INTRODUÇÃO
No artigo publicado em 23 de fevereiro de 2006, aqui no VICHE, abordei a definição e propriedades da potenciação. Caso você não tenha o domínio desse assunto, sugiro a sua leitura, visando uma melhor compreensão do que será exposto a seguir. O interesse demonstrado pelo tema foi e ainda permanece considerável, tomando-se por base o número de visitas ao artigo (1030 até o momento em que escrevia este post, segundo dado estatístico fornecido pelo software Webalizer). Agora, dando continuidade, trataremos da radiciação de números relativos e expressões algébricas.
Serão tratados os conceitos e propriedades da radiciação sob o ponto de vista primordialmente teórico, como no da potenciação, acrescidos de alguns exemplos. No entanto, caso seja demonstrado interesse, estarei criando uma seção específica (aceito sugestões para o seu nome) com o objetivo de responder, com o devido detalhamento, a questões e dúvidas colocadas nos comentários ou enviadas para o E-Mail nghorta@brturbo.com.br. As soluções serão fornecidas dentro do mesmo padrão aqui adotado, uma vez que é praticamente inviável de serem apresentadas diretamente no formulário dos comentários, devido às restrições ali impostas.
Apenas uma ressalva: por limitação de tempo, pois tenho que ganhar o pão nosso de cada dia, do trabalho que dar escrever artigos de matemática (estou “matutando” escrever um post sobre este fato) e em função da demanda, talvez não tenha condições de responder a todas as dúvidas e questões. Porém, prometo fazer todo o esforço necessário para não deixar nenhuma de fora. Por último, solicito que as questões sejam elaboradas da forma mais clara possível e se reportem, preferencialmente, ao assunto que está sendo tratado – no caso radiciação.
DEFINIÇÃO
Radiciação de números relativos é a operação inversa da potenciação. Ou seja,
Em outros termos, dado um número relativo a denominado radicando e dado um número inteiro positivo n denominado índice da raiz, é possível determinar outro número relativo b, denominado raiz enésima de a (ou raiz de índice n de a), representada pelo símbolo , tal que b elevado a n seja igual a a.
Antes de partir para o próximo tópico – as propriedades da radiciação – algumas observações importantes e exemplos:
- O símbolo <=> indicado na fórmula acima significa se e sómente se. Isto é, se a expressão antes desse símbolo é verdadeira então a segunda também é, e vice-versa;.
- Na definição acima, temos que bn = a. Substituindo o valor de b (segunda igualdade), obtemos que , i.e., a potência de grau n da raiz enésima de a é igual a a;
- é o símbolo de raiz ou sinal de raiz ou simplesmente radical;
- Radical, além de ser o símbolo acima indicado, é também, por extensão, a raiz de um número relativo ou de uma expressão algébrica;
- Raiz de índice 1 (n = 1) de a é o próprio número a;
- Raiz de índice 2 (n = 2) de a é denominada de raiz quadrada de a. Neste caso não é necessário escrever o índice n no radical;
- Raiz de índice 3 (n = 3) de a é denominada de raiz cúbica de a;
- Extração da raiz enésima de a é o cálculo dessa raiz;
- O valor da raiz enésima de a nem sempre é um número racional (inteiro ou fracionário), uma vez que nem sempre a é uma potência de grau n, n inteiro, de b (por exemplo: raiz quadrada de 2);
- Mesmo nesses casos é possível representar a raiz como uma potência de expoente fracionário (detalhes serão fornecidos mais a frente), embora sem significado como operação (exemplo: a raiz quadrada de 2 é expressa como 21/2);
- Erro de aproximação, é o erro cometido na extração da raiz enésima de a, em que não existe uma potência de grau n, n inteiro, de b que seja igual a a (por exemplo: raiz quadrada de 2 cujos valores aproximados podem ser 1; 1,4; 1,41; 1,414; …);
- Raízes de índice par pode não ter solução válida no conjunto dos números reais (por exemplo: a raiz quadrada de -1, uma vez que a potência de grau par de um número é sempre positiva);
- Para dar consistência ao cálculo de raízes de índice par e radicando com valor negativo, foi criado o conjunto dos números complexos, com a introdução da unidade imaginária i, cujo valor corresponde à raiz quadrada de -1;
- Valor aritmético ou valor absoluto de um radical é o valor positivo desse radical (exemplo: o valor aritmético da raiz quadrada de 4 é +2, embora -2 também satisfaça a definição);
- No cálculo dos radicais, conjunto de operações com números irracionais e com expressões algébricas, são considerados sempre apenas o seu valor aritmético, ou seja, seu valor positivo. Os valores positivos e negativos, quando é o caso, são adotados principalmente na resolução de equações polinomiais, como por exemplo, em uma equação do segundo grau;
- Radicais equivalentes são os que têm o mesmo valor aritmético (exemplo: raiz cúbica de 8 e raiz quadrada de 4 são equivalentes por que ambas têm valor aritmético igual a 2);
- Radicais semelhantes são os que têm o mesmo índice e o mesmo radicando. Veja exemplo abaixo.
Exemplos:
PROPRIEDADES
Apenas algumas das propriedades abaixo serão demonstradas, deixando a verificação das demais como exercício. Havendo manifestação de interesse poderei publicar um post específico com a verificação das propriedades não apresentadas.
P1. A raiz enésima do produto a.b é igual ao produto das raízes enésimas de a e b:
Demonstração:
Da definição de radiciação, temos que:
Por outro lado, utilizando-se a propriedade da potência de grau n de um produto, e, novamente, a definição de radiciação, obtemos:
Como se vê dos passos anteriores, foi demonstrado que ambos os lados da igualdade da propriedade elevado ao expoente n é igual ao produto a.b. Portanto, a base dessas potências são necessariamente iguais e a verificação da propriedade está concluída.
Aplicação prática da Propriedade (simplificação de radicais):
P2. O produto das raízes de a e de b com o mesmo índice n é igual a raiz enésima do produto a.b (note que esta propriedade é a recíproca de P1. Nas demais propriedades a recíproca também é válida. Esclarecimentos do que se entende por recíproca você pode obter no artigo sobre Potenciação ):
A demonstração de P2 é semelhante à de P1.
P3. O quociente de raízes de mesmo índice n é igual a raiz enésima do quociente dos radicandos:
P4. A potência de grau m da raiz de índice n de a é igual a raíz de índice n de a elevado à potência m:
Demonstração:
Para demonstrar a propriedade P4 utilizarei a técnica de demonstração por indução sobre m, considerando n fixo, que consiste em:
1. A propriedade é verdadeira para m = 0, pois
2. Considerando que P4 é verdadeira para m = p, m > 0, isto é:
provemos que é verdadeira para m = p + 1, ou seja:
De fato:
Observe que na expressão acima utilizamos a hipótese (verdadeira para m = p), a propriedade P2 e a propriedade de produtos de potências de mesma base.
3. Considerando agora m < 0 façamos -m = q > 0, então:
Na expressão acima foram utilizadas a propriedade de potência de expoente negativo, a hipótese, a propriedade P3 e regra de divisão de frações.
P5. A raiz de índice m de uma raiz de índice n de a é igual à raiz de índice mn de a:
P6. A raiz enésima de a elevado a m é igual a raiz de índice p.n de a elevado a p.m obtida multiplicando-se o índice e radicando por p. A mesma propriedade é válida para a divisão:
Exemplo: Redução de radicais ao mesmo índice
P7. A raiz de índice n da potência de grau m de a é igual à potência de grau m/n de a:
Demonstração:
Da propriedade P6, dividindo-se o índice e o radicando por n:
Exemplos:
É interessante observar que todas as propriedades de potências para expoentes inteiros positivos são válidas, também, para as potências de expoentes fracionários.
Referências:
- Abecedário da Álgebra (Volume 1 – Ciclo Ginasial), Darcy Leal de Menezes, Rio de Janeiro, Departamento de Imprensa Nacional, primeira edição, 1959;
- Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977.
Brenon Alexandre
mar 05, 2007 @ 21:11:45
Qual é a raiz de 2….
Como faço pra achar a raiz de números assim?…Raizes irracionais…
jamille
fev 25, 2007 @ 15:49:54
como posso resolver a expressão 15 expoente negativo 1 menos um meio
lyvia
fev 25, 2007 @ 13:22:54
professor!!eu tenho dúvida quando o expoente eh decimal….eu sei que pode transformar em fração…mas complica um pouco! vc poderia me dar umas dicas???muito grtaa
alberto
fev 24, 2007 @ 06:21:00
Gostaria de saber como resolver a seguinte questão.
Raiz quadrada de 2 + raiz quadrada de 2 + raiz quadrada de 2 +…
Se possível explicar passo a passo.
carlos
fev 09, 2007 @ 11:08:36
kra muito bom esse site explicou e me ajudou muito
=)
vlw pelas explicações
THIAGO
dez 15, 2006 @ 13:22:54
Olá professor sei que você consegue resolver este problema,
porque eu preciso ter certeza da resposta
“5 sobre raiz cúbica de sete ao quadrado” se poder responder ficarei muito grato. obrigado
izaulino
dez 08, 2006 @ 23:20:41
gostei muito das exesplicaçoes sao muito claras espero que continue sempre assin. achein tudo o que eu precizava. esse trabalho vale 30 pts, tenho certeza de que vou conseguir esses 30 pts. muito bom valeu
gilmar alves da cunha
out 24, 2006 @ 15:10:40
gostei muito das suas explicaçoes, mas gostaria que mandasse mais exercicios.
carolina da costa
out 14, 2006 @ 21:18:42
Perfeito,acho que estou aprovada vou tirar A.achei tudo o que necessitava.
Patty
out 07, 2006 @ 12:02:59
Como se lê a fração de 1 sobre 200 ????
Daniel
set 02, 2006 @ 12:30:06
Gostaria e saber a respeito dessa equacao, raiz cubica de cinco no denominador e raiz cubica de nove no numerador.
Como resolvo este problema com indice n>2.
thais irene felipe maia
ago 27, 2006 @ 12:10:57
queria saber porque não estão mostrando neste saite radiciação com numeros racionais(fração)
Sara
ago 20, 2006 @ 15:23:18
Realmente uma excelente explicação. Clara e objetiva !
Amanda Maciel
ago 19, 2006 @ 07:59:44
Gostei muito das explicações, espero que esteja sempre atualizado,pois me ajudou muito…
Tarcy
ago 17, 2006 @ 08:54:57
Como posso resolver esa equação irracional 2V-x=12
karla de oliveira marinho
ago 15, 2006 @ 16:52:53
Gostaria de saber sobre a historia dos radicais-origem………
obrigada!!!!!!!
Newton de Góes Horta
jul 29, 2006 @ 17:28:11
[…] Resolução de exercícios sobre Radiciação com o objetivo de fixar os conceitos e as propriedades já tratadas no artigo de mesmo nome. Inicia com a questão do leitor identificado como HENRIQUE (comentário #33) sobre raiz de índice m da raiz de índice n ou como dito por ele, radical duplo. […]
HENRIQUE
jul 27, 2006 @ 14:05:58
Caro amigo, senti falta da demonstração de RADICAL DUPLO. Um exemplo prático de como se transforma em radical simples. Se puder me manda … Obg.
William
jul 05, 2006 @ 15:44:12
correção: tira
William
jul 05, 2006 @ 15:42:47
Alguém sabe o processo como se tiva raiz pelo método de divisão? Ex.: raiz de 79
Raíssa
jun 21, 2006 @ 17:29:42
é parece que newto é um grande professor!!
joelson do vales miranda
jun 21, 2006 @ 09:10:39
como vai eu não sei para quem estou enviando esta mensagem mias boa sorte
Newton de Góes Horta
jun 03, 2006 @ 14:29:45
Dete,
A resposta à sua questão implica em dissertar sobre sistemas de numeração. Portanto recomendo, para sanar sua dúvida de imediato, uma pesquisa no Google ou outro software de busca, onde você, certamente, obterá um farto material sobre o assunto.
A título de esclarecimento, se é que você não sabe, o sistema de numeração binário (ou de base 2), composto somente dos dígitos 0 e 1, é o sistema utilizado no mundo digital (computadores e outros), fortemente presente no nosso cotidiano.
Outros exemplos de sistemas de numeração são o octal (base 8 ) e o hexadecimal (base 16). Este último composto dos algarismos 0 a 9 e das letras A, B, C, D, E e F.
dete
jun 02, 2006 @ 23:46:11
Gostaria que vcs me ajudasse em entender essa questão:
número irracional tem representação decimal infinita e não periódica e um número racional tem representação decimal finita ou infinita e periódica. O que aconteceria se não estivessemos num sistema decimal? E como representar 1/3 e 1/2 na base 2?
obrigada
Newton de Góes Horta
maio 31, 2006 @ 13:55:08
Priscila,
Você está com toda a razão. Será corrigido o mais breve possível. Obrigado pelo aviso.
Priscila
maio 31, 2006 @ 12:29:08
Em *Definição – *Exemplos – *nº2, pelo menos no que pude observar, o resultado está errado.
(-2)^3 não é igual a 8 e sim a -8.
Carlos A C Ferreira
maio 29, 2006 @ 19:57:08
O resultado de 2 + raiz quadrada de 2 dividido por 2 – raiz quadrada de 2 é igual a 2 raiz quadrada de 2 ou igual a 3 raiz quadrada de 2??? Obrigado.
Ph
maio 29, 2006 @ 19:51:32
manero
Newton de Góes Horta
maio 27, 2006 @ 23:11:56
Marinete,
Os números irracionais são números com infinitas casas decimais que não se repetem periodicamente, ou seja, os números que não podem ser escrito na forma de fração (divisão de dois inteiros). Como exemplo de números irracionais, temos a raiz quadrada de 2 e a raiz quadrada de 3:
raiz quadrada de 2 = 1,4142135…
raiz quadrada de 3 = 1,7320508…
Portanto a fração que tem como numerador a raiz quadrada de 2 e como denominador a raiz quadrada de 3 é uma fração irracional e, consequentemente, irracional. Você pode ver maiores detalhes no artigo Frações Irracionais e Racionalização.
Marinete
maio 27, 2006 @ 22:14:05
gostaria de saber se raiz quadrada de 2/3 é irracional e como posso demonstrar…
Ficaria grata se tirasse minha duvida
Deise Prospero
maio 27, 2006 @ 20:41:14
gostaria que demonstrasse que a propriedade 3 é irracional
MARTA
maio 26, 2006 @ 14:02:20
O que gostaria de saber seria algo sobre o radical
makakita
maio 22, 2006 @ 18:12:04
muito bom para o entendimento da populacao moderna que usa internet um grande meio de estudo via cabo! continuem assim pois cresceram no mercado de trabalho se tornado um grande site!
aee mano eh nois lado a lado nois ate o fim
=)
jeuhuhuehuehuehuehehuhe
Viche » Frações Irracionais e Racionalização
maio 21, 2006 @ 18:25:17
[…] Para que o entendimento seja mais efetivo é imprescindível o conhecimento das propriedades de Radiciação e Potenciação, dentre outros conceitos que serão apresentados mas não demonstrados, por fugirem ao escopo da matéria. […]
Belmiro Cavalcante Machado
maio 19, 2006 @ 18:24:47
Adorei.
Muito legal.
Valeu.
Estou estagiando no Ensino Médio para conclusão do Curso de Licenciatura Plena de Matematica, Regime Especial, da Universidade Estadual do Piaui – UESPI – Núcleo de Tabocas do Brejo Velho-Ba. Estamos concluindo nosso curso agora em julho/2006. Repassarei esse novo método de ensinar aos meus colegas.
Abraços.
Belmiro – Tabocas do Brejo Velho-Ba,
outro e-mail-msn = belmiromachado2@hotmail.com
BRUNA
maio 07, 2006 @ 20:59:38
QUERIA APRENDER POSSO DAR UM EXEMPLO AI VAISO QUE TEM QUE FAZER AI VAI A EXPRESSAO (8MAIS 5 RAIZ DE 2)VEZES (8 MENOS 5 RAIZ DE 2) MENOS (1 MAIS RAIZ DE 3) VEZES (1 MENOS RAIZ DE 3)
ALANA BELÃO
maio 05, 2006 @ 02:03:58
PRECISO FAZER UM TRABALHO DE MATEMATICA SOBRE RADICIAÇÃO COM NUMEROS NATURAIS,INTEIROS, RACIONAIS, IRRACIONAIS E REAIS.
Viche » VICHE Responde #1
abr 29, 2006 @ 01:02:28
[…] Como se trata de uma questão que traz embutida um certo grau de curiosidade e aparente complexidade, decidi iniciar com ela a abertura de uma nova categoria de posts. O nome escolhido para batizá-la, VICHE Responde, foi o sugerido pelo Maujor nos comentários do artigo sobre Radiciação. […]
thiago
abr 22, 2006 @ 18:58:23
ESTE SITE É SHOW DE BOLA ENCONTREI TUDO O QUE EU QUERIA ,AQUI FIZ O MEU TRABALHO PELO SEU SITE E FECHEI VALIAM 10,00 TIREI 10,OO.CONTINUEM ASSIM ABRAÇOS THIAGO.
Viche » Equações Exponenciais
abr 16, 2006 @ 14:35:47
[…] INTRODUÇÃO Seguindo a ordem natural dos artigos sobre Potenciação e Radiciação será abordado agora as equações exponenciais. Antes, será fornecida uma breve noção sobre o conceito e propriedades da função exponencial. Considera-se, também, como pré requisito para o entendimento deste artigo o conceito de função. […]
Cleidmar
abr 12, 2006 @ 23:56:06
Consegui desevolver junto com o colega Zeno,demonstrações interessantes de raizes com indices m
Cleidmar
abr 12, 2006 @ 23:53:05
Consegui desevolver junto com o colega Zeno,demonstrações interessantes de raizes com espoesnte m
Samira
abr 12, 2006 @ 11:40:56
adorei esse site de pesquisa.. aqui encontrei tudo que eu queria para poder fazer o meu trabalho de matemática.
obrigada.
voltarei sempre aqui…
beijos e abraços..
samira
Zeno Ferreira Borges
abr 10, 2006 @ 17:26:06
Gostei muito do conteúdo, a explicação é muito clara e torna fácil o assunto, estou estagiando para conclusão do último ano do curso de Licenciatura de Matemática e repassarei esse novo método de explicação sobre raiz enésimas aos meus alunos.
O nome que sugiro é Aprendendo Raizes Enésimas com Viche.
Zeno Ferreira Borges – Universidade Estadual de Goiás – Posse – GO.
Efigenia Aparecida Ciolin Fagundes
abr 09, 2006 @ 18:27:35
Valeu! Conseguí resolver dúvida sobre Raíz enésima. um abraço.Efigênia. Belo Horizonte(MG).
ELIANA LOPES MORAES
abr 06, 2006 @ 14:37:28
MUITO BEM EXPLICADO.TENHO QUE FAZER UM TRABALHO E GOSTARIA DE TER EXEMPLOS MAIS FACEIS…OBRIGADO
Naílson
mar 28, 2006 @ 20:44:33
Esse é meu patrão!!!
Joseny Freire de Carvalho
mar 28, 2006 @ 15:42:08
Newton,
Gostei muito da explicação. Acredito que agora seja possível entender este assunto.
Watson Meyer
mar 27, 2006 @ 12:21:56
Concordo!!!!
Mais uma brilhante aula, minha sugestão é : Aprendendo com viche
Maujor
mar 26, 2006 @ 09:52:09
Mais uma brilhante aula de matemática do mestre Newton!
Minha sugestão para o nome da seção a ser criada:
Viche responde