Este artigo e o a ser publicado – Parte II – se propõem a apresentar as principais propriedades da Teoria dos Conjuntos, que tem sua origem nos trabalhos do Matemático russo Georg Ferdinand Ludwig Phillipp Cantor, nascido em S. Petersburgo (1845-1918), e são decorrência de três axiomas ou noções primitivas – noções cuja verdade é de si evidente:
a) Conjuntos
A noção de conjunto em Matemática é praticamente a mesma utilizada na linguagem cotidiana: agrupamento, classe, coleção. Por exemplo:
- Conjunto das letras maiúsculas do alfabeto;
- Conjunto dos números inteiros pares;
- Conjunto dos dias da semana;
- Conjunto dos Presidentes da República do Brasil.
b) Elemento
Cada membro ou objeto que entra na formação do conjunto. Assim:
- V, I, C, H, E são elementos do primeiro conjunto acima;
- 2, 4, 6 são elementos do segundo;
- Sábado, Domingo do terceiro; e
- FHC, Lula do último.
c) Pertinência entre elemento e conjunto
Por exemplo, V é um elemento do conjunto das letras maiúsculas do alfabeto, ou seja, V pertence àquele conjunto. Enquanto que v não pertence.
Como se vê são conceitos intuitivos e que se supõe sejam entendidos (evidentes) por todos.
Notação
Conjunto: Representado, de forma geral, por uma letra maiúscula A, B, C, …
Elemento: Por uma letra minúscula a, b, c, x, y, z, …
Pertinência: Sejam A um conjunto e x um elemento. Se x é um elemento de A (ou x pertence a A) indicamos por:
Caso contrário, ou seja, se x não é um elemento de A (ou x não pertence a A) escrevemos:
Representações de Conjuntos
a) Extensão ou Enumeração
Quando o conjunto é representado por uma listagem ou enumeração de seus elementos. Devem ser escritos entre chaves e separados por vírgula ou ponto-e-vírgula.
Exemplos:
- Conjunto dos nomes de meus filhos: {Larissa, Júnior, Thiago, Juliana, Fabiana};
- Conjunto dos meses com menos de 31 dias: {fevereiro, abril, junho, setembro, novembro};
- Conjunto dos números pares inteiros maiores do que 8 e menores do que 22: {10; 12; 14; 16; 18; 20}.
Observações:
- Na representação por extensão cada elemento deve ser escrito apenas uma vez;
- É uma boa prática adotar a separação dos elementos em conjuntos numéricos como sendo o ponto-e-vírgula, para evitar confusões com as casas decimais: {2;3;4} e {2,3;4};
- Esta representação pode, também, ser adotada para conjuntos infinitos em que se evidencia a lei de formação de seus elementos e colocando-se reticências no final: {2, 4, 6, 8, 10, …};
- Representação semelhante pode ser adotada para conjuntos finitos com um grande número de elementos: {0, 1, 2, 3, …, 100}.
b) Propriedade dos Elementos
Representação em que o conjunto é descrito por uma propriedade característica comum a todos os seus elementos. Simbolicamente:
A = {x | x tem a Propriedade P}
e lê-se: A é o conjunto dos elementos x tal que (|) x tem a propriedade P.
Exemplos:
- A = {x | x é um time de futebol do Campeonato Brasileiro de 2006};
- B = {x | x é um número inteiro par e 8 < x < 22}. Último exemplo do item a) acima;
- C = {x | x é um deputado federal eleito em 2006}.
c) Diagrama de Euler-Venn
Um conjunto pode ser representado por meio de uma linha fechada e não entrelaçada, como mostrado na figura abaixo. Os pontos dentro da linha fechada indicam os elementos do conjunto.
Conjunto Unitário e Conjunto Vazio
Embora o conceito intuitivo de conjunto nos remeta à idéia de pluralidade (coleção de objetos), devemos considerar a existência de conjunto com apenas um elemento, chamados de conjuntos unitários, e o conjunto sem qualquer elemento, chamado de conjunto vazio (Ø).
O conjunto vazio é obtido quando descrevemos um conjunto onde a propriedade P é logicamente falsa.
Exemplos de Conjuntos Unitários:
- Conjunto dos meses do ano com menos de 30 dias: {fevereiro};
- Conjunto dos números inteiros maiores do que 10 e menores do que 12: {11};
- Conjunto das vogais da palavra blog: {o}.
Exemplos de Conjuntos Vazios:
- {x | x > 0 e x < 0} = Ø;
- Conjunto dos meses com mais de 31 dias;
- {x | x2 = -1 e x é um número real} = Ø.
Conjunto Universo
É o conjunto ao qual pertencem todos os elementos envolvidos em um determinado assunto ou estudo, e é simbolizado pela letra U.
Assim, se procuramos determinar as soluções reais de uma equação do segundo grau, nosso conjunto Universo U é R (conjunto dos números reais); se estamos interessados em determinar os deputados federais envolvidos com o mensalão, nesse caso o universo U tem como elementos todos os deputados federais da atual legislatura.
Portanto, é essencial, que ao descrever um conjunto através de uma propriedade P, fixemos o conjunto universo em que estamos trabalhando, escrevendo:
Igualdade de Conjuntos
Dois conjuntos A e B são iguais quando todo elemento de A pertence a B e, reciprocamente, todo elemento de B pertence a A:
Observações:
- A título de ilustração: O A invertido na expressão acima significa “para todo”;
- {a, b, c, d} = {d, b, a, c}. O que demonstra que a noção de ordem não interfere na igualdade de conjuntos;
- É evidente que para A ser diferente de B é suficiente que um elemento de A não pertença a B ou vice-versa: A = {a, b, c} é diferente de B = {a, b, c, d}.
Subconjunto
Um conjunto A é um subconjunto de (está contido em) B se, e sómente se, todo elemento x pertencente a A também pertence a B:
onde a notaçãosignifica “A é subconjunto de B” ou “A está contido em B” ou “A é parte de B”. A leitura da notação no sentido inverso é feita como “B contém A”. Observe que a abertura do sinal de inclusão fica sempre direcionado para o conjunto “maior”. Na forma de diagrama é representado como:
Exemplos:
- {1; 2; 3} C {1; 2; 3; 4; 5; 6}
- Ø C {a, b};
- {a, b} C {a, b};
- {a, b, c} ¢ {a, c, d, e}, onde ¢ significa “não está contido”, uma vez que o elemento b do primeiro conjunto não pertence ao segundo.
Observe que na definição de igualdade de conjuntos está explícito que todo elemento de A é elemento de B e vice-versa, ou seja, que A está contido em B e B está contido em A. Assim, para provarmos que dois conjuntos são iguais devemos provar que:
Propriedades da Inclusão
Sejam D, E e F três conjuntos quaisquer. Então valem as seguintes propriedades:
- Ø C D: O conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto;
- D C D: Todo conjunto é subconjunto de si próprio (propriedade Reflexiva);
- D C E e E C D => D = E: veja acima (propriedade Anti-Simétrica);
- D C E e E C F => D C F: Se um conjunto é subconjunto de um outro e este é subconjunto de um terceiro, então o primeiro é subconjunto do terceiro (propriedade Transitiva).
Com exceção da primeira propriedade, a demonstração das demais é bastante intuitiva e imediata. Vamos, portanto, provar a primeira:
Partimos da tese de que se o conjunto vazio não é um subconjunto de D, então é necessário que pelo menos um elemento desse conjunto não esteja contido no conjunto D. Como o conjunto vazio não possui nenhum elemento, a sentença Ø ¢ D é sempre falsa. Logo, o conjunto vazio está contido em D é sempre verdadeira.
Conjunto das Partes
Chama-se Conjunto das Partes de um conjunto E – P(E) – o conjunto formado por todos os subconjuntos de E:
Exemplos:
- Se A = {a, b, c}, então P(A) = {Ø, {a}, {b}, {c}. {a.b}, {a.c}. {b,c}, {a,b,c}}
- Se B = {a, b}, então P(B) = {Ø, {a}, {b}, {a,b}};
- Se C = {a}, então P(C) = {Ø, {a}}.
Observações:
- Enfatizo, apesar de colocado na própria definição, que os elementos de P(E) são conjuntos;
- Assim, deve-se ter atenção quanto ao emprego dos símbolos pertence (não pertence) e contido (não contido);
- No primeiro exemplo acima: {a} pertence a P(A) e {{a}} é um subconjunto de P(A);
- Se definirmos n(E) como sendo o número de elementos do conjunto E, então n(P(E)) = 2n(E). A propriedade é válida para conjuntos finitos;
- Veja nos exemplos: n(A) = 3 e n(P(A)) = 8 = 23, n(B) = 2 e n(P(B)) = 4 = 22 e n(C) = 1 e n(P(C)) = 2 = 21.
A demonstração do item 5. é feita pelo Princípio da Indução Finita e será feita oportunamente.
Por enquanto é só. Aguardem o próximo artigo. Enquanto isto dê a sua opinião nos comentários, ela é muito importante.
Referências
- Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977;
- Matemática para o Ensino Médio: Volume Único, Manoel Jairo Bezerra, São Paulo, Editora Scipione, 2001.
Fabiana
mar 30, 2013 @ 23:46:06
as fotos não estão abrindo alguém me ajuda ???
Newton de Góes Horta
mar 31, 2013 @ 10:35:01
Fabiana, resolvido. Favor acessar o artigo novamente.
yasmira sequeira
out 08, 2013 @ 17:06:12
ai ajudo bastante sabi hoje eu sou a melhor aluna em matemetica e gamhei um muito bom por causa dessa pesquisa brigada thanks!!!
Lívia
mar 10, 2013 @ 16:29:20
muito obrigada por simplificar a matéria
Andressa
set 20, 2012 @ 09:53:43
Muito obrigada, o conteúdo está bem completo e de uma forma que dá pra compreender facilmente! Me ajudou muito ;)
claudiley
set 05, 2012 @ 05:26:23
gostei,pude entender algumas coisas e que estavam mesmo bem claras e optimas……….cool
yasmira
out 08, 2013 @ 17:08:02
me ajudou tive MBOM nesse trabalho e hhoje sou a melhor aluna!!!!thanks!
william
jul 22, 2012 @ 15:56:04
obrigado por ajudar a esclarecer nossas dúvidas
joão lucas
maio 02, 2012 @ 08:49:56
este site é muito bom para nós alunos e professores.
aqui nós tiramos nossas duvidas.
valdir cardoso da costa
abr 11, 2012 @ 09:59:23
È simplesmente show de bola,pára não; estamos juntos,eu precisando de conhecimento e você fortalecendo,não só a minha pessoa mas como todo o conjunto “U’,VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fernanda
abr 03, 2012 @ 18:47:11
putz muito bom,tenho que fazer uma prova amanha com esse conteúdo,e não sabia nem por onde começar,agora eu entendi tudo de uma maneira mais prática.
vlw.bjss
silvia marques
mar 26, 2012 @ 20:44:22
parabens que forma pratica e integra de ensinar
Marley Dupin Bessa
mar 20, 2012 @ 13:10:31
Gostaria que vc me enviassem uma lista de exercicio somente desta matéria acima citada.
fabricia
mar 15, 2012 @ 22:10:50
adorei esta conteudo é muito bacana mesmo…
leonardo
mar 12, 2012 @ 18:33:57
nossa veio que matéria dificil tenho que estudar para epcar mt fodaa
tobias isley
jan 30, 2012 @ 16:48:00
vlw! site melhor não tem! tirei todas minhas duvidas!
Samuel Carlos
jan 12, 2012 @ 15:22:03
Muito bom,aprendi muito com essas informações.nota:10
A.R
nov 05, 2011 @ 16:20:23
Nota mil, muito bom
Ensinou legal
marinha
set 27, 2011 @ 13:41:37
legal gostei muito xero pra todos
marinha
set 27, 2011 @ 13:40:09
gostei do site suas explicaçães são claras e objetivas
fabricia
set 21, 2011 @ 15:43:04
este site e muito legal, explicação do assunto e bem objetiva e para quem ja esta algum tempo sem estudar e um otimo começo.
marcelo
jul 31, 2011 @ 19:27:27
Muito bom a explicação, de facil assimilação, parabéns.
elenilda
jul 29, 2011 @ 12:09:29
Muito bom o material de voces, A linguagem de fácil assimilação.
Parabéns!!!
victor
jun 24, 2011 @ 20:40:27
legal
ericles
jun 24, 2011 @ 14:01:45
Mt Legal, eu estou estudando mt pra prova da epcar se mais alguem aqê quiser estudar. Podemos estudar via msn, slá webcam. Estudar sozinho éh horrivel.
soh me adc no msn *-*
ericles_freedon@hotmail.com
Bruno
maio 28, 2011 @ 12:40:31
Vei muito bom explica os símbolos mesmo assim ainda explica todo o resto sem parar para explicar cada um e bem detalhado muito bom mesmo.
tiago andrade de carvalho
maio 05, 2011 @ 11:26:43
bom mas falta uma esplicação mais detalhada sobre certos simbolos.
Mônica
abr 26, 2011 @ 03:04:57
Nossa,sem dúvidas venho prestar meus agradecimentos pelo grande conteúdo.De fato é muito bem explicado,detalhado,ótimo! Obrigada mesmo pela disponibilidade deste material!
bruno costa
abr 18, 2011 @ 15:53:57
eu naum gostei do trabalho
pq vcs naum esplikaram direito
e + esse troço ñ presta ta ligado
Davidson
abr 12, 2011 @ 16:10:50
É um site muito bom e cheio de informações úteis, pena é que nem todo mundo reconhece isso. Tá de Parabés pelo site, Nota 10. ;D