Para que a apresentação do assunto em um único artigo não fique demasiadamente extenso, ele será dividido em duas ou mais partes. A primeira aborda um pouco de história das frações, cujo texto foi extraído da Wikipédia, sua definição e alguns conceitos e propriedades básicas. Nas próximas trataremos da redução, da simplificação e das operações com frações.
Um pouco de História
“No antigo Egito, por volta do ano 3000 a.C., o faraó Sesóstris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir essas terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras, portanto, eram bastante valorizadas.
Porém, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por essa marcação eram os agrimensores, que também eram chamados de estiradores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada.
Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas é só parar para pensar um pouquinho para descobrir que nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno.
Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário. Ele era representado com o uso de frações, porém os egípcios só entendiam a fração como uma unidade (ou seja, frações cujo numerador é igual a 1).
Eles escreviam essas frações com uma espécie de sinal oval escrito em cima do denominador. Mas os cálculos eram complicados, pois no sistema de numeração que usavam no Egito nessa época os símbolos se repetiam muitas vezes.
Só ficou mais fácil trabalhar com as frações quando os hindus criaram o Sistema de Numeração Decimal, quando elas passaram a ser representadas pela razão de dois números naturais.
Desde então, as frações foram usadas para a resolução de diversos tipos de problemas matemáticos. Uma das formas mais correntes de se trabalhar com frações é a porcentagem, em que se expressa uma proporção ou uma relação a partir de uma fração cujo denominador é 100. O uso de frações também é de valia extrema para a resolução de problemas que envolvem regra de três.”
Definição
Fração é um número que designa uma ou mais partes iguais de uma unidade e sua representação genérica é:
onde a é o numerador e b o denominador e indicam os termos da fração.
O denominador (b) de uma fração estabelece em quantas partes iguais foi dividida a unidade e o numerador (a) quantas destas partes contém a fração.
Assim, se dividirmos a unidade em 5 partes iguais e tomarmos 1, 2, 3 ou 7 partes teremos as frações a seguir representadas:
Observe que, ainda considerando esse exemplo, se tomarmos 5 partes obtemos como resultado a própria unidade.
Leitura das Frações
Para se ler uma fração, enuncia-se primeiro seu numerador e depois o denominador de acordo com as seguintes regras:
- Quando o denominador é igual a 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 lêem-se meio, terço, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo ou nono, respectivamente. Exemplo : lê-se dois terços;
- Quando o denominador é maior do que 9 acrescenta-se a terminação avos. Por exemplo, , lê-se cinco onze avos;
- Os denominadores múltiplos ou potências de 10 podem ser lidos, por exemplo, como décimo – ou dez avos -, vigésimo, centésimo, milésimo. Exemplo : lê-se dois décimos. As frações cujos denominadores é uma potência de 10 – isto é, a unidade seguida de um ou mais zeros – são denominadas decimais: (sete décimos), (setenta e oito centésimos), (duzentos e trinta e dois milésimos);
- Costuma-se também, na leitura, intercalar a palavra sobre, depois de enunciar o numerador. A fração pode ser lida como duzentos e trinta e dois sobre cinco mil, quatrocentos e setenta e sete.
Comparação das frações com a unidade
Uma fração é inferior à unidade – menor do que 1 – quando seu numerador é menor do que seu denominador. Nestes casos as frações são denominadas próprias. Exemplos: , e .
Uma fração é superior à unidade – maior do que 1 – quando seu numerador é maior do que seu denominador. Nestes casos as frações são denominadas impróprias. Exemplo: , e . Um caso particular de fração imprópria, denominada de aparente, ocorre quando o numerador é múltiplo do denominador. Exemplo: .
Comparação das frações entre si
Da definição de fração resulta:
- De duas frações de mesmo denominador a maior é a que tem o numerador maior. Exemplo: . Porque tendo as frações o mesmo denominador significa que a unidade foi dividida no mesmo número de partes iguais. Como a primeira tem o numerador maior – 8 – significa que ela tem mais partes do que a segunda, cujo numerador é 5.
- De duas frações de mesmo numerador a maior é a que tem o denominador menor. Exemplo: . Nesse caso – e de forma geral -, como as frações têm o mesmo numerador (5), elas possuem o mesmo número de partes da unidade, e como o nono da unidade é maior do que o treze avos segue-se que a primeira fração é maior do que a segunda.
- De duas frações próprias entre cujos termos existe a mesma diferença, a maior é aquela cujos termos são maiores. Exemplo: . Observe que na primeira fração faltam 2/9 para igualar a unidade e na segunda, 2/7. Pela regra anterior 2/9 é menor do que 2/7, logo 7/9 é a fração maior pois lhe falta menos para completar a unidade.
Propriedades das Frações
Propriedade 1. Uma fração representa o quociente da divisão do numerador pelo denominador.
Utilizaremos um exemplo prático para demonstrar a propriedade. Seja a fração 2/5, que segundo a propriedade deve representar o quociente de 2 por 5.
Observe inicialmente que 1/5 somado 5 vezes reproduz a unidade – decorrência da definição de fração. Logo, 2/5 somado 5 vezes darão 2 unidades, e, portanto a fração 2/5 representa o quociente de 2 por 5, pois multiplicada por 5 tem como resultado 2.
Propriedade 2. Quando uma divisão deixa um resto, pode-se completar o quociente por uma fração que tem por numerador o resto da divisão e por denominador o divisor.
Seja dividir 37 por 4 (= 37/4). Essa divisão tem como quociente 9 e resto 1. Assim podemos escrever:
37 = (9×4) + 1 = 36 + 1
Logo:
Observações:
- Na expressão acima na passagem da segunda igualdade foi utilizada a propriedade distributiva da divisão;
- A representação assinalada dentro do retângulo é denominada de número misto ou fração mista e lê-se nove inteiros e um quarto e, como o próprio nome sugere, é composta de uma parte inteira e outra fracionária;
- Uma fração mista é uma outra forma de representar uma fração imprópria;
- A operação inversa – transformar uma fração mista em uma fração imprópria – é feita multiplicando-se o número inteiro (9) pelo denominador (4) e somando o resultado ao numerador (1) para obter o numerador da fração imprópria (37) e o seu denominador é o mesmo da parte fracionária do número misto (4).
Propriedade 3. O valor de uma fração é o quociente da divisão do numerador pelo denominador.
Na definição geral de fração o numerador a e o denominador b podem ter qualquer valor. Assim, as expressões a seguir são consideradas como frações:
e são designadas geralmente como frações compostas. E o valor de uma fração composta é a fração simples que lhe é igual. Nos exemplos acima as frações compostas tem como valor 16/15 e 21/40, respectivamente.
Propriedade 4. Multiplicando-se ou dividindo o numerador de uma fração por um número, a fração é multiplicada ou dividida por esse número
Propriedade 5. Multiplicando-se ou dividindo-se o denominador de uma fração por um número, a fração e dividida ou multiplicada pelo número.
Propriedade 6. Multiplicando-se ou dividindo-se os dois termos – numerador e denominador – por um mesmo número a fração não se altera.
De fato, multiplicando o numerador de uma fração qualquer pelo número c, a fração é multiplicada por c pela propriedade 4, e, multiplicando-se o denominador por c a fração é dividida por c pela propriedade 5. Logo a fração não muda ou não se altera uma vez que é multiplicada e dividida pelo mesmo número c.
Por raciocínio analógo demonstra-se a propriedade para o caso da divisão. Esta propriedade é bastante utilizada na solução de problemas, em especial na racionalização de denominadores de frações irracionais.
Referências:
Elementos de Aritmética, Curso Superior – Para o curso colegial e admissão às escolas superiores, do Irmão Isidoro Dumont, Coleção de Livros Didáticos F. T. D, publicado em 26/10/1945
leka
jul 10, 2012 @ 14:06:03
eu adoreiiiiiii
ana
jun 17, 2012 @ 12:03:37
nao aprendi nada, eu coloquei a conta umas 10 vezes e nao axo!!!!!! depois eu q so a burra
jonathan
abr 29, 2012 @ 22:06:51
Desculpe, mas não entendi porque 7/9 falta menos para completar a unidade do que 5/7 será que você poderia me explicar de uma forma melhor?
anna
abr 08, 2012 @ 19:34:02
em termo de porcentagem quanto significa 10 40 av0s
jessyca
out 29, 2011 @ 12:16:18
bom gostei
mikaela
nov 18, 2011 @ 18:22:47
eu achei nada
Eu Aquiz
out 27, 2011 @ 10:31:17
Adorei! Vlw, deu uma ajuda p relembrar!
Mil bjs!
Emilly
out 24, 2011 @ 10:01:37
Olha eu vou te dar um exemplo:
3 3/2 ai você só multiplica o numero inteiro (3) e multiplicar pelo denominador (2) e somar com o numerador (3), só isso Mariana é simples. O resultado será o numerador e o denominador continuará sendo o mesmo (2). 3×2+3=9, então o resultado é : 9/2
tailane
dez 06, 2011 @ 10:27:20
vcs nao sabe oq e gente
Weviny
out 16, 2011 @ 14:32:26
Só achei ruim que não tem as regras!!!
Mais me ajudo muito!
Anna Carolina
out 05, 2011 @ 16:30:04
Gente eu acho simples ler as frações.
ex (1):
1/5 = um quinto
1/10 = um decimo
1/11 = um onze avos
DICA QUANDO FOR MAIS DE 10 SEMPRE NO FINAL VOCE COLOCA AVOS EX:
1/12 = um doze AVOS
2/27 = dois vinte e sete AVOS
E assim por diante..
eli@ne
dez 12, 2011 @ 07:04:14
serio que se le assim? dã
Amanda
set 26, 2011 @ 19:58:11
Que bom ngm perguntou !! Se ñ gostou do site ta fazendo o que aqui ?
aff’
#wallysom#
ago 24, 2011 @ 19:07:18
GOSTEI MUITO DA QUE PQ A JENTE APRENDE QUE SO
mariana
ago 16, 2011 @ 18:30:08
adorei mas não quero verisso eu quero sabe como se passa afraçao mista pra fraçao normal entende?????????????????
BÊ
ago 24, 2011 @ 17:19:56
fica valendo como soma pelo que me lembre!
Isa
ago 29, 2012 @ 16:43:37
Você tem q multiplicar o denominador pelo inteiro e depois o resultado soma com o numerador!Ex:1 2/3.Multiplica o 1 pelo 3 e o resultado mais 2.Resultado:5/3
daniela
ago 03, 2011 @ 20:48:46
como se le 98/100 e 75/1000
carla mama
jul 11, 2011 @ 18:15:29
me ajudasse muito obrigado
MARIANA
jun 20, 2011 @ 21:32:03
NOSSAA GOSTEI MUITO POIS COMO EU TENHO QUE FAZER UM TRABALHO DE FRAÇOES QUE NA MINHA OPINIAO É MUITO DIFICIL ISSO ME FACILIDOU MUITOO!!!!
MUITO OBRIGADA VCS SÃO NOTA 1.000(MIL)
felipe
maio 11, 2011 @ 11:25:01
eu quero saber como se le nao bla bla bla se nao minha professora me mata
BÊ
ago 24, 2011 @ 19:39:06
para ler ex:¼ lê se: “um quarto” ou quando o denominador é maior tipo 11 : um onze avos assim por diante!
josê
maio 03, 2011 @ 17:22:18
como se ler uma fração que o numerador é 1 e o denominador é 16,me ajudem preciso para agora.
Amanda
set 26, 2011 @ 20:02:07
um dezeseis avos ‘
juliane
abr 18, 2011 @ 22:32:54
eu achei maravilhoso aprendi tudo
wesley
fev 22, 2011 @ 19:48:54
como se lê 28/45 presizo da resposta Hj
Julia
abr 28, 2011 @ 11:12:23
Vinte e oito quarenta e cinco avos
camila f dias
ago 01, 2011 @ 15:31:34
e como se le 12 /25 ????por favoor quero a resposta hoje por favoooooooooooooooooooooor
Gabriella
ago 12, 2011 @ 19:24:29
Dozee vinte e cinco avôs !!
camila
nov 07, 2010 @ 17:57:04
quanto é a fração mista de 7/6?
preciso para agora.
Anna
out 11, 2010 @ 10:55:26
Maneiro eu amo amo amo amo10000000000000000000000000 vezes fração homogênea a minha melhor coisa de matematica.
Giovanna
set 30, 2010 @ 15:41:59
me ajudem o trab. é para amanhã, tenho que axar como se lê denominadores de fraçãoooooo
ana paula
set 21, 2010 @ 14:03:28
ben devicio com o professor aqui piorou
rodrigo de andrade
jul 13, 2010 @ 21:52:37
Por favor me ajuda a faser um calculo de 30 mesês em um sexto e dois terços
bernas
out 22, 2009 @ 16:59:29
bigada tive um excelente no teste
sanara
out 06, 2009 @ 23:03:51
Gostei !!! Obrigada,, BeijO
gian
set 17, 2009 @ 10:00:58
como eu frções com decimais
Evanete
set 02, 2009 @ 14:37:46
Quero saber como faz o calculo de ângulos em graus para fração.Ex calcular a medida de 60° em forma de fração.
Lucas
set 01, 2009 @ 19:31:02
eu costaria de Saber mais sobre frações
anderson
ago 03, 2011 @ 20:11:36
alguem sabe qual e a fração
Wanuska Vasconcelos
jul 29, 2009 @ 19:16:52
Oi!
Também gostaria de saber a leitura correta da fração 15/200.
É quinze ducentésimos ou quinze duzentos avos?
Obrigada!
danyele aguilar
jul 18, 2009 @ 11:27:09
maravilhoso aprendy tudoooooooooooooooooooooo
good evining
jun 13, 2009 @ 19:23:27
Não entendi nada!!!!!
fabiane delgado frnça
abr 27, 2009 @ 09:58:10
[red]eu quero saber como se transforma
uma fração propria
paulo cesar teixeira
abr 24, 2009 @ 21:23:51
otimo.o conteudo é esclarecedor e de facil entendimento. gostei!
leidy
abr 21, 2009 @ 14:39:27
deveira constar jogos q facilitem o ensino das fraçoes
luana
abr 01, 2009 @ 15:47:41
falta informações queridos..
camila oliveira da silva
mar 04, 2009 @ 18:25:48
olha vc precisa coloca .+ informaçoes tipo de onde veio a fração
Renata Herwing
fev 03, 2009 @ 20:34:38
Olá, este tipo de site é muito legal, pois por meio dele posso tirar as dúvidas de minha filha sobre o conteúdo de matemática.
Obrigada, Kisses!!!!
Fique por dentro Numerador » Blog Archive » frações - parte i
jan 17, 2009 @ 13:08:31
[…] o treze avos segue-se que a primeira fração é maior do que a segunda. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
Ricardo
dez 15, 2008 @ 14:06:06
NÂO APRENDI NADA