Este artigo e o a ser publicado – Parte II – se propõem a apresentar as principais propriedades da Teoria dos Conjuntos, que tem sua origem nos trabalhos do Matemático russo Georg Ferdinand Ludwig Phillipp Cantor, nascido em S. Petersburgo (1845-1918), e são decorrência de três axiomas ou noções primitivas – noções cuja verdade é de si evidente:
a) Conjuntos
A noção de conjunto em Matemática é praticamente a mesma utilizada na linguagem cotidiana: agrupamento, classe, coleção. Por exemplo:
- Conjunto das letras maiúsculas do alfabeto;
- Conjunto dos números inteiros pares;
- Conjunto dos dias da semana;
- Conjunto dos Presidentes da República do Brasil.
b) Elemento
Cada membro ou objeto que entra na formação do conjunto. Assim:
- V, I, C, H, E são elementos do primeiro conjunto acima;
- 2, 4, 6 são elementos do segundo;
- Sábado, Domingo do terceiro; e
- FHC, Lula do último.
c) Pertinência entre elemento e conjunto
Por exemplo, V é um elemento do conjunto das letras maiúsculas do alfabeto, ou seja, V pertence àquele conjunto. Enquanto que v não pertence.
Como se vê são conceitos intuitivos e que se supõe sejam entendidos (evidentes) por todos.
Notação
Conjunto: Representado, de forma geral, por uma letra maiúscula A, B, C, …
Elemento: Por uma letra minúscula a, b, c, x, y, z, …
Pertinência: Sejam A um conjunto e x um elemento. Se x é um elemento de A (ou x pertence a A) indicamos por:
Caso contrário, ou seja, se x não é um elemento de A (ou x não pertence a A) escrevemos:
Representações de Conjuntos
a) Extensão ou Enumeração
Quando o conjunto é representado por uma listagem ou enumeração de seus elementos. Devem ser escritos entre chaves e separados por vírgula ou ponto-e-vírgula.
Exemplos:
- Conjunto dos nomes de meus filhos: {Larissa, Júnior, Thiago, Juliana, Fabiana};
- Conjunto dos meses com menos de 31 dias: {fevereiro, abril, junho, setembro, novembro};
- Conjunto dos números pares inteiros maiores do que 8 e menores do que 22: {10; 12; 14; 16; 18; 20}.
Observações:
- Na representação por extensão cada elemento deve ser escrito apenas uma vez;
- É uma boa prática adotar a separação dos elementos em conjuntos numéricos como sendo o ponto-e-vírgula, para evitar confusões com as casas decimais: {2;3;4} e {2,3;4};
- Esta representação pode, também, ser adotada para conjuntos infinitos em que se evidencia a lei de formação de seus elementos e colocando-se reticências no final: {2, 4, 6, 8, 10, …};
- Representação semelhante pode ser adotada para conjuntos finitos com um grande número de elementos: {0, 1, 2, 3, …, 100}.
b) Propriedade dos Elementos
Representação em que o conjunto é descrito por uma propriedade característica comum a todos os seus elementos. Simbolicamente:
A = {x | x tem a Propriedade P}
e lê-se: A é o conjunto dos elementos x tal que (|) x tem a propriedade P.
Exemplos:
- A = {x | x é um time de futebol do Campeonato Brasileiro de 2006};
- B = {x | x é um número inteiro par e 8 < x < 22}. Último exemplo do item a) acima;
- C = {x | x é um deputado federal eleito em 2006}.
c) Diagrama de Euler-Venn
Um conjunto pode ser representado por meio de uma linha fechada e não entrelaçada, como mostrado na figura abaixo. Os pontos dentro da linha fechada indicam os elementos do conjunto.
Conjunto Unitário e Conjunto Vazio
Embora o conceito intuitivo de conjunto nos remeta à idéia de pluralidade (coleção de objetos), devemos considerar a existência de conjunto com apenas um elemento, chamados de conjuntos unitários, e o conjunto sem qualquer elemento, chamado de conjunto vazio (Ø).
O conjunto vazio é obtido quando descrevemos um conjunto onde a propriedade P é logicamente falsa.
Exemplos de Conjuntos Unitários:
- Conjunto dos meses do ano com menos de 30 dias: {fevereiro};
- Conjunto dos números inteiros maiores do que 10 e menores do que 12: {11};
- Conjunto das vogais da palavra blog: {o}.
Exemplos de Conjuntos Vazios:
- {x | x > 0 e x < 0} = Ø;
- Conjunto dos meses com mais de 31 dias;
- {x | x2 = -1 e x é um número real} = Ø.
Conjunto Universo
É o conjunto ao qual pertencem todos os elementos envolvidos em um determinado assunto ou estudo, e é simbolizado pela letra U.
Assim, se procuramos determinar as soluções reais de uma equação do segundo grau, nosso conjunto Universo U é R (conjunto dos números reais); se estamos interessados em determinar os deputados federais envolvidos com o mensalão, nesse caso o universo U tem como elementos todos os deputados federais da atual legislatura.
Portanto, é essencial, que ao descrever um conjunto através de uma propriedade P, fixemos o conjunto universo em que estamos trabalhando, escrevendo:
Igualdade de Conjuntos
Dois conjuntos A e B são iguais quando todo elemento de A pertence a B e, reciprocamente, todo elemento de B pertence a A:
Observações:
- A título de ilustração: O A invertido na expressão acima significa “para todo”;
- {a, b, c, d} = {d, b, a, c}. O que demonstra que a noção de ordem não interfere na igualdade de conjuntos;
- É evidente que para A ser diferente de B é suficiente que um elemento de A não pertença a B ou vice-versa: A = {a, b, c} é diferente de B = {a, b, c, d}.
Subconjunto
Um conjunto A é um subconjunto de (está contido em) B se, e sómente se, todo elemento x pertencente a A também pertence a B:
onde a notaçãosignifica “A é subconjunto de B” ou “A está contido em B” ou “A é parte de B”. A leitura da notação no sentido inverso é feita como “B contém A”. Observe que a abertura do sinal de inclusão fica sempre direcionado para o conjunto “maior”. Na forma de diagrama é representado como:
Exemplos:
- {1; 2; 3} C {1; 2; 3; 4; 5; 6}
- Ø C {a, b};
- {a, b} C {a, b};
- {a, b, c} ¢ {a, c, d, e}, onde ¢ significa “não está contido”, uma vez que o elemento b do primeiro conjunto não pertence ao segundo.
Observe que na definição de igualdade de conjuntos está explícito que todo elemento de A é elemento de B e vice-versa, ou seja, que A está contido em B e B está contido em A. Assim, para provarmos que dois conjuntos são iguais devemos provar que:
Propriedades da Inclusão
Sejam D, E e F três conjuntos quaisquer. Então valem as seguintes propriedades:
- Ø C D: O conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto;
- D C D: Todo conjunto é subconjunto de si próprio (propriedade Reflexiva);
- D C E e E C D => D = E: veja acima (propriedade Anti-Simétrica);
- D C E e E C F => D C F: Se um conjunto é subconjunto de um outro e este é subconjunto de um terceiro, então o primeiro é subconjunto do terceiro (propriedade Transitiva).
Com exceção da primeira propriedade, a demonstração das demais é bastante intuitiva e imediata. Vamos, portanto, provar a primeira:
Partimos da tese de que se o conjunto vazio não é um subconjunto de D, então é necessário que pelo menos um elemento desse conjunto não esteja contido no conjunto D. Como o conjunto vazio não possui nenhum elemento, a sentença Ø ¢ D é sempre falsa. Logo, o conjunto vazio está contido em D é sempre verdadeira.
Conjunto das Partes
Chama-se Conjunto das Partes de um conjunto E – P(E) – o conjunto formado por todos os subconjuntos de E:
Exemplos:
- Se A = {a, b, c}, então P(A) = {Ø, {a}, {b}, {c}. {a.b}, {a.c}. {b,c}, {a,b,c}}
- Se B = {a, b}, então P(B) = {Ø, {a}, {b}, {a,b}};
- Se C = {a}, então P(C) = {Ø, {a}}.
Observações:
- Enfatizo, apesar de colocado na própria definição, que os elementos de P(E) são conjuntos;
- Assim, deve-se ter atenção quanto ao emprego dos símbolos pertence (não pertence) e contido (não contido);
- No primeiro exemplo acima: {a} pertence a P(A) e {{a}} é um subconjunto de P(A);
- Se definirmos n(E) como sendo o número de elementos do conjunto E, então n(P(E)) = 2n(E). A propriedade é válida para conjuntos finitos;
- Veja nos exemplos: n(A) = 3 e n(P(A)) = 8 = 23, n(B) = 2 e n(P(B)) = 4 = 22 e n(C) = 1 e n(P(C)) = 2 = 21.
A demonstração do item 5. é feita pelo Princípio da Indução Finita e será feita oportunamente.
Por enquanto é só. Aguardem o próximo artigo. Enquanto isto dê a sua opinião nos comentários, ela é muito importante.
Referências
- Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977;
- Matemática para o Ensino Médio: Volume Único, Manoel Jairo Bezerra, São Paulo, Editora Scipione, 2001.
kasssio
abr 04, 2011 @ 20:41:48
o site ruim eu queria saber de matematica e veio falar do alfabeto
kalwane santos
fev 16, 2011 @ 20:57:28
caramba nunca pensei que fosse asim tao legal
Larissa
nov 15, 2010 @ 12:20:25
gostei muito desse site!!! tudo muito bem explicado!!!
Adislon Souza
nov 07, 2010 @ 22:43:46
Eu gostei so que e dificio aprender isso pois tenho que fazer o vertibular dia 28/11/2010 aqui em roraima
Nelson
nov 02, 2010 @ 18:11:42
o trabalho está muito bom parabéns
Tamirys Cardoso
out 20, 2010 @ 16:26:27
obrigada,ótimo.. esperoque isso me ajude na provado CEFET !! ‘ ‘)
monica
out 08, 2010 @ 13:02:52
muito bom bem resumido mas precisava de uma explicacao melhor! mas ja me ajudou vlw
vitor hugo rufino martins
jul 14, 2010 @ 20:24:48
É muito bom saber que existe um site que resumido, de maneira que todos possam entender, as matérias exigidas pelas pessoas. Sou professor de Matemática e fiquei bastante satisfeito.
vandinho
maio 24, 2010 @ 10:51:10
eu tô precisando
de corresppondência biunivoca
e muito mais algumas coisa
tem nesse site mas algumas
coisa não tem.
tem que colocar mais coisas vlw
társsyo robson
abr 27, 2010 @ 13:00:42
poxa eu mal sabia esse assunto mais depois q lí essas explicações mi enterresei mais obg gente acho q vou tirar um 10 na prova flz
armistrong
abr 23, 2010 @ 20:36:51
gostei estou quase fazendo uma prova tomara que tire 10…
DIONATAN
mar 21, 2010 @ 19:15:29
EXPLICAÇÃO
A = (3;6;9;12;15;18;21;24;27;30)
B = (2;3;5;7;9;11;13;15;17;19;21;23;25;27;29)
X = intersecção de A e B (3;9;15;21;27)
se sobra (3;15;21) então X é = (9;27)
Deus te abençoe amigo
DIONATAN
mar 21, 2010 @ 19:11:37
Parabens pela explicação.
Leonardo a resposta do exercicio proposto é a letra C.
ABRAÇO
jessica da silva
mar 21, 2010 @ 17:15:17
esse assunto não entrava na minha cabeça
entrei na net para ver algumas explicações
mais para ficar melhor deveria ter abaixo
exercicios de fixação e logo abaixo dos exercicios
a resposta
tipo deu para entender mais para ficar melhor
devemos colocar em prática o que acabamos de ler
e é isso ai
gostei dessa explicação vou tentar colocar em pratica
thais
mar 16, 2010 @ 22:45:56
Olha leonardoo.. eu só sei qe a primeira ta´certa…kkk’ naum sei essa matéria direito, soh qe aki tá bein explicado…xD
Leonardo
mar 09, 2010 @ 01:43:10
Estou precisando resolver esta questão. Se alguém pude me ajudar…
Considere os seguintes conjuntos:
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, …} é o conjunto dos números naturais;
A = {x; x = 3n, onde n∈N e x ≤ 30};
B = {x; x∈N e x = 2n+1}.
Se o conjunto X é tal que X ⊂ (A∩B) e (A∩B)–X = {3, 15, 21}, então X é igual
a:
a) ∅
b) {3, 15, 21}
c) {9, 27}
d) {0, 6, 12, 18, 24, 27, 30}
e) {0, 1, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 18, 23, 24, 25, 27, 29, 30}
vanessa de oliveira santana
fev 25, 2010 @ 21:41:49
adoreiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!
muito bem explicado……………..
tirei todas as minhas duvidas!!!!
estao de parabéns!!!!
Lays Witanallie
fev 24, 2010 @ 15:37:34
…
gostei bastante … só acho que deveria ter mais definições sobre os outros conjuntos e mais exemplos … mas foi o melhor site sobre matamática fora o wikipédia que eu já encontrei …
parabéns … obrigado …
Toninho
fev 18, 2010 @ 16:24:10
Caramba adorei muito bem explicado ao contrário de outros sites que encontrei muito bom galera valeu mesmo
Ramon Paulino de Castro
jan 08, 2010 @ 01:52:26
O artigo e mto bom,estou estudando para o ctu da minha cidade e cai conjuntos,coisa que meu professor nao deu, mais esse blog me ajudou!:)
GABRIEL
jan 05, 2010 @ 02:32:41
Tudo que vcs colocarem com ou sem clareza, desde que não esteja errado é importante para aqueles que querem sair da mesmice e busca sempre realizar seus objetivos(SONHOS) que é a razão da nossa existência… oferecer uma vida melhor para nós mesmo e pra queles que fazem parte de nossa vida diretamente e inderetamente…congratulation.
Conjuntos « Análise e Desenvolvimento de Sistemas
nov 27, 2009 @ 10:05:56
[…] HORTA, N. G. Conjuntos: noções básicas. [internet]. Acessada em 06/11/09. Disponível em http://www.nghorta.com/2006/11/02/conjuntos-nocoes-basicas-parte-i/. […]
Lucas
nov 05, 2009 @ 16:58:08
kkk
olha, na matemática tem que aprender mesmo..
mas aproveita pra aprender o português tbm.. kkk
Jessé
out 28, 2009 @ 14:07:43
Muito Boom … obrigadoo .. espero que issu me ajude na prova do senai :D
Felipy Rabello
out 20, 2009 @ 17:29:46
este site nao presta tinha que ser mais explicada as coisas ! isso ai ta uma emboleira só !nao entendi nada !
abraços ! e da proxima vez coloque um conteudo mais claro !
Luiz.G.Beserra
out 14, 2009 @ 14:44:59
Excelente a linguagem utilizada,se possivel quero sempre ver os artigos públicados.
andrey
out 13, 2009 @ 18:01:42
achei mto bom essas nocoes sobre teoria dos conjuntoss isso vai me ajuda mto na prova do senai valeu!!!
renato
out 12, 2009 @ 09:00:24
relembrei !!! é por q estou estudando para uma provinha do senai !!!
Paulo
set 07, 2009 @ 17:54:27
Mto bom este artigo, gosto da clareza dos argumentos e do trabalho de sintese, o que o torna melhor de ser lido.
FRANCISCO
ago 28, 2009 @ 22:48:55
qual o primeiro passo para aprender o mais rápido a matemática porque a matemática não si decora se aprende
saiane
ago 20, 2009 @ 21:18:41
me ajude presizo passar de ano rsrsrsr socorro rsrrsrrs
Gustavo Sena
ago 05, 2009 @ 17:15:33
Muito Bom este site sobre assuntos matematicos. Esta me auxiliando bastante.
Continue assim…………….
ednayara
jul 15, 2009 @ 16:16:11
oi ..
me ajudem por favor tenho uma prova dia 1° de agosto ..
sobre :conjuntos:Noções básicas e operações;-conjunto numerico;*função poligonal do 1°grau e do 2°.
esta dificil para mim estudar …pois minha materia do ano passado não esta aqui perto para eu pode estudar ..
esta no rj .. pois morava lá .. obrigada !
rogerio santos
jul 14, 2009 @ 16:43:12
site excelente
newton
jul 14, 2009 @ 16:41:32
Muito bom esse site, me ajudou muito com os assuntos escolares.
rui
jul 14, 2009 @ 16:36:53
Esse é o melhor site de matemática que encontrei, depois de procurar pela web por sites que tivessem o mais completo conteúdo.E esse é o melhor site desta categoria na minha opinião. Parabens! continuem sempre assim.
alexander
jul 14, 2009 @ 16:25:26
Esse é o site mais completo de assuntos matemáticos que encontrei desde então, continuem sempre assim ou melhor.
lucas andrade dos santos
maio 13, 2009 @ 20:49:54
otimo otimo parabens
amanda
mar 20, 2009 @ 15:05:05
estou com um amigo imaginario e ele me força a estudar e na escola a professora ensinou contido e nao contido e eu nao entemdi nada entao o que e ?
milena
mar 19, 2009 @ 10:54:38
gostei, obrigado
Vítor
mar 18, 2009 @ 19:10:24
Muito interessante, não tive que reler uma frase pra entender
:)
tilara e cleidinara
mar 16, 2009 @ 18:28:10
também poderia colocar claramente o que quer dizer contem e não está contido –‘
POR FAVOR ATÉ QUINTA QUE A GENTE PRECISA FAZER O TRABALHO!
tilara e cleidinara
mar 16, 2009 @ 18:26:09
por causa disso a gente rodou de ano! HUAHHUAUHAHUA
e ainda tem que fazer trabalho disso o ano todo! Realmente é uma merda!!
cristina machado
mar 12, 2009 @ 17:07:32
adorei a materiame
Raquel
fev 27, 2009 @ 11:30:58
Os livros recomendados ajudaram bastante.
Juliana
fev 10, 2009 @ 13:51:02
gostaria de saber os conjuntos da semana terça sexta como é?
bem resumido + precisa melhorar a explicaçao….
diego
fev 03, 2009 @ 19:45:12
muito bom achei td q proucurava
Anderson
dez 02, 2008 @ 20:31:24
Achei, que foi muito resumido.
Taryzza
nov 19, 2008 @ 20:39:49
O sitede vocês é bem rico em informações, adorei estudar por ele !
nathalia
nov 16, 2008 @ 12:07:55
eu naum achei nada de mais e uma merda por causa disso minha mae ficou com migo estudando o dia todo e eu nao pude fazer nada odiei esse site