Dentro do mesmo princípio adotado no post Passe de Mágica, em que muitas pessoas conhecem o fato, e o assumem como verdadeiro com uma naturalidade surpreendente, mas não o porquê do fato, dissertarei sobre conceitos e principais propriedades da potenciação visando demonstrar que a0 = 1, para a diferente de zero, muito embora não tenha significado como operação, em vista da definição de potenciação dada abaixo. Como se verá trata-se, como no caso do post mencionado acima, de uma demonstração muito simples (ou trivial no linguajar matemático).
I. DEFINIÇÕES
Vamos começar do começo – eita que frase arretada! – definindo, de maneira simples e direta, que potenciação de um número relativo a nada mais é do que a multiplicação reiterada de a por ele mesmo um número n de vezes, n inteiro e positivo. Ou seja:
onde se estabeleceu a notação (ou representação simbólica) an para indicar de forma resumida e simplificada (e, diga-se, criativa) esse produto, denominando-se a a base da potência e n o expoente ou grau da potência. Se lê a representação simbólica an como “potência n de a” ou “potência enésima de a” ou “a elevado a n“.
Potência de grau n de a é o produto de n fatores iguais a a. Assim:
- a0 é a potência de grau zero de a ou potência de expoente zero, a um número real diferente de zero;
- a1 é a potência de grau 1 de a, sendo igual ao próprio a. Neste caso é dispensável escrever o expoente;
- a2 é a potência de grau 2 de a, conhecida como quadrado de a ou a ao quadrado;
- a3 é a potência de grau 3 de a, conhecida como o cubo de a ou a ao cubo.
II. PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
a) A potência de grau n de um produto é igual ao produto das potências de grau n dos fatores deste produto. Ou seja:
[1] (abc)n = an.bn.cn [2]
A recíproca também é verdadeira.
Antes de apresentar a demonstração vale explicitar o que significa recíproca. Tomando a igualdade acima, a justificação da propriedade deve ser feita partindo-se de [1] para obter [2]. A recíproca (como o próprio nome diz) é feita partindo-se de [2] para obter [1].
Demonstração:[1] -> [2]
Por definição:
Como a ordem dos fatores de um produto não altera o produto, temos:
Reciprocamente ([2] -> [1]):
b) O produto de potências de uma mesma base é igual à potência desta base, cujo expoente é a soma dos expoentes dos fatores:
am.an = am+n
Em outras palavras, em um produto de potências com a mesma base, conserva-se a base e soma-se os expoentes. A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
A recíproca deixo por conta do leitor.
c) O quociente de potências de um mesma base é igual à potência desta base, cujo expoente é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor; isto é:
Em outras palavras, em um quociente de potências com a mesma base, conserva-se a base e subtrai-se os expoentes. A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
Suponhamos que m > n. Então:
Eliminando o fator comum ao dividendo e divisor [(a.a … a) n vezes], obtemos:
A demonstração da recíproca é fácil, como o de resto, e fica para o leitor se exercitar.
d) A potência n da potência m de um número relativo a é igual a potência de a cujo expoente é o produto dos expoentes m e n, ou seja:
A recíproca é verdadeira.
Se você chegou até aqui, obrigado pelo interesse. Em vez da demonstração aproveito para colocar algumas considerações:Matemática se aprende com o entendimento dos seus conceitos, de saber interpretar as questões, dos porquês da verdade de cada assertiva (as demonstrações) e, principalmente, muita transpiração. Por isso pratique e pratique, pois sómente assim você desenvolve melhor sua capacidade de raciocínio para solucionar problemas e fixar os conceitos.
É com este espírito que deixo como exercício a demonstração desta propriedade. Caso tenha dificuldades entre em contato ou deixe seu comentário. Estarei por aqui pronto para atendê-lo.
e) Potência de expoente negativo de um número relativo a diferente de 0:
A recíproca é verdadeira.
Demonstração:
Antes de demonstrar esta propriedade, farei a demonstração do fato que originou este artigo, i.é, a0 = 1, a diferente de zero. Vamos lá.
Por um lado temos que am/am = 1. E por outro, pela propriedade c) que am/am = am-m = a0 => a0 = 1. Trivial, não.
Agora, fica mais fácil demonstar a propriedade. Primeiro:
a-m = a0-m
Pela propriedade c:
a-m = a0/am = 1/am c.q.d. (como queríamos demonstrar).
A recíproca, mais uma vez deixo como exercício.
E, finalmente, sem entrar no mérito, apresento algumas regras de como proceder com o cálculo de potências em que a base é um número negativo.
- Se o expoente é par, o resultado é positivo;
- Se o expoente é ímpar, o resultado é negativo.
Faça seus comentários. Apresente sugestões e na medida do possível procurarei lhe atender.
[ATUALIZAÇÃO] 26/03/2006: Veja o artigo publicado sobre radiciação. [ATUALIZAÇÃO] 24/04/2006: Veja o artigo publicado sobre Equações Exponenciais.Referência: Abecedário de Álgebra de Darcy Leal de Menezes.
Recomendo fortemente a leitura do artigo Dificuldades para aprender Matemática, publicado no site Tecnociência por Domingos Verena.
nov 25, 2007 @ 16:45:38
Gostei muito do site ! Vocês estão de parabéns !
Mas ainda tenho uma duvida ….
Gostaria de saber onde eu encontro problemas sobre essa materia .
ficarei muto grata !
nov 19, 2007 @ 15:18:53
Quero saber como e feito a potenciação..
Tenho varios livros e não consiguo entender e nem definer ..
Se alguem estiver interessado o valor a combinar ” de acordo com a resposta ser bem objetiva “.
freitassenna@hotmail.com
fone: (62) 99020376
nov 10, 2007 @ 20:19:08
vc vai precisar
nov 08, 2007 @ 16:45:42
Gostei muito das informações contidas na vossa página gostaria de sempre poder receber exercicios tanto resolvidos e não só para a minha caixa de correio.
Não só a matéria de logaritmo como outras também.
Obrigada J
andira Baptista
nov 05, 2007 @ 15:21:53
eu quero tirar uma duvida.por que zero elevado a zero é =zero. Se a regra fala diz que todo numero elevado a zero.
out 30, 2007 @ 16:54:28
tenho um problema que não consigo resolver
se vcs puderem me ajudar ficaria mt grata
49²x+³ = 243
obs: o (x+3) tbem é expoente
out 19, 2007 @ 12:51:01
carlosjimroot@hotmail.com
out 19, 2007 @ 12:49:57
vc pode manda um EMAIL pra mim com respostas de :
1º8 elevado a x = 0,25
2ºRaiz SEXTA de 2 elevado a x = 0,5
3º9 elevado a x+1 = 3 elevado a x²+x+4
4º4 elevado a x + 6 elevado a x = 2.9 elevado a x
asunto:equação exponencial
AGRADEÇO A TODOS
SE POSSIVEL MANDA EMAIL AGORA
POR FAVOR !!!
out 17, 2007 @ 14:50:27
poxa eu vou fazer uma prova dia 25
e ñ sei nada
out 17, 2007 @ 14:48:25
esse site eu ñ entendi nada
out 03, 2007 @ 21:16:36
oi
eu gostaria de saber por que so tiro 5 nos testes valendo 10?
out 01, 2007 @ 15:33:47
Gostaria de saber porque da patência unidade imaginárioa(Nº Complexos) com expoente negativo.
i-57 e se possível explique o resultado desta questão?
set 23, 2007 @ 14:37:51
gostaria que as perguntas fosem respondidas na parte seguinte para o leitor nao se confundir ………. agradecia..
set 22, 2007 @ 15:47:04
Olá, estou fazendo trabalho de4 conclusão de curso em matemática sobre potenciação.
Se puder me enviar algum artigo ou ate mesmo artigos sobre o assunto eu vou agradecer.
Estou abordando a maneira de ensinar potência; definição e avaliação!
obrigada!!!
set 20, 2007 @ 15:41:46
olha vou ter fazer uma prova no final do ano e ja algum tempo q eu não estiudava agora com esse vcs fica mais facil relenbrar
set 17, 2007 @ 15:31:47
porque todo número elevado a 0 é 1?
set 13, 2007 @ 08:07:41
Olá gostaria de saber a historia de onde surgiu a potencia e tambem a raiz quadrada.
Gostaria que se possivel me mandassem uma resposta o mais rapido possivel.
Desde já agradeço.
Kelly .
set 06, 2007 @ 08:59:00
Olá…sou estudante de matemática, moro na cidade de Quarai-RS, gostaria que me auxiliasse na seguinte questão:
SE 10 ELEVADO NA 2,5 É IGUAL A A, ENTÃO 10 ELEVADO A 3,5 É IGUAL A???
Preciso realmente calcular esta questão, pois faz parte de um trabalho da faculdade!
Ficarei muito grata pela sua disponibilidade e atenção!!!
Abraço…
ago 31, 2007 @ 15:56:46
queria saber pq esse site as perguntas nao sao respondidas?
ago 28, 2007 @ 11:50:06
sabendo se que 2 elevado a 3 e igual a 8 e 2 elevado a 32 ???
tem uma formula qual seria essa formula
desde ja muito obrigado
ago 25, 2007 @ 19:03:11
Olá, queria uma ajuda quanto a esse problema de 2º equação:
O lucro L de uma empresa é dado pela fórmula
L= 100 (x-10). (x+2), onde x é o número de unidades medidas.
Quantas unidades do produto devem ser vendidas para que o lucro da empresa, nessa venda, seja de 2800 reais?
Quanto o mais rápido, melhor!
Obrigada
ago 14, 2007 @ 19:27:43
e este site é muito interresante mais é com muito prazer q digo q tem q ter mais coisas
jul 23, 2007 @ 22:11:59
como surgiu a função exponencial?mostrae o processo evoluteno escemplificando o assunto com situações do nosso cotidiano.
jul 18, 2007 @ 16:14:03
como surgiu a função exponencial? mostrar o processo evolutino escempleficando o assunto com situação do nosso cotidiano.
jul 16, 2007 @ 23:56:53
Olá, será que alguém poderia me dar uma dica ? é o seguinte (1,02) elevado a 12. Tem algum método para resolver, ou é só multiplicando mesmo por 12 vezes.
jul 14, 2007 @ 12:51:20
bem irei prestar um concurso
e gostaria de que mandassem umas questões
do tipo 5ª a 1ºano
potenciação
regra de tres
equações 1º e 2º grau
inequações
e etc
atééééé
jul 13, 2007 @ 09:10:55
queria que se possivel vc me enviasse um exercicio de regra de 3 pois tenho um concurso e so vai cair isso sera no domingo 15/07/07 obrigado
jul 11, 2007 @ 14:04:07
Gostaria de saber qual é a regra de pontencia de base 10, por favor preciso entender!
jul 05, 2007 @ 10:46:40
quanto as propriedades da multiplicação e divisão com potencias de mesma base é velho conhecido, minha dúvida é quanto a adição e subtração de potencias de mesma base. Existe alguma regra ou macete?
2²+2² = 8 – tenho que resolver as potencias ou existe algum macete ou regra.
2³³²+2³²° = ?
grato pela atenção
jul 01, 2007 @ 20:14:48
gostaria de saber como calcular potenciação com frações e virgula ex: 243 elevado a 0,2, me ajude se puder. obrigada.
jun 26, 2007 @ 21:09:39
gostaria de saber a formula para resolver (a+b)^3
jun 26, 2007 @ 16:25:00
ei eu queria saber quanto e 2+2+2+2=please me respondam
jun 26, 2007 @ 13:15:03
Oi professor se possivel
queria saber como se resolve
esse exercicio .1)O nº de algarismos do produto de 5 elevado a 17 x 4 elevado a 9.
e outro exercicio e esse 2) Se 4 elevado a 16 x 5 elevado a 25 eh = alfa vezes 10 elevado a n.Qual o valor de n? Sendo 1
jun 23, 2007 @ 19:02:10
Pergunto, se há possibilidade de enviar algum comentario sobre operaçãoes com – POTENCIAS DE BASES DIFERENTES – agradeço.
Pedro.
jun 20, 2007 @ 17:16:13
olá boa tarde!ja faz um tempo que terminei o 2 grau,agora estou estudando para uma prova de concurso,e não sei mais como resolvo questões sobre potenciação com numeros negativos.por favor pode me ajudar?e se possivel me dar alguns exemplos?desde ja agradeço.obrigada.
jun 18, 2007 @ 15:49:50
Boa Tarde!
como resolvo essa conta?
veja:
828×10 elevado a -23 = 3,4×10 elevado a -27 x v² / 2
a parte das potências que me complica. Se puder ajudar!
Obrigada!
jun 14, 2007 @ 11:03:07
precisa ter mais informaçoes
jun 12, 2007 @ 11:20:59
gostaria de ajuda para resolver esta questao, por favor
qual o resultado da multiplicaçao?
raiz5.(raiz5 + raiz 5). (raiz5 -raiz 5?
jun 04, 2007 @ 20:06:35
oiiiiiiiiiii eu tenho prova sobre radiciação e queria saber se nesse site tem exercícios pra mim resolver e ficar craque
obrigadA
maio 30, 2007 @ 21:46:04
BOM MEUS COLEGAS ME CHAMAM DE …NERD…
+ SOU UMA COMPLETA BURRA
ESTUDO MUUUUUUUUUUUUUUITO + Ñ SEI DE NADA
BOM SÓ TENHO ISSO A DIZER XAU
maio 30, 2007 @ 16:18:50
olá, estou ficando totalmente maluca tentando resolver essa questão:
x+1/x x²+1/x²
3 = 81/3
chego a
x+1/x 4 x²+1/x²
3 = 3 / 3
x+1/x 4-(x²+1/x²)
3 = 3
-1 -2
x+x = 4-(x²+x )
Mas e depois?
Por favor, alguém me ajude!
Bjos.
maio 30, 2007 @ 12:15:27
Gostaria de saber quando soma as bases o que acontece com os expoentes????
maio 30, 2007 @ 02:12:47
Gostaria de saber, como acho sem calculadora….como faco 216 ser transormado em 6 elevado a 3, ou 1024 = 2 elevado a 10
Obrigado
maio 29, 2007 @ 17:59:39
COMO ACHO O VALOE DE Q
Q ELEVADO A 3 =64
maio 29, 2007 @ 09:48:00
como resolver:Numa grande obra de aterramento, no dia de ontem, foram
gastas 8 horas para descarregar 160 m3 de terra de 20 caminhões.
Hoje, ainda restam 125 m3 de terra para serem descarregados
no local. Considerando que o trabalho deverá ser feito
em apenas 5 horas de trabalho, e mantida a mesma produtividade
de ontem, hoje será necessário um número de caminhões igual a?
maio 26, 2007 @ 15:48:56
Bom gostaria que este site mostrasse mais aprofundados coisas de potência.
obrigada
maio 20, 2007 @ 10:32:29
como posso resolver : 5 elevado a 257 ?
maio 16, 2007 @ 11:08:37
Por favor, gostaria de saber como se resolve uma potenciação com dízima períodica.
Exemplo:
0,111… elevado a 0,5
Obrigada.
maio 06, 2007 @ 11:05:35
Por favor, como resolvo a expressão (1,4)^1,5 ?
maio 04, 2007 @ 07:19:27
Bom Dia.!
Por acaso -10² , tem resultado ?
eu sei que -10 x -10 é igual a 100 positivo, ou estou enganado?
Grato