Introdução

Estou iniciando uma série de artigos sobre o tema. Neste introduzirei o cenário, atores e seus papéis de forma bem geral e sucinta. Ou seja, apenas as informações necessárias para o entendimento de onde pretendo chegar.

O resultado final (a apresentação) consistirá de um programa PHP para gerar padrões originados da técnica REPASSO empregada em teares com 4 pedais que será o objetivo deste e dos próximos artigos. Óbvio que antes será fornecido o script.

Trata-se de uma técnica artesanal utilizada no Triângulo Mineiro, pelo menos na época da pesquisa realizada pela extinta Fundação Nacional Pró-Memória, vinculada ao Ministério da Cultura. Como me encontro afastado há bastante tempo da área de pesquisa cultural, não sei precisar se essa técnica permanece em uso na região.

A pesquisa teve uma abrangência muito maior do que a técnica repasso. Tratou de questões, entre outras, como o material têxtil empregado, preparação do fio, tingimento, os instrumentos necessários e de outras técnicas que não o repasso.

A abordagem da técnica repasso se baseava no seguinte princípio:

Que a classificação de uma coleção de objetos culturais seja realizada segundo o processo de sua produção, propiciando, assim, além da referenciação, uma maneira codificada de preservar aquele processo. Esta consiste no estabelecimento de uma notação simbólica – sugerida pela identificação de propriedades pertinentes ao fazer -, de uma ordenação destes símbolos e de regras de como manipulá-las segundo aquele fazer.

Ou seja, ao nos determos no fazer, e não somente no produto deste fazer, vislumbramos a potencialidade de todo o processo, que pode não estar revelada no universo dos produtos observados. Considero o princípio importante, na medida em que se trata de um modelo aberto – abstração que possibilita a compreensão de outros processos da realidade cultural brasileira em que se identifiquem propriedades e regras de operação sugeridas pelo modelo em questão.

O modelo já tinha sido empregado em outro trabalho de minha autoria “Regularidade do Trançado Entrecruzado em Diagonal”, artesanato indígena muito encontrado na região do Alto Xingu, utilizada para produzir padrões geométricos em cestas e outros objetos.

Assim, o que estaremos detalhando a partir daqui seguirá, em um nível mais abstrato, o próprio processo de tecer. Mas antes é preciso montar o cenário.

Cenário, Atores e Papéis

Serão considerados apenas algumas características e instrumentos do processo de tecer utilizados na técnica REPASSO, sem um detalhamento rigoroso, visando fornecer subsídios para o entendimento dos artigos que se seguirão a este.

a) Tear com quatro Pedais

Tear com quatro pedais

Na figura acima estão legendados sómente os elementos do tear que facilitarão o entendimento dos demais artigos:

  • Os quatro pedais, cada um conectado (amarrado) a uma folha de liço, ou seja, o pedal 1 com o liço 1 e assim por diante;
  • Os liços (ou folhas de liços), utilizados para a montagem do urdume (a base do tecido). No desenho não dá para visualizar, mas são compostos de cordões amarrados da extremidade superior para a inferior com um olho (“furo”) no meio onde são passados os fios do urdume;
  • As roldanas onde o cordão que as perpassam está amarrado a um par de liços. Destina-se a proporcionar a abertura do urdume ao se pisar um par de pedais. Isto é, ao pisar o par de pedais 13 os fios dos liços correspondentes abaixam enquanto os outros dois sobem (24). Na técnica REPASSO a pedalagem é sempre aos pares.

b) Lançadeira

lançadeira

Para tecer é necessário urdir e tramar. Acima já dei a dica da montagem do urdume e como se processa a movimentação dos liços a cada pedalagem de um par de pedais. Quando isto ocorre, a lançadeira é jogada na abertura do urdume com o fio da trama (veja figura) passando sobre todos os fios do urdume baixados e sob todos os levantados. A repetição deste procedimento gera o tecido e o seu padrão (desenho). Existem, é claro, outros passos, que não serão aqui tratados, para a obtenção do tecido final (batida do pente – localizado na frente dos liços – para apertar a trama e o uso dos rolos de urdimento e do tecido localizados da parte posterior e anterior do tear, entre outros).

A montagem do urdume e a sequência de pedalagem da trama obedecem regras determinadas pelo código REPASSO abaixo.

c) Código Repasso

Código Repasso

O código repasso se apresenta sob a forma de uma tira de papel, com quatro pautas, nas quais figura uma série de tracinhos verticais ou, muito raramente, algarismos. Ele é o ator principal e serve para indicar tanto a passagem dos fios do urdume nos liços (urdir) como a sequência de pedalagem (tramar). Apesar disto ele é o mocinho da história. Assim, o script será desenvolvido a partir dele nos próximos capítulos, claro, levando-se em conta os atores coadjuvantes. Ah! os numeros (1, 2, 3 e 4) ou linhas horizontais indicam tanto as folhas de liços como os pedais.

Mas, antes de encerrar este capítulo vamos conhecer melhor o papel do ator principal.

  • Leitura e passagem dos fios do urdume: da direita para a esquerda (pode também ser feita da esquerda para a direita) e de cima para baixo. Ou seja, no caso do exemplo acima, será passado o primeiro fio no último olho do liço 4, o segundo no último do 2, o terceiro no penúltimo do 4, o quarto no penúltimo do 2, o quinto no antipenúltimo do 4, o sexto no antipenúltimo do 2 (os seis últimos traços verticais do código), e assim sucessivamente. Ao término da passagem do código (par de liços 2 e 4 mais a esquerda repetidos três vezes) o processo retorna ao início (à direita) se repetindo até ocupar toda a largura do urdume ou a largura do tecido pretendido. Verifica-se, portanto, a existência de uma propriedade cíclica no uso do código. O mesmo se aplica para a sequência de pedalagem.;
  • Leitura e a sequência de pedalagem: Encontra-se transcrita abaixo do código (na prática não existe esta notação, aqui utilizada apenas para facilitar a explicação), indicando que será pisado o par de pedais 24 três vezes, o par 23, também 3 vezes, e assim por diante. Lembro que a cada pisada é jogada a lançadeira para construir a trama. Observe que a leitura do código para a sequência de pedalagem é feita da esquerda para a direita.

Por enquanto é isso. Dê a sua opinião ela é muito importante.

UPDATE (19/03/2005): Publicado o post Tecelagem Popular no Triângulo Mineiro – O Trailer com a primeira versão do programa PHP.