INTRODUÇÃO
No artigo publicado em 23 de fevereiro de 2006, aqui no VICHE, abordei a definição e propriedades da potenciação. Caso você não tenha o domínio desse assunto, sugiro a sua leitura, visando uma melhor compreensão do que será exposto a seguir. O interesse demonstrado pelo tema foi e ainda permanece considerável, tomando-se por base o número de visitas ao artigo (1030 até o momento em que escrevia este post, segundo dado estatístico fornecido pelo software Webalizer). Agora, dando continuidade, trataremos da radiciação de números relativos e expressões algébricas.
Serão tratados os conceitos e propriedades da radiciação sob o ponto de vista primordialmente teórico, como no da potenciação, acrescidos de alguns exemplos. No entanto, caso seja demonstrado interesse, estarei criando uma seção específica (aceito sugestões para o seu nome) com o objetivo de responder, com o devido detalhamento, a questões e dúvidas colocadas nos comentários ou enviadas para o E-Mail nghorta@brturbo.com.br. As soluções serão fornecidas dentro do mesmo padrão aqui adotado, uma vez que é praticamente inviável de serem apresentadas diretamente no formulário dos comentários, devido às restrições ali impostas.
Apenas uma ressalva: por limitação de tempo, pois tenho que ganhar o pão nosso de cada dia, do trabalho que dar escrever artigos de matemática (estou “matutando” escrever um post sobre este fato) e em função da demanda, talvez não tenha condições de responder a todas as dúvidas e questões. Porém, prometo fazer todo o esforço necessário para não deixar nenhuma de fora. Por último, solicito que as questões sejam elaboradas da forma mais clara possível e se reportem, preferencialmente, ao assunto que está sendo tratado – no caso radiciação.
DEFINIÇÃO
Radiciação de números relativos é a operação inversa da potenciação. Ou seja,
Em outros termos, dado um número relativo a denominado radicando e dado um número inteiro positivo n denominado índice da raiz, é possível determinar outro número relativo b, denominado raiz enésima de a (ou raiz de índice n de a), representada pelo símbolo , tal que b elevado a n seja igual a a.
Antes de partir para o próximo tópico – as propriedades da radiciação – algumas observações importantes e exemplos:
- O símbolo <=> indicado na fórmula acima significa se e sómente se. Isto é, se a expressão antes desse símbolo é verdadeira então a segunda também é, e vice-versa;.
- Na definição acima, temos que bn = a. Substituindo o valor de b (segunda igualdade), obtemos que , i.e., a potência de grau n da raiz enésima de a é igual a a;
- é o símbolo de raiz ou sinal de raiz ou simplesmente radical;
- Radical, além de ser o símbolo acima indicado, é também, por extensão, a raiz de um número relativo ou de uma expressão algébrica;
- Raiz de índice 1 (n = 1) de a é o próprio número a;
- Raiz de índice 2 (n = 2) de a é denominada de raiz quadrada de a. Neste caso não é necessário escrever o índice n no radical;
- Raiz de índice 3 (n = 3) de a é denominada de raiz cúbica de a;
- Extração da raiz enésima de a é o cálculo dessa raiz;
- O valor da raiz enésima de a nem sempre é um número racional (inteiro ou fracionário), uma vez que nem sempre a é uma potência de grau n, n inteiro, de b (por exemplo: raiz quadrada de 2);
- Mesmo nesses casos é possível representar a raiz como uma potência de expoente fracionário (detalhes serão fornecidos mais a frente), embora sem significado como operação (exemplo: a raiz quadrada de 2 é expressa como 21/2);
- Erro de aproximação, é o erro cometido na extração da raiz enésima de a, em que não existe uma potência de grau n, n inteiro, de b que seja igual a a (por exemplo: raiz quadrada de 2 cujos valores aproximados podem ser 1; 1,4; 1,41; 1,414; …);
- Raízes de índice par pode não ter solução válida no conjunto dos números reais (por exemplo: a raiz quadrada de -1, uma vez que a potência de grau par de um número é sempre positiva);
- Para dar consistência ao cálculo de raízes de índice par e radicando com valor negativo, foi criado o conjunto dos números complexos, com a introdução da unidade imaginária i, cujo valor corresponde à raiz quadrada de -1;
- Valor aritmético ou valor absoluto de um radical é o valor positivo desse radical (exemplo: o valor aritmético da raiz quadrada de 4 é +2, embora -2 também satisfaça a definição);
- No cálculo dos radicais, conjunto de operações com números irracionais e com expressões algébricas, são considerados sempre apenas o seu valor aritmético, ou seja, seu valor positivo. Os valores positivos e negativos, quando é o caso, são adotados principalmente na resolução de equações polinomiais, como por exemplo, em uma equação do segundo grau;
- Radicais equivalentes são os que têm o mesmo valor aritmético (exemplo: raiz cúbica de 8 e raiz quadrada de 4 são equivalentes por que ambas têm valor aritmético igual a 2);
- Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando. Veja exemplo abaixo.
Exemplos:
PROPRIEDADES
Apenas algumas das propriedades abaixo serão demonstradas, deixando a verificação das demais como exercício. Havendo manifestação de interesse poderei publicar um post específico com a verificação das propriedades não apresentadas.
P1. A raiz enésima do produto a.b é igual ao produto das raízes enésimas de a e b:
Demonstração:
Da definição de radiciação, temos que:
Por outro lado, utilizando-se a propriedade da potência de grau n de um produto, e, novamente, a definição de radiciação, obtemos:
Como se vê dos passos anteriores, foi demonstrado que ambos os lados da igualdade da propriedade elevado ao expoente n é igual ao produto a.b. Portanto, a base dessas potências são necessariamente iguais e a verificação da propriedade está concluída.
Aplicação prática da Propriedade (simplificação de radicais):
P2. O produto das raízes de a e de b com o mesmo índice n é igual a raiz enésima do produto a.b (note que esta propriedade é a recíproca de P1. Nas demais propriedades a recíproca também é válida. Esclarecimentos do que se entende por recíproca você pode obter no artigo sobre Potenciação ):
A demonstração de P2 é semelhante à de P1.
P3. O quociente de raízes de mesmo índice n é igual a raiz enésima do quociente dos radicandos:
P4. A potência de grau m da raiz de índice n de a é igual a raíz de índice n de a elevado à potência m:
Demonstração:
Para demonstrar a propriedade P4 utilizarei a técnica de demonstração por indução sobre m, considerando n fixo, que consiste em:
1. A propriedade é verdadeira para m = 0, pois
2. Considerando que P4 é verdadeira para m = p, m > 0, isto é:
provemos que é verdadeira para m = p + 1, ou seja:
De fato:
Observe que na expressão acima utilizamos a hipótese (verdadeira para m = p), a propriedade P2 e a propriedade de produtos de potências de mesma base.
3. Considerando agora m < 0 façamos -m = q > 0, então:
Na expressão acima foram utilizadas a propriedade de potência de expoente negativo, a hipótese, a propriedade P3 e regra de divisão de frações.
P5. A raiz de índice m de uma raiz de índice n de a é igual à raiz de índice mn de a:
P6. A raiz enésima de a elevado a m é igual a raiz de índice p.n de a elevado a p.m obtida multiplicando-se o índice e radicando por p. A mesma propriedade é válida para a divisão:
Exemplo: Redução de radicais ao mesmo índice
P7. A raiz de índice n da potência de grau m de a é igual à potência de grau m/n de a:
Demonstração:
Da propriedade P6, dividindo-se o índice e o radicando por n:
Exemplos:
É interessante observar que todas as propriedades de potências para expoentes inteiros positivos são válidas, também, para as potências de expoentes fracionários.
Referências:
- Abecedário da Álgebra (Volume 1 – Ciclo Ginasial), Darcy Leal de Menezes, Rio de Janeiro, Departamento de Imprensa Nacional, primeira edição, 1959;
- Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977.
Aline
abr 19, 2017 @ 16:03:45
Me ajude, como soluciona essa radiciação: Raiz de 9b¹²/16 ?
rodrigo
set 05, 2012 @ 17:28:28
po isso me ajudou no trabalho de matematica
victoria
jun 24, 2012 @ 14:28:41
me ajudou muito
Alexandre Nejo Sapalo
maio 04, 2012 @ 22:44:57
Em primeiro lugar rendo graças. pela desponibilidade das dicas sobre as propriedades dos radicais. Gostei deu para entender alguma coisa que eu não conseguia entender. para o meu bém vou continuar a usar setes serviços e por em apratica. visto que a Matematica uma ciencia ezata.
maria das graças
abr 30, 2012 @ 13:53:13
valeu a explicação ajudou bastante
geovanna barbosa
abr 26, 2012 @ 11:42:42
nossa gosteii mtoo obrigadah… :)
RAKEL
abr 25, 2012 @ 10:08:34
nossa amei bacana essa aula. era o que eu estava precisando.Bjss!!
yasmin
abr 23, 2012 @ 08:26:07
adorei
neyde
abr 07, 2012 @ 10:28:10
Achei muito boas as explicações. Estou fazendo uma recordação da matéria do ensino fundamental e gostaria de aprender o passo a passo do cálculo manual de qualquer raíz,
gustavo
mar 22, 2012 @ 17:33:41
gostei mt mas vc podiam usar numeros em vés de letras eu estou nu 7° ano e eh mt chato ver isto
João Pedro
fev 27, 2012 @ 18:53:30
Gente burra essa que não entende nada… Quer melhor que isso paga aula particular ignorante. Ou melhor, parem de estudar se não sabem isso, nunca aprenderão nada…
Gabriela Lopes
mar 18, 2012 @ 19:52:55
DESCULPA AI FODÃO ¬¬’
bom, não ajudou em nada o site, mais valeu a intensão *-*
cellyne
fev 27, 2012 @ 11:04:43
concordo com vooç tarsisio adorei a explicasao mais as letras
Natyh
fev 27, 2012 @ 09:49:18
valeu mesmooooo’. gostei muitoooo’
mari eduarda
mar 07, 2012 @ 16:25:12
eu nao, para de estudar para que, eu estudando aprendo melhor
michel
fev 22, 2012 @ 18:55:05
adorei
joao
mar 15, 2012 @ 16:18:28
eu tamben
Heloyza °
fev 12, 2012 @ 23:31:52
°º nao entendi nada só ajudou a confundi minha cabeça
ariane meireles
fev 10, 2012 @ 18:57:48
vcs são sabem ensinar nada afffffffffffffffffffffffffffffffff horriveis odiei ñ aprendi só serviu para confundir minha cabeça
Heloyza °
fev 12, 2012 @ 23:32:59
vc escreveu errado
tarcisio c. dores
set 18, 2011 @ 19:30:38
obrigado pela explicação, porém fica uma sugestão: poderiam usar números no lugar das letras; fica mais claro.
leticia
jun 20, 2011 @ 19:12:47
nõa consegui o que queria ! :(
Bryce
jun 07, 2011 @ 20:47:58
Obrigado,será muito útil!
marindia
maio 21, 2011 @ 23:42:33
não intendi naada aff vcs são horriveis!!!
humberto
maio 17, 2011 @ 07:09:04
adorei minha aula preferida e matematica
mariana
maio 16, 2011 @ 16:43:46
eu amo radiciaçao eu esto na oitava serie
eu amei
beijocas
mariana
maio 16, 2011 @ 16:42:01
adorei
Ana Clara
abr 27, 2011 @ 14:17:15
Adoro radiciaçâo adoro matemática porque guando crescer vou ser engenheira.
Muito obrigada pela aula
Eu estou no 9 ano do ensino fundamental
Bjss!!