O Viche tem recebido visitas a partir de pesquisas efetuadas no Google com o termo triângulo em função dos artigos publicados sobre Tecelagem Popular no Triângulo Mineiro. Assim, com o objetivo de atender esse indicativo presente nas estatísticas do blog passo a escrever sobre conceitos relacionados ao termo mencionado: mais especificamente sobre Semelhança entre Triângulos.
Antes, vamos definir o que é congruência entre triângulos.
Congruência entre Triângulos
Dois triângulos (ou de forma geral, duas figuras planas) são congruentes quando têm a mesma forma e as mesmas dimensões, ou seja, o mesmo tamanho.
Já a semelhança entre triângulos, objeto do artigo, aborda o conceito mais amplo onde se tem triângulos com a mesma forma, mas não necessariamente com o mesmo tamanho. Em outras palavras, congruência é um caso particular de semelhança entre triângulos no sentido de que se dois triângulos são congruentes necessariamente eles são semelhantes, mas o contrário não é verdadeiro, como você observará daqui em diante.
Definição de Semelhança entre Triângulos
Dizemos que dois triângulos são semelhantes se, e somente se, possuem seus três ângulos ordenadamente congruentes e os lados homólogos (homo = mesmo, logos = lugar) proporcionais.
Traduzindo a definição em símbolos:
Observe que as três primeiras expressões entre os parêntesis indicam a congruência ordenada dos ângulos e a última a proporcionalidade dos lados homólogos.
Em bom português, podemos, ainda, definir a semelhança entre triângulos através da frase: dois triângulos são semelhantes se um pode ser obtido pela expansão uniforme do outro (caso deseje comprovar veja o programa em Java descrito abaixo).
Razão de Semelhança
Denominamos o número real k, que satisfaz as igualdades abaixo entre os lados homólogos, como a razão de semelhança dos triângulos:
Para uma idéia melhor dos conceitos acima sugiro uma visita ao programa em Java de Karlos Gomes. A imagem inicial da página é apresentada a seguir, onde temos dois triângulos entre um feixe de três retas com origem no ponto C. Ao arrastar o triângulo rosa para cima ou para baixo, o ponto em vermelho no segmento de reta indica o valor da razão de semelhança correspondente. Ao colocar o triângulo rosa exatamente sobre o verde você observará que a razão de semelhança é igual a 1, como era de se esperar (você sabe dizer o significado deste fato?).
O único problema é que o programa demora a carregar. Tenha um pouco de paciência, e espere, vale a pena. Após, por favor, retorne a este artigo :-).
Exemplo
Dados os triângulos ABC e DEF semelhantes com as medidas dos lados indicadas abaixo, calcule as medidas dos lados e e d do segundo triângulo.
Solução:
Como os triângulos são semelhantes por hipótese, vem, pela razão de semelhança, que:
c = kf => k = c/f => k = 4/8 = 1/2
De forma análoga:
a = kd => 8 = (1/2)d => d = 16
b = ke => 6 =(1/2)e => e = 12
Propriedades
a) Reflexiva: Todo triângulo é semelhante a si próprio.
b) Simétrica: Se um triângulo é semelhante a um outro, este é semelhante ao primeiro.
c) Transitiva: Se um triângulo é semelhante a um segundo e este é semelhante a um terceiro, então o primeiro é semelhante ao terceiro.
Teorema Fundamental
Se uma reta é paralela a um dos lados de um triângulo e intercepta os outros dois em pontos distintos, então o triângulo que ela determina é semelhante ao primeiro.
A demonstração do Teorema Fundamental é feita a partir do Teorema de Tales, que por sua vez pode ser demonstrado a partir dos critérios de semelhança definidos abaixo (fica como exercício).
Se um feixe de retas paralelas tem duas transversais, então a razão entre dois segmentos quaisquer de uma é igual à razão entre os segmentos correspondentes na outra.
Demonstração do Teorema Fundamental:
A demonstração da congruência dos ângulos dos triângulos ABC e ADE (figura abaixo) decorre do fato de que ângulos correspondentes determinados por duas paralelas são congruentes. Assim, o ângulo B é congruente ao D e o ângulo C é congruente ao E. Como o ângulo A é comum aos dois triângulos concluímos a primeira parte da demonstração.
Pelo Teorema de Tales temos que:
m(AD)/m(AB) = m(AE)/m(AC) [1]
Por E construímos a reta EF paralela a BD, conforme indicado na figura acima. Do paralelogramo BDEF temos que m(DE) = m(BF). E, novamente, pelo Teorema de Tales:
m(AE)/m(AC) = m(BF)/m(BC) => m(AE)/m(AC) = m(DE)/m(BC) [2]
De [1] e [2] vem que os lados homólogos são proporcionais, o que conclui a demonstração.
Observação: Nos termos do tipo m(AE), utlizados acima, imagine uma barra sobre AE para se ter a notação correta conforme indicado anteriormente.
Critérios de Semelhança de Triângulos
Critério AA => Ângulo-Ângulo: Se dois triângulos têm dois ângulos internos correspondentes congruentes, então os triângulos são semelhantes.
Demonstração:
No caso dos dois triângulos serem congruentes, nada há a demonstrar, pois por definição de congruência os triângulos são necessariamente semelhantes. Suponhamos, então, como indicado na figura, o triângulo ABC maior que o triângulo DEF e construamos o triângulo AGH tal que a medida do lado AG seja igual à medida do lado DE, o ângulo G congruente ao ângulo E e H sobre o lado AC.
Além disso, como o ângulo A é congruente ao ângulo D, por hipótese, o triângulo AGH é congruente ao triângulo DEF (critério ALA da congruência entre triângulos) e portanto semelhantes.
Por outro lado, pelo Teorema Fundamental, temos que o triângulo AGH é semelhante ao triângulo ABC, já que o lado GH é paralelo ao lado BC. E, finalmente, como o triângulo ABC é semelhante ao triângulo AGH, e AGH, por sua vez, é semelhante a DEF, concluímos, pela propriedade transitiva, que o triângulo ABC é semelhante ao triângulo DEF.
As demonstrações dos demais critérios ficam como exercício.
Critério AAA => Ângulo-Ângulo-Ângulo: Se os ângulos de um triângulo forem respectivamente congruentes aos ângulos correspondentes de outro triângulo, então os triângulos são semelhantes.
Critério LAL => Lado-Ângulo-Lado: Se as medidas de dois dos lados de um triângulo são proporcionais aos homólogos do outro triângulo e os ângulos determinados por estes lados são congruentes, então os triângulos são semelhantes.
Critério LLL => Lado-Lado-Lado: Se as medidas dos lados de um triângulo são respectivamente proporcionais às medidas dos lados correspondentes de outro triângulo, então os triângulos são semelhantes.
Teorema de Pitágoras
Um triângulo é denominado retângulo se um de seus ângulos é reto, ou seja, tem 90 graus. O lado de maior medida é denominado hipotenusa (a) e os outros dois lados de catetos (b e c).
Pitágoras estabeleceu, então, em seu mais famoso teorema que: O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos, i.e.:
a2 = b2 + c2
Para finalizar o artigo com chave de ouro vamos demonstrar o Teorema de Pitágoras com o uso dos critérios de semelhança.
Demonstração:
Observe que os triângulos ABH e ABC são semelhantes como decorrência do critério AA, uma vez que ambos possuem um ângulo reto e o ângulo B em comum. Daí tiramos a seguinte relação entre os lados homólogos:
c/a = m/c => c2 = a.m => c2 = a.(a – n) => c2 = a2 – an [1]
Pela mesma razão os triângulos AHC e ABC são semelhantes. Logo:
b/a = n/b => b2 = an [2]
Substituindo [2] em [1] vem que:
c2 = a2 – b2 => a2 = b2 + c2.
pedão
dez 11, 2009 @ 11:07:14
É a base para semelhança entre figuras geométricas – triângulos – Com ele, sabendo que um triângulo é semelhante ao outro, e conhecendo 2 lados de um e mais um lado do outro triângulo, vc pode calcular o lado restante, note que o teorema de Pitágoras só pode se aplicado em triângulos retângulos, enquanto o teorema de Tales pode ser aplicado a um triângulo qualquer.
ingrid
dez 06, 2009 @ 22:07:52
adorei o site teve tudo q vim procura, parabens pelo desenpenho.
Juliana
dez 06, 2009 @ 20:37:04
não entendi nada, esse site é muito complicado
ele deve ter exercicios, e mais explicações simples
Mano Thow
dez 06, 2009 @ 18:33:11
N gostei nao keria as treta respondida pow só p compiar e talz =(
Hivy
dez 05, 2009 @ 00:00:42
Esse site é bom, porém, deveria ter exercícios com gabarito pra se resolver.
Fora isso gostei muito da explicação, bem complexa.
Bruno
dez 01, 2009 @ 23:53:22
OLha isso ta muito mal explicado.
Tenho uma dica a vcs:
ESTES SINAIS DEVERIAM SER EXPLICADOS EM NUMEROS PRONTOS TAMBÉM PARA ENTENDERMOS MELHOR.
SE BEM QUE OS TRIANGULOS NÃO SÃO NESSESARIAMENTE FACEI EIS AI A DUVIDA.
E POR ISSO NÃO CONSEGEM ENTENDER
Juliane Kamila
dez 01, 2009 @ 01:03:10
Boom…eu gostei desse site *-* teve oque eu procureei !
Jennifer Rocha
nov 27, 2009 @ 15:33:35
Adoreii esse site. Me ajudou muito… muito boa a definição de triangulo semelhante. Obrigada
Jair Filho
nov 26, 2009 @ 20:39:23
Bom
Eu Não entendi Nada
Tô muito mal
acho que nessa prova que vou ter eu não chego a Passar =(
André
nov 26, 2009 @ 15:33:07
ñ gostei,pois ñ achei proprieade fudamental da semelhança do triângulo.
:(
juliana caroline batista
nov 19, 2009 @ 18:18:38
oi, adorei essas explicaçoes.vcs estao de parabens.ate porque aprendi o q nao sabia.valeu
R.T
nov 15, 2009 @ 13:45:35
vcs mandarão muito brm na expliicação.
mas NÂO de pra entender.
brincadeira tirei 9,0 na prava semestral.Obrigado!
Leonora
nov 05, 2009 @ 11:34:36
Bom eu gostei do site, mais eu ainda tenho dúvidas.
Eu acho que não vou passar nessa prova não.
Mais quando eu tiver dúvida eu venho aki nesse site.
ezio
nov 03, 2009 @ 14:24:16
matemetica esta nas vidas deste muitos anos cada matematico tem seusmodos para q possa nos dar uma explicaçaoEstudei com atenção e aprendi o suficiente para ensinar ao meu filho que fará um teste logo mais. Gostei muito da maneira como este assunto foi explanado, até porque, o módulo adotado na escola onde meu filho estuda, não explana com detalhes este ou outro assunto qualquer relativo à matemática.Parabéns!
ana larissa gomes de assis
out 27, 2009 @ 19:34:48
matemetica esta nas vidas deste muitos anos cada matematico tem seusmodos para q possa nos dar uma explicaçao
Liana Franca
out 25, 2009 @ 21:57:16
Estudei com atenção e aprendi o suficiente para ensinar ao meu filho que fará um teste logo mais. Gostei muito da maneira como este assunto foi explanado, até porque, o módulo adotado na escola onde meu filho estuda, não explana com detalhes este ou outro assunto qualquer relativo à matemática.Parabéns!
Bianca
out 25, 2009 @ 16:35:26
bom, gostei me ajudou bastante obg!
natielle
out 20, 2009 @ 18:30:46
não intendo nada disso
mais gostaria de prender!
me ajuda
Luiz Fernando
out 18, 2009 @ 18:41:20
Muito Bom ! Superou até mesmo a apostila do meu curso pré-vestibular!
Pedro Filipe
out 16, 2009 @ 19:07:08
Gente mto bom vou prestar uma prova mais concorrida que a medicina da USP e esclareci todos os meus conhecimentos esquecidos e tirei minhas duvidas
fabricio maciel
out 16, 2009 @ 11:56:40
ggggggggggooooooooooosss sssssssssttttttttttteeeeeeee eeeeeiiiiiiiiiiiiii
muito
Mari
out 15, 2009 @ 18:13:55
Po,explica melhor
Eduardo
out 14, 2009 @ 10:10:08
Muito bom, muiot bom mesmo.
rafaela
set 29, 2009 @ 13:30:00
obrigada por me ajudar!!!
vou fazer uma prova que envolve tudo isso
e depois desse estudo sinto firmeza de que vou passar nesta prova!!!
Carolina Fernandes
set 25, 2009 @ 16:01:53
achei beeem legal esse projeto,mas acredito que vocês poderiam melhora-lo pois em algumas coisas ele está deixando a desejar :))
gustavo
set 24, 2009 @ 21:01:32
cara nao entendi nada eu so queria o excercicio prnto
allan dersom
set 22, 2009 @ 18:39:26
eu achei massa esse projeto isso ta mudando muito a minha historia quere dizer q me emcontro muito feliz abraçossssssss
stefani
set 22, 2009 @ 18:29:02
muitO bOm issO!!agradeçO pela ajuda nO trabalho de matemática!!
paulo
set 21, 2009 @ 10:09:34
nao entendi nada
venancio
set 17, 2009 @ 23:32:33
muito bom !!
muito obrigado por m ajudar !
terei prova dessa materia e me sinto seguro e fazela !!
aOBRIGADO…
guilherme
set 04, 2009 @ 19:52:22
boiei geral mas axu q e pq eu to na 8 serie
Marilene
ago 20, 2009 @ 23:41:43
adorei este site
obrigada
fui muito util ás minhas aulas
michael brunner bispo gonçalves
ago 16, 2009 @ 18:20:17
tipo isso eu ja li em varios livros mas o problema e o seguinte se utiliza essa semelhança para se definir o tamanho ou largura de algum objeto, mas como se faz esse caulculo?
MonicaAlejandr
ago 12, 2009 @ 17:09:17
Eu Amei esse site e o maximo
joelma
ago 12, 2009 @ 10:51:03
apesar de odia matematica
pakas importante
jeferson
ago 06, 2009 @ 10:11:22
muito obrigado vlw msm mim ajudo bastante
mariana
jul 13, 2009 @ 16:58:10
adorei,era o que eu precisava.estao de parabens era realmente oque eu precisava para o meu trabalho.
duda lopes
jun 23, 2009 @ 23:13:35
MUITO bom, obrigada me ajudaram muito! ;*
Marcelo
jun 16, 2009 @ 22:36:51
Muito bom esse site, me tirou muitas dúvidas!!!!
maria jose costa prado lisboa
maio 13, 2009 @ 11:35:03
maravilhoso…
STEFANY
maio 07, 2009 @ 22:30:01
é legal encontrei quase tudo mas valeu!
Nielma Mendes de Freitas Mota
maio 06, 2009 @ 13:13:24
foi bom mas ainda ficaram duvidas
Gabrielle
maio 04, 2009 @ 11:40:47
Bom…..muitoo bom só podia ser explicado de uma forma mais fácil….
Rogerio
maio 01, 2009 @ 22:56:42
Gostei muito! Tenho que fazer uma apresentação desse e outros assuntos. Não prestei atenção na aula e agora to correndo atrás. Mas apesar de estar boa, gostaria que fosse mais simplificado e melhor de entender e que o Teorema de tales saísse dessa históia! Se tiver mais sobre semelhança de Triangulos (cálculos do modo tradicional sem esse k no meio) coloca aí, e se tiver área de circunferencia também. mais tem de ser logo pois minha apresentação é daqui ha 3 dias.
valeu!
Guto
abr 29, 2009 @ 22:30:59
Muito bom!
Mas me esclareca ai
quanto vale a medida de AB / BC no teorema de tales?
E BC=1/2AB?
Especifique isso pra min.
Muito bom
Obrigado
Lílly T.J.F
abr 04, 2009 @ 10:39:09
Adorei
gilbertomota
abr 01, 2009 @ 10:44:42
muita clareza nas explicacoes adorei
Jorge Eduardo Fernandes Junior
mar 25, 2009 @ 18:39:43
Muito completa a explicação parabéns a vc’s!
Maycon
fev 12, 2009 @ 14:45:06
Obrigadão mesmo…. foi muito esclarecedora sua explicação e a mais completa que achei, parabéns!
lucas
fev 07, 2009 @ 16:03:50
Muito bom, Encontrei tudo oq eu queria…Obrigado