Este artigo e o a ser publicado – Parte II – se propõem a apresentar as principais propriedades da Teoria dos Conjuntos, que tem sua origem nos trabalhos do Matemático russo Georg Ferdinand Ludwig Phillipp Cantor, nascido em S. Petersburgo (1845-1918), e são decorrência de três axiomas ou noções primitivas – noções cuja verdade é de si evidente:
a) Conjuntos
A noção de conjunto em Matemática é praticamente a mesma utilizada na linguagem cotidiana: agrupamento, classe, coleção. Por exemplo:
- Conjunto das letras maiúsculas do alfabeto;
- Conjunto dos números inteiros pares;
- Conjunto dos dias da semana;
- Conjunto dos Presidentes da República do Brasil.
b) Elemento
Cada membro ou objeto que entra na formação do conjunto. Assim:
- V, I, C, H, E são elementos do primeiro conjunto acima;
- 2, 4, 6 são elementos do segundo;
- Sábado, Domingo do terceiro; e
- FHC, Lula do último.
c) Pertinência entre elemento e conjunto
Por exemplo, V é um elemento do conjunto das letras maiúsculas do alfabeto, ou seja, V pertence àquele conjunto. Enquanto que v não pertence.
Como se vê são conceitos intuitivos e que se supõe sejam entendidos (evidentes) por todos.
Notação
Conjunto: Representado, de forma geral, por uma letra maiúscula A, B, C, …
Elemento: Por uma letra minúscula a, b, c, x, y, z, …
Pertinência: Sejam A um conjunto e x um elemento. Se x é um elemento de A (ou x pertence a A) indicamos por:
Caso contrário, ou seja, se x não é um elemento de A (ou x não pertence a A) escrevemos:
Representações de Conjuntos
a) Extensão ou Enumeração
Quando o conjunto é representado por uma listagem ou enumeração de seus elementos. Devem ser escritos entre chaves e separados por vírgula ou ponto-e-vírgula.
Exemplos:
- Conjunto dos nomes de meus filhos: {Larissa, Júnior, Thiago, Juliana, Fabiana};
- Conjunto dos meses com menos de 31 dias: {fevereiro, abril, junho, setembro, novembro};
- Conjunto dos números pares inteiros maiores do que 8 e menores do que 22: {10; 12; 14; 16; 18; 20}.
Observações:
- Na representação por extensão cada elemento deve ser escrito apenas uma vez;
- É uma boa prática adotar a separação dos elementos em conjuntos numéricos como sendo o ponto-e-vírgula, para evitar confusões com as casas decimais: {2;3;4} e {2,3;4};
- Esta representação pode, também, ser adotada para conjuntos infinitos em que se evidencia a lei de formação de seus elementos e colocando-se reticências no final: {2, 4, 6, 8, 10, …};
- Representação semelhante pode ser adotada para conjuntos finitos com um grande número de elementos: {0, 1, 2, 3, …, 100}.
b) Propriedade dos Elementos
Representação em que o conjunto é descrito por uma propriedade característica comum a todos os seus elementos. Simbolicamente:
A = {x | x tem a Propriedade P}
e lê-se: A é o conjunto dos elementos x tal que (|) x tem a propriedade P.
Exemplos:
- A = {x | x é um time de futebol do Campeonato Brasileiro de 2006};
- B = {x | x é um número inteiro par e 8 < x < 22}. Último exemplo do item a) acima;
- C = {x | x é um deputado federal eleito em 2006}.
c) Diagrama de Euler-Venn
Um conjunto pode ser representado por meio de uma linha fechada e não entrelaçada, como mostrado na figura abaixo. Os pontos dentro da linha fechada indicam os elementos do conjunto.
Conjunto Unitário e Conjunto Vazio
Embora o conceito intuitivo de conjunto nos remeta à idéia de pluralidade (coleção de objetos), devemos considerar a existência de conjunto com apenas um elemento, chamados de conjuntos unitários, e o conjunto sem qualquer elemento, chamado de conjunto vazio (Ø).
O conjunto vazio é obtido quando descrevemos um conjunto onde a propriedade P é logicamente falsa.
Exemplos de Conjuntos Unitários:
- Conjunto dos meses do ano com menos de 30 dias: {fevereiro};
- Conjunto dos números inteiros maiores do que 10 e menores do que 12: {11};
- Conjunto das vogais da palavra blog: {o}.
Exemplos de Conjuntos Vazios:
- {x | x > 0 e x < 0} = Ø;
- Conjunto dos meses com mais de 31 dias;
- {x | x2 = -1 e x é um número real} = Ø.
Conjunto Universo
É o conjunto ao qual pertencem todos os elementos envolvidos em um determinado assunto ou estudo, e é simbolizado pela letra U.
Assim, se procuramos determinar as soluções reais de uma equação do segundo grau, nosso conjunto Universo U é R (conjunto dos números reais); se estamos interessados em determinar os deputados federais envolvidos com o mensalão, nesse caso o universo U tem como elementos todos os deputados federais da atual legislatura.
Portanto, é essencial, que ao descrever um conjunto através de uma propriedade P, fixemos o conjunto universo em que estamos trabalhando, escrevendo:
Igualdade de Conjuntos
Dois conjuntos A e B são iguais quando todo elemento de A pertence a B e, reciprocamente, todo elemento de B pertence a A:
Observações:
- A título de ilustração: O A invertido na expressão acima significa “para todo”;
- {a, b, c, d} = {d, b, a, c}. O que demonstra que a noção de ordem não interfere na igualdade de conjuntos;
- É evidente que para A ser diferente de B é suficiente que um elemento de A não pertença a B ou vice-versa: A = {a, b, c} é diferente de B = {a, b, c, d}.
Subconjunto
Um conjunto A é um subconjunto de (está contido em) B se, e sómente se, todo elemento x pertencente a A também pertence a B:
onde a notação
significa “A é subconjunto de B” ou “A está contido em B” ou “A é parte de B”. A leitura da notação no sentido inverso é feita como “B contém A”. Observe que a abertura do sinal de inclusão fica sempre direcionado para o conjunto “maior”. Na forma de diagrama é representado como:
Exemplos:
- {1; 2; 3} C {1; 2; 3; 4; 5; 6}
- Ø C {a, b};
- {a, b} C {a, b};
- {a, b, c} ¢ {a, c, d, e}, onde ¢ significa “não está contido”, uma vez que o elemento b do primeiro conjunto não pertence ao segundo.
Observe que na definição de igualdade de conjuntos está explícito que todo elemento de A é elemento de B e vice-versa, ou seja, que A está contido em B e B está contido em A. Assim, para provarmos que dois conjuntos são iguais devemos provar que:
Propriedades da Inclusão
Sejam D, E e F três conjuntos quaisquer. Então valem as seguintes propriedades:
- Ø C D: O conjunto vazio é subconjunto de qualquer conjunto;
- D C D: Todo conjunto é subconjunto de si próprio (propriedade Reflexiva);
- D C E e E C D => D = E: veja acima (propriedade Anti-Simétrica);
- D C E e E C F => D C F: Se um conjunto é subconjunto de um outro e este é subconjunto de um terceiro, então o primeiro é subconjunto do terceiro (propriedade Transitiva).
Com exceção da primeira propriedade, a demonstração das demais é bastante intuitiva e imediata. Vamos, portanto, provar a primeira:
Partimos da tese de que se o conjunto vazio não é um subconjunto de D, então é necessário que pelo menos um elemento desse conjunto não esteja contido no conjunto D. Como o conjunto vazio não possui nenhum elemento, a sentença Ø ¢ D é sempre falsa. Logo, o conjunto vazio está contido em D é sempre verdadeira.
Conjunto das Partes
Chama-se Conjunto das Partes de um conjunto E – P(E) – o conjunto formado por todos os subconjuntos de E:
Exemplos:
- Se A = {a, b, c}, então P(A) = {Ø, {a}, {b}, {c}. {a.b}, {a.c}. {b,c}, {a,b,c}}
- Se B = {a, b}, então P(B) = {Ø, {a}, {b}, {a,b}};
- Se C = {a}, então P(C) = {Ø, {a}}.
Observações:
- Enfatizo, apesar de colocado na própria definição, que os elementos de P(E) são conjuntos;
- Assim, deve-se ter atenção quanto ao emprego dos símbolos pertence (não pertence) e contido (não contido);
- No primeiro exemplo acima: {a} pertence a P(A) e {{a}} é um subconjunto de P(A);
- Se definirmos n(E) como sendo o número de elementos do conjunto E, então n(P(E)) = 2n(E). A propriedade é válida para conjuntos finitos;
- Veja nos exemplos: n(A) = 3 e n(P(A)) = 8 = 23, n(B) = 2 e n(P(B)) = 4 = 22 e n(C) = 1 e n(P(C)) = 2 = 21.
A demonstração do item 5. é feita pelo Princípio da Indução Finita e será feita oportunamente.
Por enquanto é só. Aguardem o próximo artigo. Enquanto isto dê a sua opinião nos comentários, ela é muito importante.
Referências
- Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977;
- Matemática para o Ensino Médio: Volume Único, Manoel Jairo Bezerra, São Paulo, Editora Scipione, 2001.
mar 30, 2013 @ 23:46:06
as fotos não estão abrindo alguém me ajuda ???
mar 31, 2013 @ 10:35:01
Fabiana, resolvido. Favor acessar o artigo novamente.
out 08, 2013 @ 17:06:12
ai ajudo bastante sabi hoje eu sou a melhor aluna em matemetica e gamhei um muito bom por causa dessa pesquisa brigada thanks!!!
mar 10, 2013 @ 16:29:20
muito obrigada por simplificar a matéria
set 20, 2012 @ 09:53:43
Muito obrigada, o conteúdo está bem completo e de uma forma que dá pra compreender facilmente! Me ajudou muito ;)
set 05, 2012 @ 05:26:23
gostei,pude entender algumas coisas e que estavam mesmo bem claras e optimas……….cool
out 08, 2013 @ 17:08:02
me ajudou tive MBOM nesse trabalho e hhoje sou a melhor aluna!!!!thanks!
jul 22, 2012 @ 15:56:04
obrigado por ajudar a esclarecer nossas dúvidas
maio 02, 2012 @ 08:49:56
este site é muito bom para nós alunos e professores.
aqui nós tiramos nossas duvidas.
abr 11, 2012 @ 09:59:23
È simplesmente show de bola,pára não; estamos juntos,eu precisando de conhecimento e você fortalecendo,não só a minha pessoa mas como todo o conjunto “U’,VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
abr 03, 2012 @ 18:47:11
putz muito bom,tenho que fazer uma prova amanha com esse conteúdo,e não sabia nem por onde começar,agora eu entendi tudo de uma maneira mais prática.
vlw.bjss
mar 26, 2012 @ 20:44:22
parabens que forma pratica e integra de ensinar
mar 20, 2012 @ 13:10:31
Gostaria que vc me enviassem uma lista de exercicio somente desta matéria acima citada.
mar 15, 2012 @ 22:10:50
adorei esta conteudo é muito bacana mesmo…
mar 12, 2012 @ 18:33:57
nossa veio que matéria dificil tenho que estudar para epcar mt fodaa
jan 30, 2012 @ 16:48:00
vlw! site melhor não tem! tirei todas minhas duvidas!
jan 12, 2012 @ 15:22:03
Muito bom,aprendi muito com essas informações.nota:10
nov 05, 2011 @ 16:20:23
Nota mil, muito bom
Ensinou legal
set 27, 2011 @ 13:41:37
legal gostei muito xero pra todos
set 27, 2011 @ 13:40:09
gostei do site suas explicaçães são claras e objetivas
set 21, 2011 @ 15:43:04
este site e muito legal, explicação do assunto e bem objetiva e para quem ja esta algum tempo sem estudar e um otimo começo.
jul 31, 2011 @ 19:27:27
Muito bom a explicação, de facil assimilação, parabéns.
jul 29, 2011 @ 12:09:29
Muito bom o material de voces, A linguagem de fácil assimilação.
Parabéns!!!
jun 24, 2011 @ 20:40:27
legal
jun 24, 2011 @ 14:01:45
Mt Legal, eu estou estudando mt pra prova da epcar se mais alguem aqê quiser estudar. Podemos estudar via msn, slá webcam. Estudar sozinho éh horrivel.
soh me adc no msn *-*
ericles_freedon@hotmail.com
maio 28, 2011 @ 12:40:31
Vei muito bom explica os símbolos mesmo assim ainda explica todo o resto sem parar para explicar cada um e bem detalhado muito bom mesmo.
maio 05, 2011 @ 11:26:43
bom mas falta uma esplicação mais detalhada sobre certos simbolos.
abr 26, 2011 @ 03:04:57
Nossa,sem dúvidas venho prestar meus agradecimentos pelo grande conteúdo.De fato é muito bem explicado,detalhado,ótimo! Obrigada mesmo pela disponibilidade deste material!
abr 18, 2011 @ 15:53:57
eu naum gostei do trabalho
pq vcs naum esplikaram direito
e + esse troço ñ presta ta ligado
abr 12, 2011 @ 16:10:50
É um site muito bom e cheio de informações úteis, pena é que nem todo mundo reconhece isso. Tá de Parabés pelo site, Nota 10. ;D