:11
Por favor, tome cuidado. na expressão 7 foi colocada a expressão errada, pois foi colocado 2^23 / 2 = 2^23-1 = 2^22 onde o correto desta expressão é 2^23 / 2 = 2^(23-1) = 2^22 , se faltar o parênteses existe um erro de expressão matematica que não resulta na metade da potencia requerida
Vera
maio 25, 2006 @ 01:14:47
gostaria de saber se posso cortar os expoentes iguais se as bases são diferentes por exemplo q elevado na 4 = 2 elevado na 4 e dizer que q=2.
obrigado
GIOVANE
maio 24, 2006 @ 17:43:58
eu queria saber um que é potenciação dar propriedades R !!!
felipe Macedo
maio 22, 2006 @ 12:59:58
TENHO DIFICULDADE EM POTENCIAÇÃO, PORTANTO VCS PODERIAM ME INFORMAR QUANTO É X AO QUADRADO VEZES X!
GRATO
Viche » Frações Irracionais e Racionalização
maio 21, 2006 @ 18:48:37
[…] Para que o entendimento seja mais efetivo é imprescindível o conhecimento das propriedades de Radiciação e Potenciação, dentre outros conceitos que serão apresentados mas não demonstrados, por fugirem ao escopo da matéria. […]
manuela
maio 21, 2006 @ 17:29:22
queria saber por que numa potenciacão,quando o expoente é zero não fazemos a multiplicação?
maria eugenia gomes da silva
maio 19, 2006 @ 14:06:57
eu queria potençiação e notação mas aqui nao tem pofavor mandem para mim se vcs mandarem muito obrigado xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu um beijao
dany
maio 07, 2006 @ 17:32:19
por que todo numero elevado ao expoente 0 o resultado e 1
ARI BRITO
maio 02, 2006 @ 11:15:29
Oi, 2
3
Tenho uma duvida qual a solução de 2 ( dois com o expoente 3 e com expoente doi sem parenteses) posso usar a regra de multiplicação dos expoentes 2 elevado a 6 ou é 2 elevado a 9
gleuma lacerda
maio 01, 2006 @ 18:29:18
gostaria de saber como calcular 2 elevado 359 potência.
Newton de Góes Horta
abr 30, 2006 @ 19:45:24
A solução da questão proposta pelo Evandro no comentário 28 foi publicada no post Viche Responde #1
Joyce Furlan
abr 30, 2006 @ 19:16:16
23 elevado a 60 é igual á-2,5 na equação matemática!
Sou professora de Matemática (Formada na USP)
Evandro
abr 28, 2006 @ 21:25:46
Desculpe o incomodo novamente mas qual seria o resto da divisão de x por 7 se x=31^20+44^13+9^30. Essa eu queria saber como resolve porque tentei de tudo quanto é jeito
Evandro Lopes
abr 27, 2006 @ 22:05:42
Sou Evandro Lopes de Oliveira. Estudo na Faculdade de Computação de Montes Claros, curso Sistema de Informação/ Analise de Sistemas.
Evandro Lopes
abr 27, 2006 @ 22:03:48
Entendi agora, só que tenho de forçar um pouco mais. Se eu tivesse um número maior acho que não conseguiria com por exemplo o último de 2526^47852 entendeu?
Evandro
abr 27, 2006 @ 19:33:57
não concordo que o último digito de 42 elevado a 15 seja 8 pela sua regra pois 2^2 ultimo digito 4, 2^3 ultimo 8, 2^4 ultimo 6, 2^5 ultimo 2 e 2^6 ultimo 4, então deveria ser 4 e não 8. A não ser que os espoentes tenham de ser divisíveis por números primos.
Ex: aí eu começaria fazendo 2^3 e não 2^2. O número 15 como expoente de 42 é divisível pelo menor número primo 3 e não pelo número par primo 2. Diga-me onde estou errado por favor..
grato…
Evandro
abr 27, 2006 @ 14:42:08
qual é a regra pra saber qual o último digito do resultado de X= 37 elevado a 18 + ,42 elevado a 15 ,+ 9 elevado a 32.
Evandro
abr 27, 2006 @ 14:39:48
qual é a regra pra saber qual o último digito do resultado de X= 37 elevado a 18 + 42 elevado a 15 + 9 elevado a 32.
Wander
abr 23, 2006 @ 13:37:59
Verificar comentario 20, pois o valor obtido não confere
carol
abr 22, 2006 @ 19:38:32
eu naum sei fazer contas de potenciação tipo(-0,2).2,8+(9,1)
por favor me re3spondam logo q eu vou morrer tentando
amei esse site ta no meus favoritos
parabéns!!!!
Wander
abr 22, 2006 @ 12:40:32
É possivel resolver esta conta sem utilizar calculadora, usando as propriedades.
1,1 . 10^-7 . 2^78
R. 3,32 . 10^16
Muito bom este Site. Parabens!
siria sousa
abr 20, 2006 @ 12:04:13
Eu não concigo responder uma expressão algebrica: x ao quadrado+2x-3
Viche » Equações Exponenciais
abr 16, 2006 @ 14:33:34
[…] INTRODUÇÃO Seguindo a ordem natural dos artigos sobre Potenciação e Radiciação será abordado agora as equações exponenciais. Antes, será fornecida uma breve noção sobre o conceito e propriedades da função exponencial. Considera-se, também, como pré requisito para o entendimento deste artigo o conceito de função. Com este artigo espero atender aos questionamentos, pertinentes ao assunto, colocados nos comentários dos artigos mencionados acima. FUNÇÃO EXPONENCIAL a) Definição Dado um número real a, a > 0 e a diferente de 1, definimos função exponencial de base a à função f de R em R que associa a cada x real o número real ax. Simbolicamente: Observações, Propriedades e Exemplos: […]
gabriel
abr 12, 2006 @ 20:06:29
na seguinte operação é necessário transormar o expoente negativo para positivo?
5 elevado a 3x vezes 5 elevado a -2x
Carlos José G Pinheiro
abr 10, 2006 @ 23:19:28
Como resolver: 1,16^05 = 0,93(1 + X)^0,5
Michel Gomes
abr 07, 2006 @ 02:36:27
Fala Newton,
Rpz a equação 4^x – 24^x = -32 ela tem resultado hehe, consegui resolve-la. No final ela vira uma Equação do segundo grau. Eu tinha trocado o sinal – por + heheh.
Abaixo segue resolução!
se consideramos 2^x = y
e tb considerarmos de 24 elavado a x, é a mesma coisa de 12.2 elevado a x
teremos:
(2²)^x – 12.2^x = – 32
sabemos que tanto faz ser 2.x como x.2. Vamos fazer x.2.
Teremos:
2^x²- 12.2^x = – 32
substituindo:
y² – 12.y = – 32
y² – 12y + 32 = 0
Ai teremos uma equação do segundo grau:
Vamos encontrar os y linha e y 2 linha.
Delta: 144 – 4.1.32
144-128
Raiz de do Detal = 16 –> 4
Vamos encontrar os X´s
x = 12-4
x = 4
x= -12+4
x= – 4 (Não convem)
Então, nossa solução será:
Se 2^x = y
–> 2^x = 4
–> 2^x = 2²
Manda embora as base iguais
–> X = 2
essa é a nossa solução
S{2}
Newton, rpz se precisar é so dizer, vamo por o os comentarios pra rodar. vou por uma questão aki pra galera tentar resolver. Desafio.
Abraços!
rachel
abr 05, 2006 @ 12:26:52
como resolvo o problema q é
6 elevado a 6ª + 6 elevado a 6ª+ 6 elevado a 6ª + 6 elevado a 6ª + 6 elevado a 6ª + 6 elevado a 6ª ?
no meu livro a resposta está 6 elevado a 7ª , como chegou a esse resultado, por que eu pensei que fosse 6 elevado a 36ª !
Francinelton.silva
abr 04, 2006 @ 09:49:06
TENHO PROBLEMAS EM RESOLVER QUESTÕES DE POTÊNCIA COMO: 9 ELEVADO A X+1! ME AJUDE A RESOLVER ESSE TIPO DE QUESTÕES… UM ABRAÇO
Watson Meyer
mar 31, 2006 @ 12:18:45
Professro bom ia , pode responder essas letras pois fiquei com duvidas:
C) Sendo Sn a soma dos termos de uma P.a de razão 4, onde A1 = 6, determine n tal que Sn é= 1456.
e) A soma dos infinitos termos da P.G , (x sobre 2, x ao quadrado sobre 4, x ao cubo sobre 8,…) 1 sobre 10. Qual o valor de x?
Me ajude por favor….
Michel Gomes
mar 28, 2006 @ 01:00:28
Daniela, veja:
Demonstração:
Antes de demonstrar esta propriedade, farei a demonstração do fato que originou este artigo, i.é, a0 = 1, a diferente de zero. Vamos lá.
Por um lado temos que am/am = 1. E por outro, pela propriedade c) que am/am = am-m = a0 => a0 = 1. Trivial, não.
Thállita
mar 27, 2006 @ 22:45:20
estou com dúvidas na resolução de um problema que diz:
“Um capital de R$50000,00 foi aplicado a uma taxa de juros compostos de 5% ao ano, e o capital de R$45000,00 a 6% ao ano. Em quato tempo os montantes estarão iguais?
Responde para mim, por favor!
Daniela
mar 27, 2006 @ 15:41:16
Queria saber o porque q todo número elevado a 0 é 1.
Michel Gomes
mar 27, 2006 @ 11:13:52
Estou com uma duvida enorme em um calcula, talvez o erro seja na propria questão. Passei esse mesmo calculo para uma professora amiga minha e ela tb não consegui resolver.
Resolver a equação:
4^x + 24^x = -32
Já tentei varias vezes e não consigo achar o resultado. Newton, o erro está em mim ou nesta questão. Saliento que os dados foram posto em uma prova de EletroEletronica no qual o professor retirou de um livro.
Abraços!
Andrea
mar 26, 2006 @ 21:28:27
como posso resolver : 5 elevado a 256 ?
Viche » Radiciação
mar 25, 2006 @ 14:04:30
[…] No artigo publicado em 23 de fevereiro de 2006, aqui no VICHE, abordei a definição e propriedades da potenciação. Caso você não tenha o domínio desse assunto, sugiro a sua leitura, visando uma melhor compreensão do que será exposto a seguir. O interesse demonstrado pelo tema foi e ainda permanece considerável, tomando-se por base o número de visitas ao artigo (1030 até o momento em que escrevia este post, segundo o software estatístico Webalizer). Agora, dando continuidade, trataremos da radiciação de números relativos e expressões algébricas. […]
Newton de Góes Horta
mar 24, 2006 @ 21:10:04
Claudio Henrique,
Zero elevado a qualquer número positivo diferente dele próprio é igual a zero, pois trata-se do produto de 0 por ele mesmo uma quantidade de vezes (o valor do expoente), pela definição de potência.
Zero elevado a zero na verdade trata-se de uma indeterminação. Na demonstração de a^0 = 1 (a diferente de zero), mostro que a^0 = a^m/a^m. Se a é igual a zero, teríamos 0^0 = 0/0. Até aqui tudo bem?
Suponhamos que y seja o resultado desta divisão, ou seja, 0/0 = y. Daqui se chega a 0 = 0.y e podemos concluir que y pode ser um número relativo qualquer ou fica indeterminado, uma vez que multiplicado por zero, dará sempre um resultado nulo.
Claudio henrique
mar 24, 2006 @ 14:50:20
Gostaria de saber o resultado de 0 elevado a 0
ou zero elevado a qq n diferente de zero.
Existe alguma resposta ou alguma explicação para isso não existir
Parabens pelo site
Um forte abraço,
até +
Marilia
mar 23, 2006 @ 18:22:25
eu tenho problemas em potenciação com numeros grandes tipo
23 elevado ao 50
poem me ajudar 1 abraço
Newton de Góes Horta
mar 20, 2006 @ 17:30:20
Watson,
A metade de 223 é igual a 223 / 2. Utilizando a propriedade c) do artigo temos que:
223 / 2 = 223-1 = 222
Ou seja, o resultado é igual a 2 elevado a 22.
Watson Meyer
mar 20, 2006 @ 17:14:37
Oi,
Tenho um pequeno problema, como eu resolvo: qual metade de 2 elevado a 23ª potência?
Um abraço
Newton de Góes Horta
mar 20, 2006 @ 12:57:58
Julio,
Pelo enunciado você pode observar que a propriedade é válida para todo número relativo diferente de zero. Portanto, a resposta à sua questão é 1.
JULIO TADEU FREITAS NUNES
mar 20, 2006 @ 12:47:37
tem uma dúvida gostaria de esclarecer:
3º=1
(-3)º= é 1 ou -1?
onde posso encontrar material para dirimir esta dúvida.
Grato.
Newton de Góes Horta
mar 16, 2006 @ 15:24:05
Roosevelt e Valéria,
Enviei as respostas às suas questões por E-Mail.
valeria
mar 16, 2006 @ 15:00:58
queria seber quantos cm³ cabem em 1m³
Roosevelt
mar 14, 2006 @ 17:22:32
tenho um problema que não consego resolver.
[2^9:(2^2.2)^3]^-3 é um exercício de simplificação cujo resultado é 2^-30.
forte abraço