Para complementar o artigo escrito sobre Conjuntos Numéricos iremos abordar agora o conceito de intervalo na reta real R. Ou seja, dos subconjuntos de R que satisfazem à seguinte propriedade:
se x e y pertencem a I C R, x ≤ y, então para todo z tal que x ≤ z ≤ y, então z pertence a I
Sem entrar em detalhes, e apenas como informação adicional, a propriedade estabelece que os intervalos são subconjuntos conexos de R, como também o é o próprio R, ou subconjuntos contínuos de R.
Em forma de conjunto a propriedade acima pode ser escrita como:
I = {z ε R | x ≤ z ≤ y}
Os intervalos podem ser classificados por suas características topológicas – abertos, fechados e semi abertos (fechados ou abertos à esquerda ou à direita) – e por suas características métricas – comprimento nulo, finito não nulo ou infinito.
Notação em símbolos de um intervalo
Habitualmente se utilizam os colchetes – “[” e “]” – para indicar que um dos extremos do intervalo é parte deste intervalo e os parênteses – “(” e “)” – ou, também, os colchetes invertidos – “]” e “[” para indicar o contrário.
Assim, por exemplo, dados a e b números reais, com a ≤ b, o intervalo I = (a,b] = ]a,b] representa o conjunto dos x ε R, tal que a < x ≤ b. Note que a não faz parte do intervalo.
Representação de um intervalo na reta real
Um intervalo é representado na reta real utilizando-se de uma pequena “bolinha vazia” para indicar que um dos pontos extremos não pertence ao intervalo e de uma “bolinha cheia” para indicar que o ponto extremo pertence.
Tipos de Intervalos
Dados a e b números reais, com a ≤ b, x pertencente ao intervalo e c o seu comprimento, podemos classificar os intervalos como:
a) Intervalo Fechado de comprimento finito c = b – a:
[a,b] = {x ε R | a ≤ x ≤ b}
b) Intervalo fechado à esquerda e aberto à direita de comprimento finito c = b – a:
[a,b[ = [a,b) = {x ε R | a ≤ x < b}
c) Intervalo aberto à esquerda e fechado à direita de comprimento finito c = b – a:
(a,b] = ]a,b] = {x ε R | a < x ≤ b}
d) Intervalo aberto de comprimento finito c = b – a:
]a,b[ = (a,b) = {x ε R | a < x < b}
e) Intervalo aberto à direita de comprimento infinito:
]-∞,b[ = (-∞,b) = {x ε R | x < b}
f) Intervalo fechado à direita de comprimento infinito:
]-∞,b] = (-∞,b] = {x ε R | x ≤ b}
g) Intervalo fechado à esquerda de comprimento infinito:
[a,+∞) = [a,+∞[ = {x ε R | a ≤ x}
h) Intervalo aberto à esquerda de comprimento infinito:
]a,+∞[ = (a,+∞) = {x ε R | x > a}
i) Intervalo aberto de comprimento infinito:
]-∞,+∞[ = (-∞,+∞) = R
j) Intervalo fechado de comprimento nulo:
Como o comprimento é nulo e o intervalo fechado, então a = b e esse intervalo corresponde ao conjunto unitário {a}, isto é, a um ponto da reta real.
Concluo a classificação dos intervalos com a seguinte pergunta para vocês: E o intervalo vazio como seria definido?
União e Intersecção de Intervalos
Como intervalos são conjuntos é natural que as operações mencionadas possam ser realizadas. E, trata-se de um procedimento muito comum na resolução de alguns problemas.
E a maneira mais fácil e intuitiva de realizar essas operações é através da representação gráfica dos intervalos envolvidos. Vamos à um exemplo prático de como efetuar tais operações.
Sejam A = [-1,6] = {x ε R | -1 ≤ x ≤ 6} e B = (1,+∞) = {x ε R | x > 1} dois intervalos e vamos determinar A U B e A ∩ B.
Primeiramente, marcamos todos os pontos que são extremos ou origens dos intervalos em uma mesma reta. Em seguida, abaixo dessa reta, traçamos os intervalos que representam graficamente os conjuntos A e B. E, por fim, é só utilizar a definição de união e intersecção para determinar os trechos que estão em pelo menos um intervalo e os trechos comuns aos dois intervalos, respectivamente. Veja a solução de A ∩ B na figura a seguir e de onde é também facilmente observado o resultado de A U B:
A ∩ B = {x ε R | 1 < x ≤ 6} e A U B = {x ε R | -1 ≤ x}
Thais Mirella
maio 24, 2009 @ 10:33:38
Vcs que falaram que não entenderam nada, é por que com certeza vcs não tiveram nenhuma introdução do assunto….
Tá muito boa essa postagem!!
PARABÉNS!!
Ana
maio 21, 2009 @ 11:16:16
Muito obrigada vocês me ajudaram muitooooooooooo!
lilian
abr 16, 2009 @ 22:19:25
nao da p entender nada,.voce deveria ter feiro separado primeiro A ∩ B e depois A U B !!
tah confuso isso!
luziiiii
abr 15, 2009 @ 19:31:06
n entendi,como saber A é n unido a B
natalia
abr 14, 2009 @ 13:25:26
ficou ótimo
xauuu
jonthan xavier
abr 12, 2009 @ 22:38:55
Éssa explicação me ajudou muito
tirei varias duvidas
Obs : Exelente trabalho.
L uiza L Siqueira
abr 07, 2009 @ 18:41:10
Gostaria de saber quando é que numa união ou intersecção
troca as bolinhas vazias para as fechadas ou vice -versa
Eduardo
abr 02, 2009 @ 00:15:01
Excelente explicação, me ajudou muito
obrigado.
Continue assim
william
abr 01, 2009 @ 01:26:03
??? num intendii ndaa #)
anderson luis de andrade
mar 30, 2009 @ 00:03:02
Olha eu aprendin sim muita coisa que eu estava com duvidas mas consegui superar essa barreira ok e muito obrigado..
Paulo Roberto Jardim
mar 23, 2009 @ 18:26:13
A explicação é muito complexa, deveria ser de mais facil entendimento!!!!!
Jaqueline Almeida
mar 09, 2009 @ 23:08:43
Olha, axei bm intressant ec topco pq tirei algums duvds q tnha em relaçao a ec assunt! ;¬)
agora vc tbm podia flar sobre como memorizar matmatik..!
Vlw
esther
mar 09, 2009 @ 16:10:50
odiei o site nao me ajudou em nda
mikaela
mar 05, 2009 @ 20:57:51
eu não entendi muita coisa precisava ser mais objetivo!!
Alex Alexandrino
mar 05, 2009 @ 13:35:45
Bruna, vc só pode usar parenteses se o intervalo for aberto.
( ) = ] [ .
OK?
mari
mar 02, 2009 @ 21:41:53
Nãoo ajudou em nadaa
bruna campos liima
mar 02, 2009 @ 18:02:38
Obrigada! AJudou mto..
mais queria saber sobre os parenteses! Podem ser usados iguais colchetes?
Obrigada desde ja!
Patricia
fev 12, 2009 @ 20:22:28
aaaffee . nao ajudoou nada ¬¬
francilma
nov 03, 2008 @ 13:32:24
Porque voces naum dão respostas mais completas e claras ??
exercício resolvido !!
Julia
out 14, 2008 @ 10:47:45
achei o site bom, me ajudou muito em algumas coisas. mas eu ainda nao sei o que é reta real !*
augusto
set 30, 2008 @ 18:29:47
gostei, simplis e complexo
Lourenço da Mata
ago 26, 2008 @ 14:22:49
Agradeço a criação desse site, pois vem abrir o leque de diversos estudantes e professora no conhecimento humano da Matématica, espero encontrar outros iguais ou melhor, mto obrigado
thays
ago 19, 2008 @ 19:04:59
isso e otimo gostei das fraçoes
Bianca
ago 15, 2008 @ 11:45:54
continuo sem entender nada sobre esse assunto :/
Carlota Joaquina
ago 13, 2008 @ 16:54:21
como eu acho um terço na reta real ?
Marianna
ago 07, 2008 @ 11:57:31
Achei o site muito bom sim, mas como e um site que acredito tenha como objetico ajudar alunos em alguns momentos usa uma linguagem muito tecnica, o que pode dificultar a compreencao.
Mas,estao de parabens
Lívia
maio 16, 2008 @ 10:50:30
Esse site ajuda não só aos alunos como também aos professores que querem interagir e buscar novidades no mundo da matemática para repassar aos seus alunos.Já que dou aulas para adolescentes, sabem o quanto pe dificil prender a atenção dessa turma agitada e em fases explosivas nas aulas AINDA mais de matemática
Daiane
maio 14, 2008 @ 17:30:03
oie
está matéria foi de muita importância para mim
obligada pela ajuda
bjs
Romário
abr 22, 2008 @ 13:56:36
Vlw pelo site, Sempre que preciso fazer um trabalho, Procuro nesse site e sempre axo o que eu quero,=D
monique
abr 12, 2008 @ 18:06:27
eu achei legal este site, pq ñ entendia este assunto e depois q visitei este site consegui entender!! vlw!!
kelly
abr 07, 2008 @ 20:00:54
tao mt boas as explicaçoes…!!!!
foi mt útil..tenho provaa e eu nao tava entendendo nada na aula…agora com essas explicaçoes ficaram mais faceis os exercicios..e tomara que eu consiga pasar na provaa!!! ;D
luciene
abr 07, 2008 @ 19:56:56
gostaria de mais exercicios na reta!!!
vlw..tah muitoo boa as explicaçoes!!
continuem assim..!!
Rafael
abr 06, 2008 @ 23:36:27
Excelente postagem e explicação…Obrigado e continue assim!
Abraços!
Camila
abr 05, 2008 @ 22:57:38
Foi muito útil :)
Pois tinha que estudar pra prova, e não tinha a matéria no caderno ;
Sú
abr 01, 2008 @ 17:22:07
Acredite! pode parecer muito simples mas todos precisam disso até na faculdade.
Parabéns pela iniciativa achei muito bom! E sem falar que me ajudou muitíssimo, não me lembrava mais como que faz a intercesão…
Rayanne
mar 31, 2008 @ 14:45:00
Acho q ñ entendi muita coisa ~~n!
♥
jamille
mar 26, 2008 @ 23:47:25
eu gostaria de mais exemplos, obrigada.
Bob
mar 03, 2008 @ 12:26:27
lagal
Andressa Ramos
nov 29, 2007 @ 12:44:42
Achei bom pois ajuda muito….
Valeu Bjossss!
Anahi
out 29, 2007 @ 22:40:37
gosteii muito .. tudo bem explicado, todo o que precisava … Vcs estao de parabéns!!
jessica dias
set 24, 2007 @ 10:29:51
este site é muito bom para eu me relaciona mas com a matematica
eliane
set 09, 2007 @ 18:01:08
achei muito legal o questionário
agora estarei sempre frequentando pois, sou péssima
em matemática e preciso melhorar muito, e tenho certeza
q este site irá me ajudar!
hugo
jul 18, 2007 @ 16:17:57
esse e o´pior site que eu ja vi.
Ricardo
jun 12, 2007 @ 20:53:30
parabens pelo site achai muito bom.
douglas
jun 12, 2007 @ 07:35:53
e um pouco bom
ivanete souza
jun 06, 2007 @ 11:44:00
eu axo otimo pra ajudar os alunos,mi ajudou bastante esse site estava com bastante duvidas!!pq as vezes a gente tem vergonha de perguntar ao professor…
André Gustavo Ribeiro
maio 31, 2007 @ 19:58:57
Gostaria de outros exemplos e exercícios resolvidos de concursos para poder exemplificar melhor esta teoria de intervalos
wagner
maio 08, 2007 @ 17:23:45
[2,10]intercesao[10,2] responder:
Jonatam Silveira Neves
abr 25, 2007 @ 20:28:53
primeira vez que vejo internet
LINCOLN FERNANDEZ ALRINDO
abr 13, 2007 @ 11:44:40
EU ACHO MUITO LEGAL VC’S AJUDAREM NA EDUCÇÃO INFANTIL.