Edição de Código no WordPress

Uma das coisas que acho trabalhosa no WordPress é editar código.

Visualmente no editor do WP, quando se digita um trecho de código, tudo parece funcionar as mil maravilhas. Os problemas surgem quando se aciona o botão salvar ou publicar do editor. Ele destroi toda a indentação, importante para uma leitura mais adequada do código, e faz uns ajustes automáticos no HTML que geram, as vezes, resultados imprevisíveis.

Esse comportamento, talvez, seja decorrência do fato de o WP ter sido criado, também e principalmente, para quem não conhece a linguagem de marcação.

Questionei algumas pessoas sobre esses fatos e, para minha surpresa, as dificuldades que elas tinham eram muito semelhantes. Utilizo-me bastante do Writely para a edição dos meus posts, mas os problemas permanecem, tanto na publicação a partir desse editor, como através da velha e conhecida técnica de copiar e colar.

Se não me engano, li também, provavelmente por conta dessas deficiências, que outras pessoas utilizam plugins para substituir o editor padrão do WP. Se é de seu conhecimento e funciona, agradeceria se você deixasse a sua indicação nos comentários.

Eu, do lado de cá, fiz uma rotina simples em AJAX para, paliativamente, solucionar os (meus) problemas mencionados e que disponibilizo a seguir para sua apreciação e julgamento.

Leia Mais ...

Notícias Expressas #3 – Novo Tema

Motivado pelo Desafio do Maujor, recém concluído com a vitória do excelente trabalho do Sérgio Burlamaqui, criei o tema Viche para o Blog. Não é pretensão, nem de longe, fazer comparações, pois não sou Web Designer (e mesmo que fosse). Apenas dedico um pouco de meu tempo lendo (praticando, nem tanto) assuntos relacionados à área(…)

Leia Mais ...

Curiosidade Matemática #3 – Como Pode??

Estes dias recebi um E-Mail de um amigo com o título “Como Pode??” e a questão abaixo, com a seguinte solicitação “me explica matematicamente”.

A matemática tem coisas que nem Pitágoras explicaria. Aí vai uma delas…

Pegue uma calculadora porque não dá pra fazer de cabeça, a não ser que você seja um gênio, ou seja parecido comigo…

  1. Digite os 4 primeiros algarismos de seu telefone (não vale número de Celular);
  2. multiplique por 80;
  3. some 1;
  4. multiplique por 250;
  5. some com os 4 últimos algarismos do mesmo telefone;
  6. some com os 4 últimos algarismos do mesmo telefone de novo;
  7. diminua 250;
  8. divida por 2…

Reconhece o resultado?

Para essa eu tiro o chapéu…

Leia Mais ...

Saudades da Minha Maria e o Dia dos Pais

O dia 21/08/2006 se aproxima e vem a lembrança de que Minha Maria completaria, nessa data, 80 anos ou oito décadas de vida. Certamente, por isso, veio também e muito forte a saudade, apesar de serena. O tempo apenas ameniza esse sentimento e torna a ausência mais aceitável.

Saudades de Minha Maria, a quem devo muito e com quem compartilhei experiências, amor, amizade, carinho e tantas outras coisas inerentes à vida em comum. Ah! e as outras coisas, principalmente aquelas em que ocorrem conflitos passageiros, a gente relega, esquece, afasta quando se trata de uma pessoa muito querida.

Apesar da minha Maria não ter sido adepta desse tipo de comportamento, ninguém é perfeito. Sua postura sempre foi a de servir e unir, mesmo que em volta dela.

Saudades da minha Maria, pessoa simples e generosa com escassos conhecimentos formais mas com uma visão de mundo como poucas. Tinha a admirável capacidade de aceitar e respeitar as pessoas e os avanços sociais, culturais e tecnológicos com muita naturalidade, mesmo que, as vezes, contra os seus princípios, firmados com base em outro ambiente e outra época.

Leia Mais ...

Análise Combinatória

Em nosso cotidiano é muito comum nos depararmos com situações que envolvam problemas de contagem. Desde as mais simples, em que se é possível determinar através, por exemplo, de um diagrama de árvore, a quantidade de maneiras em que dois ou mais eventos correlacionados podem ocorrer, como com situações em que é necessário se utilizar de métodos especiais de contagem.

Um exemplo simples consiste em determinar quantos anagramas podem ser formados com o uso das quatro letras da palavra BLOG. Mesmo que você ainda não conheça a teoria da Análise Combinatória, é perfeitamente possível chegar ao resultado através da listagem exaustiva das possibilidades ou do uso de um diagrama. Veja abaixo uma das formas de se demonstrar que existem 6 possibilidades de anagramas iniciados com a letra B (BLOG, BLGO, BOLG, BOGL, BGOL e BGLO).

Exemplo de Diagrama

O uso do mesmo raciocínio para as demais letras (L, O e G) nos permite concluir que o número de possibilidades é igual a 24 (4 x 6). Adiante, veremos que a solução é bastante simples, não havendo necessidade de montar um diagrama como o acima, a menos que se queira saber quais são os anagramas, para estabelecer com precisão o resultado.

Mesmo esse caso exige um pouco de trabalho e interpretação para se obter o valor. Agora imagine se você necessitasse determinar a sua chance de ganhar na Mega Sena ou saber quantas placas de carros podem ser construídas com o uso de três letras e quatro algarismos?

É óbvio que o método utilizado acima seria totalmente impraticável para solucionar essas questões. São situações desse tipo, em que se exige a organização e a contagem de grupos, que serão o objeto deste artigo.

Princípio Fundamental da Contagem

O princípio fundamental da contagem estabelece de quantas maneiras dois ou mais eventos correlacionados podem ocorrer.

Assim, se um evento A pode ocorrer de m maneiras diferentes, representadas por a1, a2, …, am, e, se para cada uma dessas m maneiras um segundo evento B, pode ocorrer de n maneiras diferentes, representadas por b1, b2, …, bn, então o número de maneiras que esses eventos podem ocorrer, um seguido do outro, é igual a mn.

Leia Mais ...

Tecelagem Popular no Triângulo Mineiro – Estrutura das Classes I

Apesar das colocações sobre as razões de não publicar o detalhamento do “modelo matemático” – a Estrutura das Classes -, passo a fazê-lo agora em função de mensagem recebida de um representante da classe, onde ele coloca que o fato em si “não traria nenhum prejuízo social aos tecelões que empregam a técnica repasso”.

É condição prévia para o entendimento deste artigo os conceitos esboçados nos anteriores os quais podem ser visualizados (e lidos) na Categoria Tecelagem.

Entenderemos por Estrutura de uma Classe à propriedade geral que estabelece as condições necessária e suficiente para a determinação de seus elementos dentro de um universo mais amplo.

A estrutura será instituída sem considerar a frequência com que os pares de pedais são pisados e o número de ES que constitui cada sequência de pedalagem. Essas duas variáveis, explicadas em artigos anteriores, são os indicativos que destinguem e determinam os diversos elementos pertencentes a uma classe, tomando-se por base os códigos repassos utilizados no Triângulo Mineiro.

Classe XADREZ SIMPLES (XDS)

A propriedade geral (a estrutura) da classe consiste na alternância entre dois pares de pedais escolhidos entre os quatro utilizados na construção dos padrões.

Genericamente, é representada com sendo o ciclo orientado

Estrutura Classe XDS

onde a e b simbolizam dois pares de pedais quaisquer e distintos.

Leia Mais ...