Depois de muito tempo e a paciente espera do Amós Vilarinho Rangel, um representante da classe dos tecelões, disponibilizo a versão 1.0 do Gerador de Padrões – Técnica Repasso.
Sob o aspecto técnico, consiste de programas em PHP, de rotinas em Javascript/AJAX e de um pouco de CSS e XHTML. Contém um formulário para digitação dos campos necessários (os fundamentais são a sequência de pedalagem e as cores da trama e do urdume) para gerar os padrões de tecidos e uma breve explanação de como utilizá-lo.
Além do que, no combobox Exemplos do gerador é relacionado alguns códigos repasso (reais) extraídos da pesquisa com o objetivo de demonstrar a sua funcionalidade. Basta selecionar qualquer um deles e os campos são exibidos após uma consulta a uma tabela MySQL, via AJAX, e clicar no botão “Gerar” na parte inferior do formulário. Neste caso recomendo, apenas, alterações nas cores, se assim o desejar.
Atenção! A versão 1.0 não armazena as informações digitadas no banco de dados do Viche. No entanto, na página com o resultado, elas são exibidas. Sugiro, portanto, anotá-las ou utilizar os famosos Ctrl+C (copiar) antes da execução e o Ctrl+V (colar) no caso de necessidade de um novo experimento.
As paletas de cores são bem simples e não há validação dos campos preenchidos, nesta versão. Deixo para fazê-la após sua avaliação.
Acrescentada uma terceira cor cinza fixa (#666666) em alguns pontos da trama de modo a proporcionar uma melhor visualização do padrão.
E, finalmente, só me resta aguardar as críticas – ou elogios :-) – e as sugestões de melhorias do gerador, que peço sejam registradas nos comentários deste post.
[UPDATE: 17/09/2006]A modificação básica efetuada no gerador, da versão 1.0 para a 1.01, consistiu em substituir a exibição do padrão no formato de tabela para o formato em folhas de estilos. A nova versão pode ser acionada no link exibido a seguir, onde você observará que houve um ganho significativo na performance se comparada com a versão anterior.
Gerador de Padrões – Técnica Repasso: Versão 1.01
A versão 1.01 foi testada no FF, IE, Netscape e Opera, sendo que neste último o padrão é renderizado com um tamanho maior do que nos demais.
[UPDATE]powered by performancing firefox
Sonia Ferrari
mar 04, 2010 @ 21:00:50
Newton,
parabens pelo trabalho, navegando pela Internet à procura de dicas que explicasse como tecer em tear de pedal, e com prazer achei o seu trabalho. Estou encantada, já fiz vários exemplos e estou adorando.
Obrigada
Sonia – RJ
maria jaci alves
maio 17, 2009 @ 21:46:16
newtom goes pelo gerador de padroes este trabalho e importantisimo evae ser tabem muito mas rapido nos nau precizaremos pasar mais nos liços e nenpentes eu vou ficcar esperando o resultado estou encantada com estas pesquisas eu como. tecelã tenho.que agradeser. parabenlisar.pela sua responsabilidades com aclase de tecelões obrigado.
Maria Jaci Alves
abr 27, 2009 @ 00:24:09
eu gostaria muito que me mandasse o repasso de borboleta
eu entendo todos os repassos mas não tenho o costume
com codico, eu trabalho os tracinhos mais não entendo bem
os de pezinhos ,gostaria que me mandasse este assima citado
com os risquinhos ,estou encantada com este trabalho esta
profição eu me orgulho dela.
muito obrido
Nilde
jan 28, 2007 @ 18:33:20
Newton, parabens pela iniciativa de publicar o gerador de padrões. Estou simplesmente apaixonada por ele, pois procuro por uma ferramenta parecida há um tempão. Obrigadão
Nilde – tecelã – brasília/DF
Newton de Góes Horta
set 23, 2006 @ 20:21:05
Armando e Idalina,
É um prazer estar contribuindo com a classe, mesmo com esta versão preliminar que submeti para avaliação. A tendência, espero, é evoluir.
E nesse sentido conto com a colaboração de vocês.
Armando e Idalina
set 23, 2006 @ 19:42:53
Caro Newton Goes, Parabens pelo trabalho apresentado (gerador de padroes) somos amigos do Amos Rangel e compartilhamos com ele um pequeno atelie de tecelagem aqui em Niterói. O gerador de Padroes só veio para acrescentar dinamismo e facilidade para nós artesoes. Com ele não precidaremos mais colocar um urdume no tear e fazer uma passagem completa pelos liços e após isso aí sim ver o resultado do trabalho. Agora poderemos fazer testes e mesclar padrões já vendo o resultado de pronto.
Muito obrigado mais uma vez pela ajuda e interesse. ficaremos ligados no seu site para novidades,
um grande abraço
Armando e Idalina – Tecelagem Tear & Trama – Niterói-rj
Newton de Góes Horta
set 20, 2006 @ 20:28:58
Amós Rangel,
Fiquei extremamente satisfeito em ter contribuído. E agradeço, sinceramente, os elogios feitos.
Continuo com as pesquisas para agilizar ainda mais a renderização (montagem do padrão). Conto, agora, com o apoio do Erick Major, programador PHP (entre outras habilidades), do blog Webdeveloper.
Qualquer novidade nesse sentido lhe comunico antecipadamente.
Sugestões para melhorar o gerador serão bem vindas, em especial, da classe de tecelões brasileiros.
Ah! Corrigi o seu nome citado no corpo do artigo :-)
Abraços,
Amós Vilarinho Rangel
set 20, 2006 @ 17:14:49
Prezado Nilton Horta,
Estamos sem palavras para agradecer pelo seu empenho e atenção para com a tecelagem manual.
INÉDITO ! INCRÍVEL ! FANTÁSTICO !
Já estamos divulgando esse feito inédito e inestimável no setor têxtil no Brasil : um serviço de contrução e elaboração de padronagem ao vivo e à cores e público.
É um extraordinário resultado concluindo a magnífica pesquisa e livro “TECELAGEM POPULAR NO TRIÂNGULO MINEIRO”.
Parabéns pela sua dedicação, estamos muito gratos.
Erick M Santos
set 18, 2006 @ 12:23:20
Olá Newton!
Muito boa a interação do Ajax com PHP. A opção de gerar imagens com a cor que o usuário escolher é genial! Além disso a cor cinza realça mesmo as imagens. Parabéns!