O objetivo é apresentar as principais técnicas utilizadas na racionalização de denominadores de frações com irracionais, uma vez que não é possível estabelecer uma regra geral face à infinidade de formas que esses denominadores podem assumir.
Para que o entendimento seja mais efetivo é imprescindível o conhecimento das propriedades de Radiciação e Potenciação, dentre outros conceitos que serão apresentados mas não demonstrados, por fugirem ao escopo da matéria.
O assunto está sendo tratado em decorrência do resultado da pesquisa feita no Blog, em que obteve a segunda colocação entre os temas propostos (11 votos). Maiores detalhes podem ser obtidos através do link Consultar Pesquisas na barra lateral de navegação.
FRAÇÕES COM IRRACIONAIS
Definição
Fração com irracional é a que tem pelo menos um termo, o numerador ou o denominador, irracional ou sob radical.
Exemplos:
RACIONALIZAÇÃO DOS DENOMINADORES
As técnicas a serem explicitadas considerarão, claro, as frações dos tipos indicados nos exemplos b) e c) acima.
Tem grande importância no processo de racionalização a seguinte propriedade das frações: Uma fração não se altera quando o numerador e o denominador são multiplicados pelo mesmo número diferente de zero.
Definições
Racionalização dos denominadores irracionais de uma fração com irracional é a operação que tem por finalidade transformá-la em um número inteiro ou em uma fração equivalente com denominador racional.
Exemplos
Fator racionalizante de uma expressão irracional é uma outra expressão, também irracional, em que o produto entre elas resulta em uma expressão sem radical, ou seja, que a torne uma expressão racional.
Para que o significado de fator racionalizante seja melhor entendido nada como alguns exemplos:
Observe que nos exemplos da definição de Racionalização dos denominadores irracionais foi utilizado o conceito de fator racionalizante.
Produtos Notáveis
Os produtos notáveis, ou derivados deles, têm um papel importante na racionalização de denominadores de frações irracionais. Por isso, faço um parêntesis para, antes de colocar as técnicas, definir alguns dos mais utilizados:
1) a2 – b2 = (a + b)(a – b)
2) a3 + b3 = (a + b)(a2 – ab + b2)
3) a3 – b3 = (a – b)(a2 + ab + b2)
Note que no exemplo b) acima foi utilizado o produto notável definido em 1) e no c) o definido em 2).
Técnicas ou Regras de Racionalização Mais Frequentes
T1. Frações do tipo:
têm como fator racionalizante:
Exemplos:
T2. Frações que têm no denominador um binômio de termos que são do mesmo índice 2 (raízes quadradas):
têm como fatores racionalizantes:
respectivamente.
Demonstração do segundo tipo:
Bem simples, basta somente usar o produto notável definido em 1) acima:
A demonstração dos demais seguem raciocínio semelhante e ficam como exercício.
Exemplos
T3. Frações que têm no denominador um polinômio de termos que são do mesmo índice 2 (raízes quadradas):
A idéia é fazer recair no caso anterior mediante uma adequada associação de termos. Para ilustrar, é apresentada a demonstração para n = 3. Você observará que a racionalização necessitará de dois fatores racionalizantes.
Demonstração:
Exemplo:
T4. Frações que têm no denominador um binômio de termos que são do mesmo índice 3 (raízes cúbicas):
têm como fator racionalizante:
A demonstração já foi feita no exemplo c) da definição de fator racionalizante e é consequência dos produtos notáveis 2) e 3) definidos anteriormente.
Referências:
- Abecedário da Álgebra (Volume 1 – Ciclo Ginasial), Darcy Leal de Menezes, Rio de Janeiro, Departamento de Imprensa Nacional, primeira edição, 1959;
- Praticando Matemática, Álvaro Andrini, São Paulo, Editora do Brasil S/A.
pedro da silva
mar 29, 2009 @ 14:07:01
n gostei n explicabem
gabis,
mar 28, 2009 @ 17:06:54
MUIIITO³ show parabéns!
jeronimo
mar 17, 2009 @ 19:08:28
muito complicado
ires
mar 17, 2009 @ 17:31:22
obrigada, tirei muitas duvidas.
Kíssila
mar 16, 2009 @ 14:24:19
Parabéns pelo site..
Me exclareceu bastante..
iago
mar 14, 2009 @ 16:13:28
muito lekal ;) …
Thyago Câmara Costa
fev 08, 2009 @ 16:33:36
gostei muito desse site! respondeu muitas das minhas perguntas sobre racionalização.
obrigado.
jonathan dos santos viana
fev 06, 2009 @ 12:26:26
gostei muito dessa aula on line e pretendo visita-lo cada vez mais e mais
Osvaldo R Moura
fev 01, 2009 @ 11:34:04
Gostei muito da matéria pelos exemplos desenvolvidos, são muito úteis.
quintino
dez 15, 2008 @ 09:17:54
valeu és barra
alessandra
nov 10, 2008 @ 18:42:37
não achei nadaqueme enterce!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
thauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
katarine pereira da silva
out 26, 2008 @ 18:34:22
nossa gostei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiito desse site e d+
bjokas♥ kaathy♥
rafaela edna barbosa da silva
out 17, 2008 @ 23:35:40
Me ajudou muito mesmo até passei na prova do colégio militar
Obrigada!!
Ânnela
out 16, 2008 @ 10:13:04
respondendo a Taís …
é por que nenhum denominados pode ficar com raís…
beijoos!!!
Pedro Meneses
out 10, 2008 @ 11:10:09
Obrigado Uma Das Melhores Explicações q ja tive Very Thankyou
henrique
set 16, 2008 @ 22:55:02
FALA SERIO MEU, QUEM TIROU TODAS AS DULVIDAS NESSA EXPLICAÇAO
(E POR QUE NAO TINHA NEM UMA DULVIDA)
SIMPLESMENTE JA SABIA
(FOI GREGO PRA MIN)
bruna
set 16, 2008 @ 02:00:32
muito bom essa explicação…me ajudou muito!
obrigada
Taís
set 10, 2008 @ 22:48:03
mas por que racionalizamos o denominador?
obrigada
Lucas
ago 28, 2008 @ 14:03:24
Sem dúvida nenhuma uma das melhores explicações q já tive, tirei todas as minhas dúvidas, obrigado.
Lenon Matos
ago 24, 2008 @ 15:23:58
Muito bom esse documentário de voces ira me ajudar muito em provas de vesttibular vlw
jandeilson
ago 22, 2008 @ 13:26:44
entendi dessa vez a prof qui eu estudo naum ensina nada qui preste agora posso fazer uma prva traquilo com essa esplicação ei isso foi uma desabafo valeu bjus
tandara santiago
ago 05, 2008 @ 17:46:27
gostaria q vc me explicasem como se resolve o 1,2eo 3 caso da racionalização obrigada”!!
Andressa
ago 05, 2008 @ 14:55:15
Gostei,mais ai nao tem produtos notaveis contas e respostas que eu to fazendo um trabalho akii.beijos…
gustavo
jul 29, 2008 @ 19:05:13
eu gostei muito desse site é muito maneiro !!! agora eu sei mais sobre matematica de 8 serie e muito divertido aprende !!valeu!!!
amanda
jul 21, 2008 @ 10:46:11
eu adorei o o seu site é muito bom saber que existe varios recursos para nos ajudar!!
eu amei continuem assim!
bjssssssssss
graziele
jul 03, 2008 @ 11:03:35
oi.nossa adorei tudo q eu preciso pra estuar prab provas
JULY
jul 01, 2008 @ 18:03:55
ÓTIMO MATERIAL!!!CONTUDO, NO TÓPICO DE PRODUTOS NOTÁVEIS FOI DEMOSNTRADA CORRETAMENTE A FÓRMULA DO “QUADRADO DA SOMA”, NO ENTANTO ELA FOI CONSIDERADA IGUAL A “SOMA DOS QUADRADOS”, QUE NESSE CASO É MUITO PARECIDO NA FORMA DE PRONUNCIAR O TERMO, MAS NÃO NO RESULTADO !!!O MESMO ACONTECE COM O CUBO DA SOMA E O QUADRADO DA DIFERENÇA!!!
Jéssica
jun 22, 2008 @ 20:26:44
Como eu multiplico racionais ?
renata.rodrgues terra
jun 16, 2008 @ 19:07:07
nao gostei!!!!!!!!!!!!!!!
Isabela Fernanda Dias Assis
jun 12, 2008 @ 19:06:50
Oi…………eu me chamo isabela e eu queria informar-lhe de que a linguagem usada aki neste site dificulta muito o entendimento.Voçê deveria escrever o passo a passo das contas….pois fui tentar aprender á racionalizar e acabei nao entendendo nada do site.Tente pesquisar todas as regras e o passo á passo das continhas ok?
Érica
jun 09, 2008 @ 17:51:44
Urgente!!!!!!!!!!!!!!
Já pesquisei em váaaaaaaaaaarios sites, livros e todo o mais e não consigo encontrar uma explicação para esse sistema linear de 3 equações com 3 incógnitas.
9a-3b+c=0
a+b+c=32
25a+5b+c=0
Gostaria de saber se alguém pode me mostrar a resolução ou simplesmenter me explicar do que se trata.
Muito grata desde já.
Ludmylla Larrana
jun 08, 2008 @ 13:36:24
Parabéns pelo site!
É ótimo me ajudou bastante!
Amayra Cris
jun 07, 2008 @ 18:24:45
Oi gostaria que alguém me ajudasse a resolver esse exercício:
________1_________
1+raiz de 2+raiz de 3
Estou no aguardo!
Obrigada
layza
jun 06, 2008 @ 20:17:50
adorie muito
dolfo
jun 02, 2008 @ 09:25:35
ei cara!!!!
teu site é muito legal…
mas….
vc num pode deixar quase todas as contas subentendidas não!!!
pq tem gente que procura raionalizações mais detalhadas pra entender melhor!
rosangela
jun 01, 2008 @ 19:55:35
Está muito boa a explicação! Sou professora de matemática e consegui tirar uma dúvida para encrementar a minha aula.
muito obrigada.
thiago neto
maio 27, 2008 @ 21:52:14
gostei esclareceu muito as minhas duvidas
mas deveriam explicar mais
José Elias
maio 23, 2008 @ 00:50:59
Minha dúvida no desenvolvimento:
(1/3+√8)-(1/3-√8)
Angelica
maio 20, 2008 @ 14:15:30
alguem me explica essas contas…pq amanha tenho prova!
tipo me mandem contas por sits tals….pq nao entendo matematica….é mt dificil é umas das piores materias…mil vezes ingles….por favor algume me ajuda!
Obrigadooooo!
gui
maio 05, 2008 @ 00:21:26
aFfêÊ..fala sééério..
é o pior site do mundo..
eu já não estava entendendo..depois de entrar aqui então..P-I-O-R-O-U..
dionisio papel
abr 25, 2008 @ 09:38:00
mais conteudo sobre matematica
Indiara Casanova
abr 23, 2008 @ 23:56:27
Me ajudem a resolver: 4 + 2V3 sobre V6-V3+V2-1 (V=raiz quadrada)
diane vieira
abr 17, 2008 @ 10:05:59
ótimo.esse site é tudo de bom adorei…
conseguir o q eu queria.
bjos a todos,,,
tchau.
naiane
abr 12, 2008 @ 18:35:48
eu gostei muito desse saite mas bem, voces podia muito por uma colculadora automatica pq nós presisamos e adorariamos muito obrigada por me ouvir mas nao esqueça uma calculadora é muito bom é facil de aprende e é o que preocuro e oq presisamos valeu ai atenda meu pedido to esperendo voltar aqui e o meu pedido realizado se presisar to aqui. meu nome é naiane de oliveira martins tenho14 anos tou na oitava série sou solteira e moro na rua matheus lemes 496 cambé parána brasil fone3251 21 42.
eu nao vou poder ficar mais pq nao achei oque quero a achar calculadora automatica mas vou volta e tenho esperança que vou achar. bjssssssssssssssss xauuuuu valeu aiiii
wilson brant
abr 11, 2008 @ 10:22:55
Parabens pelo site! Sou pai de um jovem de 15 anos, meu negocio eh entender bem a materia dele para depois tentar somar com ele. Abracos, voltarei mais vezes!
laegila
abr 05, 2008 @ 17:17:51
parabens pelo site o conteudo e muito bom e o mais importante ele tem clareza no desenvolvimento das equaçoes…
Karine e Daíse
abr 04, 2008 @ 14:44:25
Esse assunto e muito interesante por que com essa pesquisa nós aprendemos mais.
, Matheus .
mar 17, 2008 @ 14:42:53
Massa (y.
;)
Érika
mar 16, 2008 @ 21:40:47
Bom, eu adoorei a explicacação,poois eu estudando isso na 8 série, e era tudo que eu queria para poder intender melhor o assunto ^^ !
Obriigada ;D
beeijo ;*
Domingos
mar 10, 2008 @ 21:28:20
Excelente !! Guia rápido de bolso.