Com este artigo, a Parte III, estamos concluindo o tema Progressões. As Partes I e II se referem à teoria sobre Sequência e PA e PG, respectivamente, que podem ser consultadas, caso seja necessário, para um melhor entendimento das soluções dos exercícios a seguir.
Os sete primeiros exercícios foram extraídos do sítio Vestibulando Web e suas respostas estão indicadas em negrito. Na mesma página você encontra outros exercícios interessantes, não resolvidos aqui e nem lá, para que você teste seus conhecimentos.
Exercício 1: (FUVEST/01) Uma progressão aritmética e uma progressão geométrica têm, ambas, o primeiro termo igual a 4, sendo que os seus terceiros termos são estritamente positivos e coincidem. Sabe-se ainda que o segundo termo da progressão aritmética excede o segundo termo da progressão geométrica em 2. Então, o terceiro termo das progressões é:
a) 10
b) 12
c) 14
d) 16
e) 18
Solução:
Sejam (a1, a2, a3, …) a PA de razão r e (g1, g2, g3, …) a PG de razão q. Temos como condições iniciais:
(1) a1 = g1 = 4
(2) a3 > 0, g3 > 0 e a3 = g3
(3) a2 = g2 + 2
Reescrevendo (2) e (3) utilizando as fórmulas gerais dos termos de uma PA e de uma PG e (1) obtemos o seguinte sistema de equações:
(4) a3 = a1 + 2r e g3 = g1.q2 => 4 + 2r = 4q2
(5) a2 = a1 + r e g2 = g1.q => 4 + r = 4q + 2
Expressando, a partir da equação (5), o valor de r em função de q e substituindo r em (4) vem:
(5) => r = 4q + 2 – 4 => r = 4q – 2
(4) => 4 + 2(4q – 2) = 4q2 => 4 + 8q – 4 = 4q2 => 4q2 – 8q = 0
=> q(4q – 8) = 0 => q = 0 ou 4q – 8 = 0 => q = 2
Como g3 > 0, q não pode ser zero e então q = 2. Para obter r basta substituir q na equação (5):
r = 4q – 2 => r = 8 – 2 = 6
Para concluir calculamos a3 e g3:
a3 = a1 + 2r => a3 = 4 + 12 = 16
g3 = g1.q2 => g3 = 4.4 = 16
Exercício 2: (ITA/2000) O valor de n que torna a seqüência (2 + 3n; –5n; 1 – 4n) uma progressão aritmética pertence ao intervalo:
a) [– 2, –1] b) [– 1, 0] c) [0, 1] d) [1, 2] e) [2, 3]
Solução:
Para que a sequência se torne uma PA de razão r é necessário que seus três termos satisfaçam as igualdades (aplicação da definição de PA):
(1) -5n = 2 + 3n + r
(2) 1 – 4n = -5n + r
Determinando o valor de r em (1) e substituindo em (2):
(1) => r = -5n – 2 – 3n = -8n – 2
(2) => 1 – 4n = -5n – 8n – 2 => 1 – 4n = -13n – 2
=> 13n – 4n = -2 – 1 => 9n = -3 => n = -3/9 = -1/3
Ou seja, -1 < n < 0 e, portanto, a resposta correta é a b).
Exercício 3: (PUC-SP/2003) Os termos da seqüência (10; 8; 11; 9; 12; 10; 13; …) obedecem a uma lei de formação. Se an, em que n pertence a N*, é o termo de ordem n dessa seqüência, então a30 + a55 é igual a:
a) 58
b) 59
c) 60
d) 61
e) 62
Solução:
Primeiro, observe que os termos ímpares da sequência é uma PA de razão 1 e primeiro termo 10 – (10; 11; 12; 13; …). Da mesma forma os termos pares é uma PA de razão 1 e primeiro termo igual a 8 – (8; 9; 10; 11; …) . Assim, as duas PA têm como termo geral o seguinte formato:
(1) ai = a1 + (i – 1).1 = a1 + i – 1
Para determinar a30 + a55 precisamos estabelecer a regra geral de formação da sequência, que está intrinsicamente relacionada às duas progressões da seguinte forma:
- Se n (índice da sucessão) é impar temos que n = 2i – 1, ou seja, i = (n + 1)/2;
- se n é par temos n = 2i ou i = n/2.
Daqui e de (1) obtemos que:
an = 10 + [(n + 1)/2] – 1 se n é ímpar
an = 8 + (n/2) – 1 se n é par
Logo:
a30 = 8 + (30/2) – 1 = 8 + 15 – 1 = 22
e
a55 = 10 + [(55 + 1)/2] – 1 = 37
E portanto:
a30 + a55 = 22 + 37 = 59
Exercício 4: (UFSCAR/2000) A condição para que três números a, b e c estejam, simultaneamente, em progressão aritmética e em progressão geométrica é que:
a) ac = b2
b) a + c = 2
c) a + c = b2
d) a = b = c
e) ac = 2b
Solução:
A condição para que a, b e c sejam ao mesmo tempo uma PA de razão r e uma PG de razão q é:
(1) b = a + r = aq => r = a(q – 1)
(2) c = b + r = bq => r = b(q – 1)
De (1) e (2) vem:
a(q – 1) = b(q – 1) => (a – b)(q – 1) = 0
Para que o produto seja igual a zero:
ou a – b = 0 ou q – 1 = 0 ou ambas => ou a = b ou q = 1 ou ambas
Como se trata de uma PG se a é igual a b, necessariamente q = 1. A recíproca também é verdadeira, isto é, se q = 1 então a = b. Logo a = b e q = 1. Daqui, de (1) e de (2) segue que r = 0 e b = c = a.
Exercício 5: (UFLA/99) A soma dos elementos da sequência numérica infinita (3; 0,9; 0,09; 0,009; …) é:
a) 3,1
b) 3,9
c) 3,99
d) 3,999
e) 4
Solução:
Sejam S a soma dos elementos da sequência e S1 a soma da PG infinita (0,9; 0,09; 0,009; …) de razão q = 10-1 = 0,1. Assim:
S = 3 + S1
Como -1 < q < 1 podemos aplicar a fórmula da soma de uma PG infinita para obter S1:
S1 = 0,9/(1 – 0,1) = 0,9/0,9 = 1 => S = 3 + 1 = 4
Exercício 6: (STA. CASA) A soma dos vinte primeiros termos de uma progressão aritmética é -15. A soma do sexto termo dessa P.A., com o décimo quinto termo, vale:
a) 3,0
b) 1,0
c) 1,5
d) -1,5
e) -3,0
Solução:
Aplicando a fórmula da soma dos 20 primeiros termos da PA:
S20 = 20( a1 + a20)/2 = -15
Na PA finita de 20 termos, o sexto e o décimo quinto são equidistantes dos extremos, uma vez que:
15 + 6 = 20 + 1 = 21
E, portanto:
a6 + a15 = a1 + a20
Substituindo este valor na primeira igualdade vem:
20(a6 + a15)/2 = -15 => 10(a6 + a15) = -15
=> a6 + a15 = -15/10 = -1,5
Exercício 7: (MACK) O sexto termo de uma PG, na qual dois meios geométricos estão inseridos entre 3 e -24, tomados nessa ordem, é:
a) -48
b) -96
c) 48
d) 96
e) 192
Solução:
Para determinar os dois meios geométricos da PG cujos extremos são 3 e -24 precisamos calcular, primeiro, sua razão q, com n = 4. Pela fórmula do termo geral temos que:
a4 = a1.q4-1 => -24 = 3q3 => q3 = -24/3 = -8 => q = -2
Logo a PG é (3; -6; 12; -24; …) e seu sexto termo é obtido, também, através da fórmula do termo geral:
a6 = a1q6-1 => a6 = 3(-2)5 = -3.32 = -96
Os exercícios 8 e 9 a seguir foram propostos pelo leitor Watson Meyer, no comentário 17 do artigo sobre Potenciação.
Exercício 8: Sendo Sn a soma dos termos de uma PA de razão 4, em que a1 = 6, determine n tal que Sn é igual a 1456.
Solução:
Sabemos que:
(1) Sn = (a1 + an)n/2 = (6 + an)n/2 = 1456 => (6 + an)n = 2912
Para determinar n basta expressarmos an em função de n, o que é feito através da fórmula do termo geral de uma PA:
(2) an = 6 + (n – 1).4 = 6 + 4n – 4 = 4n + 2
Substituindo (2) em (1):
(6 + 4n + 2)n = 2912 => 4n2 + 8n – 2912 = 0
Resolvendo a equação do segundo grau obtemos:
n1 = 26 e n2 = -28
Como n > 0, a resposta é 26.
Exercício 9: A soma dos infinitos termos da P.G (x/2; x2/4; x3/8; …) é igual a 1/10. Qual o valor de x?
Solução:
Note que, pela lei de formação da PG, a razão é q = x/2. Como uma PG infinita converge somente se -1 < q < 1, o valor de x deve ser tal que esta condição seja satisfeita. Aplicando, então, a fórmula da soma vem que:
Para que a solução esteja completa falta verificar se q satisfaz a condição de convergência:
Como -1 < q < 1 a solução está concluída e x = 2/11.
Para finalizar a matéria, vamos resolver o último exercício extraído do livro Matemática para o Ensino Médio de Manoel Jairo Bezerra.
Exercício 10: As medidas dos lados de um triângulo retângulo estão em PA de razão 3. Calcule essas medidas.
Solução:
Sejam a, b e c as medidas dos lados do triângulo, onde a é a hipotenusa, b a base e c o outro lado. Como eles estão em PA, (b; c; a) nesta ordem, de razão 3 vem que:
b = a – 6 e c = a – 3
Por outro lado, do Teorema de Pitágoras para um triângulo retângulo, temos que:
a2 = b2 + c2 => a2 = (a – 6)2 + (a – 3)2
Resolvendo os produtos notáveis:
a2 = a2 – 12a + 36 + a2 – 6a + 9 = 2a2 – 18a + 45
=> a2 – 18a + 45 = 0 => a = 15 e a = 3
Mas a não pode ser igual 3, uma vez que teríamos c = 0 e b = -3, o que contradiz claramente o fato de serem medidas dos lados de um triângulo retângulo. Logo:
a = 15 => b = 15 – 6 = 9 e c = 15 – 3 = 12
E a PA é:
(9; 12; 15).
camila
abr 02, 2007 @ 20:19:06
a1 + a9 = 15
a3 +a6 = 18
r = ?
por favor…resolvam pra mim e mandem pro meu email
jose guilhermino do carmo barbosa
abr 02, 2007 @ 12:25:59
por me mandem um macete para resolver fx.
estou adorando os as respostas de vcs
tales
mar 31, 2007 @ 13:19:28
Determine a Pa em que:
a1+ 3a2 = 5
4a3 -2a6 = -8
por favor resolvam p mim até segunda (02/04/2007) e enviem p meu email!
Obrigado
Bia
maio 19, 2018 @ 19:33:49
Por favor me ajudem
Dadas a lei de formação das sequência. Determine os cinco primeiros termos.
A ) an=(a n-1)-2 (elevado)
david
mar 29, 2007 @ 14:18:53
como q eu calculo o numero de termos de uma p.g
tipo assim :
a20=a1. q (n-1)
obs: o n-1 é expoente
kadu
mar 29, 2007 @ 11:51:40
Quantos numeros inteiros existem de 50 a 5000 que não são divisiveis por 3 nem por 4???
paulyram
mar 29, 2007 @ 10:44:19
como faço pra resolver essas questões:
* As progressões aritimeticas (5,8,11,…) e (3,7,11,…), tem 100 termos cada uma. O numero de termos iguais nas duas progressões é:??????
marcos
mar 28, 2007 @ 20:05:41
1)quero saber sobre uma questão
sabendo que 1,3+x e 17-4x são termos de uma PA, ache o valor de x?
raquel
mar 25, 2007 @ 17:22:03
QUERIDO
ser possivel me enviar o resulta do de esse problema:
Um trabalho escolar de 150 paginas deverá se impresso em uma impressora que apresenta os seguintes problemas:nas paginas 6,12,18…(múltiplo de 6)o cartucho de tinta amarela falha e nas paginas 8,16,24…(múltiblos de 8) falha o cartucho de tinta azul.
Supondo-se que em todas paginas do trabalho sejam necessárias as cores amarelas e azul, quantas paginas serão impressas sem esta falha?
luana
mar 25, 2007 @ 14:29:42
Me passa a resposta dessa conta Determine de uma P.A que tem 192 como vigesimi termo e 2 como primeiro termo
luana
mar 25, 2007 @ 14:01:54
Determine cinco números em P.A crescente, sabendo que o produto entre o menor e o maior é 28 e a soma dos outros três é 24.
luana
mar 25, 2007 @ 14:00:40
A soma d ecinco termos consecutivos d euma P.A crescente é igual a 10 e o produto dos extremos desse termo é -12
Determine esses termos
luana
mar 25, 2007 @ 13:59:25
Determine o valor de x, d emodo que X2, (x+1)2, nessa ordem, fomem uma P.A.
luana
mar 25, 2007 @ 13:57:47
Determine A P.A. em que
a10+a25= 470 e a5+a16=330
luana
mar 25, 2007 @ 13:55:52
1) Determine a razão de uma P.A. que tem 192 como vigesimo termo e 2 como primeiro.
2) Quantos múltiplios de 5 podemos escrever com três algarismo.
leonardo
mar 25, 2007 @ 11:21:40
eu tenho que entrega esses exercicios de p.g ate quarta feira e muito importante
1) calcule o vigesimo 1 termo da sequencia (1,0,3,0,9,0…)
2) se o termo de uma p.g e 1/2 E A RAZAO tambem e 1/2 qual
e o 1 termo dessa progressao p.g.
3) obtenha o 1 termo da p.g (2,6,18,….)
4) dertemine o numero de termos da progressao (1,3,9,…)comprendidos entre 10a 1000.
sao esses os exercicios obrigado
Augusto Mendes
mar 23, 2007 @ 15:22:21
Bacana!!!!! tds os exemplos, gosto muito de matematica
Thiago
mar 21, 2007 @ 19:52:56
quro receber tudo sobra pa e pg
Juliano Ferreira Estevam
mar 21, 2007 @ 18:06:15
Bom eu estou com duvidas ainda …eu quero saber como que eu faço essa conta..(numa P.A a4 =12 e a9 =27,calcule a3) bom essa e minha duvida..
gleykah borges
mar 19, 2007 @ 13:32:47
gostei mto da explicação ,sao bem claras e objetivas
Gabriela Freitas (SP/SP)
mar 14, 2007 @ 22:25:32
to com um serio problema, eu sempre pego exercicios de matematica de vestibular pra resolve… Fui tenta resolver esse da (UFV – MG) e não conseguii.
Numa caixa há 1000 bolinhas de gude. Retiram-se 15 bolinhas na primeira vez, 20 na segunda, 25 na terceira e assim sucessivamente na mesma razão. Após a décima quinta retirada, sobrarão na caixa???
Por favor resolvam pra mim, onde posso entender claramente o porque de cada resposta. Preciso urgentemente… O mais rápido que vocês puderem responde eu agradecereiii muito.
ricardoAMADO
mar 18, 2019 @ 08:51:08
não
debora
mar 11, 2007 @ 21:54:21
gostaria da resoluçao desse problema de pa que nao estou conseguindo resolver.
01-o termos geral de uma p.a é An=3n+7, e n pertence os numeros naturais.
a) a razao da p.a????
yasmin
mar 08, 2007 @ 16:38:40
os pesos de 3 pessoas, em quilogramas,são termos consecutivos de uma p.g de razão 2,5. se a soma dos pesos das duas pessoas mais leves é 35 kg,a outra pesa.
Por favor digam a resposta dessa pg.
muito obrigada
anyelle monteiro
mar 08, 2007 @ 11:21:08
nao achei muito interessante porque
aqui disse que tinha P.A e P.G. e so vi P.A.
site incompleto..
exijo que complete..
por favor..
ciro
mar 06, 2007 @ 15:57:55
muito boa as diacas!
mais venho a pedi-lhes mais exemplos com podem cair no cefet ba pois estou kerendo passar nesse concuso
brigado valeu!!!!!!!
encontrei no saite um ensentivo para estudar
manda mais exemplo porfavor se possivel alguns relacionado ao cefetba
brigado!
deise
fev 15, 2007 @ 11:48:34
oi, outra que eu queria que resolvessem para mim é:
qual é o quadragésimo terceiro numero natural impar
deise
fev 15, 2007 @ 11:47:03
vcs poderiam resolver essa questão para mim? tem que fazer esse trabalho hoje.
sendo y o segundo termo de uma P.A e r a razão, represente os 3 primeiros termos dessa P.A, usando y e r
samuel melo
dez 06, 2006 @ 08:38:22
nossa muito bom o site!!!!
me esclareceu mitas coisas!!!!
ate mais1!!!
KROL
dez 05, 2006 @ 11:09:39
eu gostei muito dessas questoes, pra resolver foram as mais facies que eu achei so que eu gostaria de saber aonde eu possso achar questos de função e trigonometria!!!
Newton de Góes Horta
dez 01, 2006 @ 23:11:31
Rhavi,
Aí vai a solução e se tiver dúvidas consulte o artigo:
Progessões – Parte I
Veja que a3 = 12 e a98 = 116 são equidistantes dos extremos, pois 98 + 3 = 1 + 100 = 101. Logo:
a1 + a100 = a3 + a98 = 128
Pela fórmula da soma dos termos de uma PA finita (n = 100), vem que:
Sn = [(a1 + a100)n]/2 = (128 x 100)/2 = 64 x 100 = 6400
Rhavi Santos
dez 01, 2006 @ 22:22:14
oiii…
gostaria de saber se vcs sabem o calculo para resolver essa afirmativa:
” A soma dos termos da progressão aritmética (a1, a2, 12, a4, …, a97, 116, a99, a100) é 6400.
Desde já, fico grato.
patricia
nov 29, 2006 @ 19:50:24
estou na oitava serie e tenho mutas dificuldades em matematica,e estou muito preocupada pois no dia 4/12 tenho uma prova de recuperação e preciso saber como fazer contas sobre triangulo retangulo e sobre oque são triangulos semelhantes pesso que alguem possa me encinar a fazer.
Bianca
nov 28, 2006 @ 14:51:05
Tenho um trabalho para entregar amanha e preciso de uma ajudinha sobre PG!!!
1)Calcule o 6termo da PG(4.quatro ter;os, quatro nonos
2) Qual o 8 termo na PG em que o primeiro termo e 5 e a razáo um meio
3)Numa PG a8=384 e a1=2. Calcule a5
daiana dias
out 02, 2006 @ 14:42:19
oi tenho um trabalho pra entregar amanha e to com dificuldades pra fazer se alguem poder me enviar um email estou muito agradecida…
1)determine o primeiro termo da PA cujo decimo termo é 126 e a razao é 10.
2)determine o 15 termo da PA (-4,-7,-10…)
3)qual a razao da PA em que a,=10 e a27=114?
se alguem poder me eviar esse email com as resposta ate amanha…. brigaÂooooo
Tailline
set 26, 2006 @ 19:45:35
Muito bom esse site …
Pois além de questões selecionadas, ainda proporciona a resolução para nao restar nenhuma duvida na questão!
Amei …
camilinha
set 26, 2006 @ 09:37:01
maneira as questões…
recomendo esse site!
Sebastião Rbeiro do Carmo Filho
set 15, 2006 @ 21:52:58
Ótimo conteudo, explicaçoes das questões muito boas.
Newton de Góes Horta
set 12, 2006 @ 09:22:02
Rebeka,
Para determinar o que se pede é necessário, primeiro, achar a soma dos termos divisíveis por 9. Pela fórmula do termo geral de uma PA (9, 18, 27, …) temos:
an = 9 + (n – 1)9 = 9 + 9n – 9 = 9n < 100 (condição do problema) Daqui se tira que: n < 100/9 => n < 11.11... E, portanto, n = 11 (inteiro) e: a11 = 9 + (11 – 1)9 = 99.
Assim a soma procurada é (S1):
S1 = 11(9 + 99)/2 = 594
Por outro lado, sabemos que a soma nos números inteiros positivos menores do que 100 (S2) vale:
S2 = 99(1 + 99)/2 = 9900/2 = 4950
Logo:
S = S2 – S1 = 4356
E, portanto, concluímos que:
(1/396)S = 4356/396 = 11
rebeka lopes
set 11, 2006 @ 16:08:34
olha essa questão…seja S a soma dos números inteiros positivos menores que 100 e que não são divisíveis por 9.Determine o valor de 1/396 x S.
POR FAVOR TENTEM RESPONDER PRA MIM.É MUITO IMPORTANTE!!!
roberta
set 09, 2006 @ 13:23:38
Oi eu queria que vcs pudessem me mandar essas respostas 3x+6=9×2 em cima do x viu -36 gente a resposta ate 2
renata f costa
set 07, 2006 @ 21:26:29
eu tenho trabalho de matematica para entregar no dia 11 de setembro,mais estoucom muita dificuldade para resouver-las serar que tem alguem que possa me ajudar a resolver se tiver vou ficar miuto grata. as questoes sao caucule o 10 termo da p.a (-6,1,8..) o sexto termo de uma p.a de razao 3 sobre 4 e 23 sobre 4 caucule o primeiro termo. numa p.a temos a4=07 ea5 e=09 caucule o 12 termo dessa p.a. o 2 termo de uma p.a e 42 eo 4 e 30 caucule a soma de seus doze primeiros termos.
Rafael Matos
set 06, 2006 @ 14:00:24
A Questão-2 é. Calcule o vigesimo primeiro termo da seguência (1,0,3,0,9,0,…)
Rafael Matos
set 06, 2006 @ 13:57:54
Ola, obrigado pale oportunoidade! EStou aom um trabalho de P.G para entregar na proxima sexta feira (08/09/2006) e não os consigo resolver. A questão-1 é. Determine o nº de termos da progressão(1,3,9,…) compreendidos entre 100 e 1.000.
Se alguem poder me ajudar eu ficarei muito grato. Desde ja muito obrigado.
Katrine Diesel
set 04, 2006 @ 21:13:13
Muitxu bom!!!
Mermu!!
VALEU!!!
Newton de Góes Horta
ago 25, 2006 @ 20:25:32
Kleber,
As perguntas (os exercícios) e o gabarito estão no site Vestibulando Web como dito no artigo, mas não as soluções.
Se você as localizou em outro lugar por favor me informe.
kleber
ago 25, 2006 @ 20:16:11
eu achei as perguntas ja feita
Deli C.Silva
ago 18, 2006 @ 22:39:46
estou com um problema e não estou conseguindo resolver sobre o termo geral da PA, como acho a razão dessa sequencia:
(1,2+raiz de 2 sobre 2, 1+raiz de 2,…..).obrigada pela atenção, mas preciso com urgencia.
Newton de Góes Horta
ago 14, 2006 @ 13:20:40
Katiana,
Pela definição de PA vem:
2 + 4x – (19 – 6x) = r
1 + 6x – (2 + 4x) = r
Logo:
2 + 4x – 19 + 6x = 1 + 6x – 2 – 4x
Para determinar o valor de x basta resolver a equação (resposta: x = 2)
katiana
ago 14, 2006 @ 10:25:39
oi estou aki para pedir exemplos de exercicios como esse
se 19 – 6x, 2 + 4x e 1 + 6x sao os termoc consecutivos de uma progressao aritmetica entao o valor d x é? nao cosnigo resolver e gostaria d ver exemplos parecidos para ve c eu consigo resolve muito obrigado
Filipe Guelengue
ago 08, 2006 @ 09:27:29
Estou no primeiro ano do ensino médio, e tenho encontrado muitas dificuldades na disciplina de matemática, dado ao tempo que deixei de estudar (1981), altura q acabei a 8ª classe, conforme consideramos em Angola.
Tenho mais encontrado dificuldades em: Raízes enésima de nº real, propriedades dos radicais, potencias de uma raíz, equações com radicais, redução de factor externo no radical, etc, etc. Gostaria de vossa ajuda, a simplificação de exercícios nessa matéria, pois encontra-me na Lunda-Norte Angola, onde pela primeira vez a gente entra para este nível de ensino.
Com os meus melhores e respeitosos cumprimentos, aguardo com a maior brevidade possível a resposta, e se possível passar a receber diariamente e-mail sobre o assunto.
O meu agradecimento por tudo.
Marcio jurandir de Almeida carlos
jul 20, 2006 @ 06:17:34
Mande alguns exercicios de P.A e P.G para o meu correu electronico por favor .
É que presico de alguns exrcicios para estudar. sober esse capitulo.