Dentro do mesmo princípio adotado no post Passe de Mágica, em que muitas pessoas conhecem o fato, e o assumem como verdadeiro com uma naturalidade surpreendente, mas não o porquê do fato, dissertarei sobre conceitos e principais propriedades da potenciação visando demonstrar que a0 = 1, para a diferente de zero, muito embora não tenha significado como operação, em vista da definição de potenciação dada abaixo. Como se verá trata-se, como no caso do post mencionado acima, de uma demonstração muito simples (ou trivial no linguajar matemático).
I. DEFINIÇÕES
Vamos começar do começo – eita que frase arretada! – definindo, de maneira simples e direta, que potenciação de um número relativo a nada mais é do que a multiplicação reiterada de a por ele mesmo um número n de vezes, n inteiro e positivo. Ou seja:
onde se estabeleceu a notação (ou representação simbólica) an para indicar de forma resumida e simplificada (e, diga-se, criativa) esse produto, denominando-se a a base da potência e n o expoente ou grau da potência. Se lê a representação simbólica an como “potência n de a” ou “potência enésima de a” ou “a elevado a n“.
Potência de grau n de a é o produto de n fatores iguais a a. Assim:
- a0 é a potência de grau zero de a ou potência de expoente zero, a um número real diferente de zero;
- a1 é a potência de grau 1 de a, sendo igual ao próprio a. Neste caso é dispensável escrever o expoente;
- a2 é a potência de grau 2 de a, conhecida como quadrado de a ou a ao quadrado;
- a3 é a potência de grau 3 de a, conhecida como o cubo de a ou a ao cubo.
II. PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
a) A potência de grau n de um produto é igual ao produto das potências de grau n dos fatores deste produto. Ou seja:
[1] (abc)n = an.bn.cn [2]
A recíproca também é verdadeira.
Antes de apresentar a demonstração vale explicitar o que significa recíproca. Tomando a igualdade acima, a justificação da propriedade deve ser feita partindo-se de [1] para obter [2]. A recíproca (como o próprio nome diz) é feita partindo-se de [2] para obter [1].
Demonstração:[1] -> [2]
Por definição:
Como a ordem dos fatores de um produto não altera o produto, temos:
Reciprocamente ([2] -> [1]):
b) O produto de potências de uma mesma base é igual à potência desta base, cujo expoente é a soma dos expoentes dos fatores:
am.an = am+n
Em outras palavras, em um produto de potências com a mesma base, conserva-se a base e soma-se os expoentes. A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
A recíproca deixo por conta do leitor.
c) O quociente de potências de um mesma base é igual à potência desta base, cujo expoente é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor; isto é:
Em outras palavras, em um quociente de potências com a mesma base, conserva-se a base e subtrai-se os expoentes. A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
Suponhamos que m > n. Então:
Eliminando o fator comum ao dividendo e divisor [(a.a … a) n vezes], obtemos:
A demonstração da recíproca é fácil, como o de resto, e fica para o leitor se exercitar.
d) A potência n da potência m de um número relativo a é igual a potência de a cujo expoente é o produto dos expoentes m e n, ou seja:
A recíproca é verdadeira.
Se você chegou até aqui, obrigado pelo interesse. Em vez da demonstração aproveito para colocar algumas considerações:Matemática se aprende com o entendimento dos seus conceitos, de saber interpretar as questões, dos porquês da verdade de cada assertiva (as demonstrações) e, principalmente, muita transpiração. Por isso pratique e pratique, pois sómente assim você desenvolve melhor sua capacidade de raciocínio para solucionar problemas e fixar os conceitos.
É com este espírito que deixo como exercício a demonstração desta propriedade. Caso tenha dificuldades entre em contato ou deixe seu comentário. Estarei por aqui pronto para atendê-lo.
e) Potência de expoente negativo de um número relativo a diferente de 0:
A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
Antes de demonstrar esta propriedade, farei a demonstração do fato que originou este artigo, i.é, a0 = 1, a diferente de zero. Vamos lá.
Por um lado temos que am/am = 1. E por outro, pela propriedade c) que am/am = am-m = a0 => a0 = 1. Trivial, não.
Agora, fica mais fácil demonstar a propriedade. Primeiro:
a-m = a0-m
Pela propriedade c:
a-m = a0/am = 1/am c.q.d. (como queríamos demonstrar).
A recíproca, mais uma vez deixo como exercício.
E, finalmente, sem entrar no mérito, apresento algumas regras de como proceder com o cálculo de potências em que a base é um número negativo.
- Se o expoente é par, o resultado é positivo;
- Se o expoente é ímpar, o resultado é negativo.
Faça seus comentários. Apresente sugestões e na medida do possível procurarei lhe atender.
[ATUALIZAÇÃO] 26/03/2006: Veja o artigo publicado sobre radiciação. [ATUALIZAÇÃO] 24/04/2006: Veja o artigo publicado sobre Equações Exponenciais.Referência: Abecedário de Álgebra de Darcy Leal de Menezes.
Recomendo fortemente a leitura do artigo Dificuldades para aprender Matemática, publicado no site Tecnociência por Domingos Verena.
Flávio
abr 28, 2007 @ 16:33:08
a expressão é: (-1/243)°, onde a=-2/5. Por favor me ajude pois estou desesperado, me de uma explicação se possível junto com a resolução dessa expressão. Eu amo matemática, só me falta um incentivo e professores bons.
Daniele
abr 28, 2007 @ 16:27:21
por favor me de uma luz nesse problema, a expressão é:
se ax°=14 e a+x=9, quanto vale 3a°x°+ 3ax°?
Se possível resolva-me essa questão por favor. Quem ajuda o próximo tem um lugar garantido no céu, que Jesus esteja com vós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Paulo Kleber
abr 27, 2007 @ 17:13:31
como calcular 20^0,16
RENI CRISTINE
abr 23, 2007 @ 20:59:32
Gostaria de saber como eu poderia calcular o seguinte exercício:
(3ao sexto:3ao quarto)+2.3ao quadrado sabendo que o resultado é 3 ao cubo
Fernando
abr 18, 2007 @ 21:31:27
Preciso das popriedades sda potencia por favor
renata
abr 16, 2007 @ 14:28:56
eu queria saber pq vcs ñ botam execicios que agente possa escrever
carol
abr 13, 2007 @ 19:20:44
eu quero fazer um exercicio desse
Juliana
abr 09, 2007 @ 18:57:39
como resolvo potencias de 4 isso incluindo letras e numeros entre parenteses elevado a esse 4?me ajude por favor!
Ju
Thyago Celso
abr 09, 2007 @ 15:26:50
por favor poderia me dizer como resolvo uma potenciação elevado a uma freção EX: 2 elevado a 3/2.
wagner
abr 09, 2007 @ 01:03:21
como resolve uma saiz de 125 elevado a 3 por favor mi manda um email wagner_s2006@ig.com.br
camila
abr 07, 2007 @ 22:07:56
como resolvo:
5a^3-(3a-a^2-7a+3a^3)+6a^2
Elisângela Aparecida de Freitas
abr 04, 2007 @ 21:51:00
A primeira vez que visito este site. Isso é muito bacana.
Apenas nao consegui para mandar minhas duvidas.
Passa um email para mim, para tirar minhas duvidas.
Eu nao sei matematica, e estou louca para aprender.
Abraços.
francisco leuton
abr 01, 2007 @ 17:32:04
COMO SE CALCULA UMA POTENCIAÇÃO NA QUAL O EXPOENTE É UM NÚMERO MUITO GRANDE?
Fabiola Dalete Corrêa Campos
mar 31, 2007 @ 21:27:40
COMO SE CALCULA UMA CONTA COM 17 NUMEROS?
gislaine
mar 27, 2007 @ 17:27:58
Porque todo nº elevado a zero é um
anderson
mar 27, 2007 @ 17:24:45
eu so nao gostei pq nao tinha como amostar os calculos da potenciação como este aqui:
(-5e elevado a 2)-4 e elevado a2
___________________________
2 e elevado a -1 +2 e elevado a -2
carlos marcos
mar 27, 2007 @ 17:12:59
eu tenho problemas em potenciação com numeros grandes, como muitos dos meus colegas q deixaram seus comentarios por aqui.
gostaria q o senhor tirasse a nossa duvida, pois vi os comentarios aqui da pagina mas vcs nao responderam nenhum.
q falta de consideracao!
Isabella
mar 24, 2007 @ 23:54:08
Então procurei aqui mais não achei..
vc poderia me informar urgenteeeee ahuahua Qual a relação com potenciação do e exponencial?
Obrigada
beijosss
kelly
mar 19, 2007 @ 15:47:51
OIIIIIIIIII…….
Tenho um problema q ñ consegui resolver e acradeceria se me ajudese…
é (2)-2 . (1)-3 + 6=
(7) (2)
muito obigado….pela atenção….
kelly
mar 19, 2007 @ 15:39:13
a…me ajude….está pequena conta q eu ñ consegui fazer…por favor..é (2)-2 . (1)-3 + 6 me ajude com essa pequena duvida….
obrigado. 7 2
Débora Cristina de Sousa
mar 18, 2007 @ 17:19:41
2 2 2
a) (x+5) = x +10x + 25 b) (3-a) c) (x+3).(x-3)=
2 2
d) (2x-1) = e) (2m+5).(2m-5)= f) (4+3m) =
2 2 2 2
g)(3a-b).(3a+b)= h) (x -3y) i) (x + 2).(x -2)=
j) ( 1 ) 2 3 3 2
( — + x) = k) (a +2b).(a – 2b)= l) (a – 4ab) =
2
2 2 2
m) (a+bc) = n) (2a-3m) = o) (3 5 )
—a+—-b =
( 4 6 )
Osmar
mar 17, 2007 @ 14:01:36
Parabéns pelo site!!!
Gostaria de lembrar de dois tópicos, em potenciação…
a) Qual regra deve ser aplicada para representar, na forma de potência, a expressão: 2^1/-2?
b) e a aplicada na transformação em uma só potência, do tremo:
2^-3:2^1/-4?
Grato,
OSMAR.
Ademar lopes da fonseca
mar 16, 2007 @ 12:44:27
favaor enviar-me a origem e hsitoria da potenciação.
grato
Marcus Vinicius
mar 15, 2007 @ 20:08:48
Eu estou com dovidade em Expoente Negativo. Tipo [2/3] -2
Um Abraço!!!!!!!!!
Alex
mar 15, 2007 @ 01:04:18
Bom sem querer abusar mas eu estou meio perdido, reverente a raiz de 5 elevada a zero, alguem pode me explicar como fazer essa raiz?
Alex
mar 15, 2007 @ 00:59:21
Desculpe acabei perguntando uma coisa ja respondido no blog.
Irei prestar mais atenção, alias me tornei um fãn.
Guihlerme Augusto
mar 14, 2007 @ 18:10:47
Olá, primeiramente eu queria parabenizar o administrador do blog, pis ele é muito clar, de fácil entendimento, muito clean…. etc!
Mas, eu vim aqui para tirar uma dúvida que me pesegue desde o abençoado dia que me falaram pela primeira vez sobre potência em uma sala de aula:
(a^n)^m = a^n^m Por quê??
Será que você poderia me explicar um poco mais detalahado? é que eu percebi que você deu só como exemplo, , de quebra, eu consigo sanar uma dúvida pra escola.
Por exemplo, do mesmo jeito que eu sei que a elevado a zero é 1 e que um número com expoente negativo é igual a 1 sobre o mesmo número com o mesmo expoente, só que positivio. enfim, os métodos que eu utilizo para ENTENDER essas operações, a DIVISÃO, não se aplica à propriedade acima destacada. Será que você poderia me ajud ra ENTENDER PORQUÊ (a^n)^m = a^n^m ??
rafaela
mar 13, 2007 @ 20:10:19
esse site é mto bom!
kerolin
mar 13, 2007 @ 19:58:06
ai tenhu uma prova quinta feira agora…ñ entendi muito bem a parte das potencias negativas….
gente é urgente….
preciso de ajuda …
alguém q me explike melhor e detalhadamente….
adorei o site…
Alex
mar 13, 2007 @ 11:48:34
Gostaria de saber qt é 0 elevado a 0?
deise maccari
mar 08, 2007 @ 21:09:41
gostaria de saber pq todo numero elevado a zero é igual a um???
kaze
mar 08, 2007 @ 15:11:42
Newton vc é o cara!!!!!!!!
kaze
mar 08, 2007 @ 15:05:45
o naina fikei ciosa pra saber essas expressoes me mande uma como exemplo
naina!!
mar 07, 2007 @ 10:29:37
GENTE TENHO UMA LISTA DE EXERCICIOS DE EXPRESSÕES ALGEBRICAS…
ALGUEM PODE ME AJUDAR???
POSSO PAGAR PELO O SERVIÇO!!!
VLW
Tibério
mar 06, 2007 @ 22:33:51
tem alguns exercicios que não consigo resolver men no Aplusix, eles são:
((1/3+1/2)*(7+0,4))/(3/4)^-1+(3/4)^0+(3/4)^1
parece dificil entender mas, quando entenderem me mandem por e-mail, tá?
valeu
Gabriel
mar 06, 2007 @ 21:40:05
Gostaria de saber como faz potenciação de base 3,7,5.
por favor me responda com urgencia
isadora
mar 06, 2007 @ 18:26:51
oie,
eu gostarira de saber como que faz detalhadamente: 1 1/2-²
(um inteiro,um meio elevado á menos dois)
eu tenho muita dificuldade com esse tipo de assunto, e infeizmente nem o colegio, nem o professor e nem o livro ajudam.
agradeço!
bjs :*
David
mar 05, 2007 @ 12:33:58
Gostaria de sabe quando for soma de potencia de mesma base
5²+5³=?
Obrigado
Willmes Freitas (SERGIPE)
fev 28, 2007 @ 11:50:23
-2^4 claro que é igual a -16…pois mesmo o expoente sendo positivo mais o sinal de – ñ está elevado ao expoente. Teria como resultado 16 positivo se estive assim: (-2)^4 = 16.fui
Esse assunto “potenciação” realmente é um pouco complicado,principalmente quando estamos lecionando para os alunos…eles se complicam muito e misturam as propriedades.
Flávio
fev 28, 2007 @ 01:28:23
opalaoazul@hotmail.com me respondaum por favor
Flávio
fev 28, 2007 @ 01:27:38
Meu professor diz que -2²=-16 isso esta correto ou naum
Pessoalmente eu acho que naum pois o expoente é para entaum o resultado tem que ser + naum negativo por favor me ajudem com essa duvida
Andre
fev 27, 2007 @ 20:58:09
supondo q ” * ” seja o “X”..
tenho um exercício em duvida..
“Sendo x um numero real, tal que 2* + 2-* = 3, obtenha o valor numérico de 4* + 4-* ” .
alg pode me ajudarr??
Priscila dos Santos
fev 26, 2007 @ 19:33:26
Adorei esse site, ele me ajudou muito tenho uma avaliação de potenciação essa semana e consegui tirar todas as dúvidas que tinha!!!
Valeu pela ajuda!!!
Bjo Pri***
Juan
fev 22, 2007 @ 17:45:11
Olá cinthia,
ser péssima como vc citou, é uma escolah sua, me consciderava assim aé perceber que o desgosto pela matéria matemática somente te afasta, tente aplicar a matemática a sua vida e a coisas q vc necessita assim perceber que a matemática é essencial para sua vida…
um enorme abraço
cinthia
fev 21, 2007 @ 22:37:07
Olá (sou pessima em matematica mesmo que eu tente entender ñ consigo de jeito nenhum) oque eu faço? p/ tentar consiguir …
Paulo Roberto Oliveira
fev 15, 2007 @ 17:53:29
Professores do Blog Viche
Hoje, dia 15/02/2007, visitei o Blog VICHE com a intenção de encontrar algo sobre potenciação.
Encontrei, mas a decepção foi muito GRANDE em relação a língua portuguesa, pois lamentavelmente, diga-se mil vezes lamentável, observei vários erros nas fomulações e inclusive nas explicações feitas por “professores”.
Não sou professor, mas o mínimo que se espera de alguém que pretende ensinar é domínio razoável da língua.
Reproduz dois parágrafos copoiados dos comentários do Blog, para que alguém deste Blog seja capaz de dizer quantos erros de Português existem:
•13. Michel Gomes | Março 27th, 2006 at 11:13:52
Estou com uma duvida enorme em um calcula, talvez o erro seja na propria questão. Passei esse mesmo calculo para uma professora amiga minha e ela tb não consegui resolver.
Resolver a equação:
4^x + 24^x = -32
Já tentei varias vezes e não consigo achar o resultado. Newton, o erro está em mim ou nesta questão. Saliento que os dados foram posto em uma prova de EletroEletronica no qual o professor retirou de um livro.
Abraços!
•Newton, rpz se precisar é so dizer, vamo por o os comentarios pra rodar. vou por uma questão aki pra galera tentar resolver. Desafio.
Abraços!
Repito é lamentável que a nossa língua esteja sendo destruída.
Thamyres Corrêa
fev 14, 2007 @ 12:30:36
O que é produto de potenciação de mesma base?Por favor me ajudem!!!
marco tulio de oliveira santos
fev 10, 2007 @ 13:55:35
Gostaria de saber como calacula expressões numerica com expoente negativo
felipe
fev 06, 2007 @ 11:48:14
adoreri …………….
Felícia Maranhão Pinheiro de Lima
fev 05, 2007 @ 12:54:34
olha, o site está legal, mas eu queria que ele tivesse exercícios de potenciação, radiciação, regra de 3, equaçao, inequaçao, produtos notaveis, entre outros.
obs: exercícios gabaritados
me ajudaria muito porque eu sou estudante e nem sempre a apostila da escola é o suficiente para eu poder aprender.
obrigada e espero resposta
Felícia Maranhão
(estou sem email, por favor, contatem-me neste que eu escrevi, o da minha amiga)