Para que a apresentação do assunto em um único artigo não fique demasiadamente extenso, ele será dividido em duas ou mais partes. A primeira aborda um pouco de história das frações, cujo texto foi extraído da Wikipédia, sua definição e alguns conceitos e propriedades básicas. Nas próximas trataremos da redução, da simplificação e das operações com frações.
Um pouco de História
“No antigo Egito, por volta do ano 3000 a.C., o faraó Sesóstris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir essas terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras, portanto, eram bastante valorizadas.
Porém, era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Os responsáveis por essa marcação eram os agrimensores, que também eram chamados de estiradores de corda, pois mediam os terrenos com cordas nas quais uma unidade de medida estava marcada.
Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas é só parar para pensar um pouquinho para descobrir que nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno.
Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário. Ele era representado com o uso de frações, porém os egípcios só entendiam a fração como uma unidade (ou seja, frações cujo numerador é igual a 1).
Eles escreviam essas frações com uma espécie de sinal oval escrito em cima do denominador. Mas os cálculos eram complicados, pois no sistema de numeração que usavam no Egito nessa época os símbolos se repetiam muitas vezes.
Só ficou mais fácil trabalhar com as frações quando os hindus criaram o Sistema de Numeração Decimal, quando elas passaram a ser representadas pela razão de dois números naturais.
Desde então, as frações foram usadas para a resolução de diversos tipos de problemas matemáticos. Uma das formas mais correntes de se trabalhar com frações é a porcentagem, em que se expressa uma proporção ou uma relação a partir de uma fração cujo denominador é 100. O uso de frações também é de valia extrema para a resolução de problemas que envolvem regra de três.”
Definição
Fração é um número que designa uma ou mais partes iguais de uma unidade e sua representação genérica é:
onde a é o numerador e b o denominador e indicam os termos da fração.
O denominador (b) de uma fração estabelece em quantas partes iguais foi dividida a unidade e o numerador (a) quantas destas partes contém a fração.
Assim, se dividirmos a unidade em 5 partes iguais e tomarmos 1, 2, 3 ou 7 partes teremos as frações a seguir representadas:
Observe que, ainda considerando esse exemplo, se tomarmos 5 partes obtemos como resultado a própria unidade.
Leitura das Frações
Para se ler uma fração, enuncia-se primeiro seu numerador e depois o denominador de acordo com as seguintes regras:
- Quando o denominador é igual a 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 lêem-se meio, terço, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo ou nono, respectivamente. Exemplo : lê-se dois terços;
- Quando o denominador é maior do que 9 acrescenta-se a terminação avos. Por exemplo, , lê-se cinco onze avos;
- Os denominadores múltiplos ou potências de 10 podem ser lidos, por exemplo, como décimo – ou dez avos -, vigésimo, centésimo, milésimo. Exemplo : lê-se dois décimos. As frações cujos denominadores é uma potência de 10 – isto é, a unidade seguida de um ou mais zeros – são denominadas decimais: (sete décimos), (setenta e oito centésimos), (duzentos e trinta e dois milésimos);
- Costuma-se também, na leitura, intercalar a palavra sobre, depois de enunciar o numerador. A fração pode ser lida como duzentos e trinta e dois sobre cinco mil, quatrocentos e setenta e sete.
Comparação das frações com a unidade
Uma fração é inferior à unidade – menor do que 1 – quando seu numerador é menor do que seu denominador. Nestes casos as frações são denominadas próprias. Exemplos: , e .
Uma fração é superior à unidade – maior do que 1 – quando seu numerador é maior do que seu denominador. Nestes casos as frações são denominadas impróprias. Exemplo: , e . Um caso particular de fração imprópria, denominada de aparente, ocorre quando o numerador é múltiplo do denominador. Exemplo: .
Comparação das frações entre si
Da definição de fração resulta:
- De duas frações de mesmo denominador a maior é a que tem o numerador maior. Exemplo: . Porque tendo as frações o mesmo denominador significa que a unidade foi dividida no mesmo número de partes iguais. Como a primeira tem o numerador maior – 8 – significa que ela tem mais partes do que a segunda, cujo numerador é 5.
- De duas frações de mesmo numerador a maior é a que tem o denominador menor. Exemplo: . Nesse caso – e de forma geral -, como as frações têm o mesmo numerador (5), elas possuem o mesmo número de partes da unidade, e como o nono da unidade é maior do que o treze avos segue-se que a primeira fração é maior do que a segunda.
- De duas frações próprias entre cujos termos existe a mesma diferença, a maior é aquela cujos termos são maiores. Exemplo: . Observe que na primeira fração faltam 2/9 para igualar a unidade e na segunda, 2/7. Pela regra anterior 2/9 é menor do que 2/7, logo 7/9 é a fração maior pois lhe falta menos para completar a unidade.
Propriedades das Frações
Propriedade 1. Uma fração representa o quociente da divisão do numerador pelo denominador.
Utilizaremos um exemplo prático para demonstrar a propriedade. Seja a fração 2/5, que segundo a propriedade deve representar o quociente de 2 por 5.
Observe inicialmente que 1/5 somado 5 vezes reproduz a unidade – decorrência da definição de fração. Logo, 2/5 somado 5 vezes darão 2 unidades, e, portanto a fração 2/5 representa o quociente de 2 por 5, pois multiplicada por 5 tem como resultado 2.
Propriedade 2. Quando uma divisão deixa um resto, pode-se completar o quociente por uma fração que tem por numerador o resto da divisão e por denominador o divisor.
Seja dividir 37 por 4 (= 37/4). Essa divisão tem como quociente 9 e resto 1. Assim podemos escrever:
37 = (9×4) + 1 = 36 + 1
Logo:
Observações:
- Na expressão acima na passagem da segunda igualdade foi utilizada a propriedade distributiva da divisão;
- A representação assinalada dentro do retângulo é denominada de número misto ou fração mista e lê-se nove inteiros e um quarto e, como o próprio nome sugere, é composta de uma parte inteira e outra fracionária;
- Uma fração mista é uma outra forma de representar uma fração imprópria;
- A operação inversa – transformar uma fração mista em uma fração imprópria – é feita multiplicando-se o número inteiro (9) pelo denominador (4) e somando o resultado ao numerador (1) para obter o numerador da fração imprópria (37) e o seu denominador é o mesmo da parte fracionária do número misto (4).
Propriedade 3. O valor de uma fração é o quociente da divisão do numerador pelo denominador.
Na definição geral de fração o numerador a e o denominador b podem ter qualquer valor. Assim, as expressões a seguir são consideradas como frações:
e são designadas geralmente como frações compostas. E o valor de uma fração composta é a fração simples que lhe é igual. Nos exemplos acima as frações compostas tem como valor 16/15 e 21/40, respectivamente.
Propriedade 4. Multiplicando-se ou dividindo o numerador de uma fração por um número, a fração é multiplicada ou dividida por esse número
Propriedade 5. Multiplicando-se ou dividindo-se o denominador de uma fração por um número, a fração e dividida ou multiplicada pelo número.
Propriedade 6. Multiplicando-se ou dividindo-se os dois termos – numerador e denominador – por um mesmo número a fração não se altera.
De fato, multiplicando o numerador de uma fração qualquer pelo número c, a fração é multiplicada por c pela propriedade 4, e, multiplicando-se o denominador por c a fração é dividida por c pela propriedade 5. Logo a fração não muda ou não se altera uma vez que é multiplicada e dividida pelo mesmo número c.
Por raciocínio analógo demonstra-se a propriedade para o caso da divisão. Esta propriedade é bastante utilizada na solução de problemas, em especial na racionalização de denominadores de frações irracionais.
Referências:
Elementos de Aritmética, Curso Superior – Para o curso colegial e admissão às escolas superiores, do Irmão Isidoro Dumont, Coleção de Livros Didáticos F. T. D, publicado em 26/10/1945
moara neves conceição
dez 01, 2008 @ 18:04:46
vocês me achudarão muito eu tirei um notão na porva 10
obrigada pela achuda,que bom que fizerão um site concertesa achudou muitas pessoas com essa mão que bom que vocês pensão no nosso futuro abrigada………………..
osvaldo luiz
nov 26, 2008 @ 08:30:49
eu gostaria de saber, por que, numa razão de números fracionários, para se achar números diretamente proporcionais a 1/3, 1/4 e 1/5, devo tirar o m.m.c, que é igual a 60, portanto 20/60, 15/60 e 12/60. Pois então, por que, logo no passo a seguir eu elimino os denominadores. Isto, é que eu não entendo e não consigo explicar a minha aluna. Muito obrigado, desde já, por me auxiliarem.
Abraços.
Observem o problema abaixo:
1) Dividir o número 1090 em partes inversamente proporcionais a 2/3, 4/5 e 7/8. Diga-me, por que eu elimino os denominadores, depois de tirado o m.m.c.?
Obrigado, de novo.
Abraços.
Osvaldo.
Osvaldo.
rebecca
nov 24, 2008 @ 22:04:08
eu quero saber quanto que é 1/5
thalynne
nov 19, 2008 @ 12:44:27
ixO me ajudou xo um pouqinho na prova!!!!!!!!!!!!!!!!!
fabiane
nov 04, 2008 @ 10:31:10
eu tenho 11 anos e queri saber sobre Divisão com frações e inversa de uma fracao porfavor me ajude
Julio
out 27, 2008 @ 16:22:31
Eu tenho 15 anos e eu quero saber equações com fraçôes e deuta alguem pode me ajudar pelo amor de deus(!)(?)
giovanna
out 13, 2008 @ 18:45:41
esse site e mto bom
Breno
out 02, 2008 @ 12:44:56
voce devia fazer jogos de perguntas sobre fração e não dizer oque é fração!
se eu não me agradar desse site ele vai perde porque a felisidade do cliente é a melhora do seu site
hoje de tarde espero ver os jogos com perguntas sobre fração!
e tudo da 4serie
Matheus
set 28, 2008 @ 18:28:48
show muinto show
JOELMA
set 25, 2008 @ 10:12:55
Eu tiro mias duvidas acho ótimo 10 bj bj bj
fabio andrey
set 23, 2008 @ 10:50:04
ha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ate que me foi util valeu ,,, valeu !!!!!!!!!
Leticia Tavares Lourenço
set 13, 2008 @ 10:29:38
esse saite é ótimo para a aprendizagem
Sávia de Paula de Araújo Leite
set 01, 2008 @ 22:07:12
acho que vocês deveriam criar um site pra si mesmo sem depender de outros sites ou mesmo do google!!!
FILIPE
ago 24, 2008 @ 10:53:41
QUANTO É 2-7 ?
Roberta
ago 19, 2008 @ 23:28:10
Quero exercicios corrigidos de frações impropias e mistas, e transformando ambas.
kevin
jul 30, 2008 @ 18:12:07
Ae to aki na escola qrendo saber sobre fraçoes equivalente
qm sabe de coisas ai sobre issu manda pro meu email kevingatinho_@hotmail.com jae vlw
Lidiane
jun 28, 2008 @ 13:40:19
Não entendo nada ;(
adriane hepfner alves
jun 25, 2008 @ 15:57:33
Porque algumas frações apresentam a palavra avos.
Carla
jun 03, 2008 @ 17:47:11
eu fiz uma prova que dizia:qual q forma mais simplificada da fração 15/30.
as opções eram: 5/3 – 3/5 – 7/8 – 10/15 – 1/2
eu marquei a última opção e recebi errado.
qual seria a resposta verdadeira??
OBS.: era de um concurso público
vanessa
maio 19, 2008 @ 12:10:01
esse site e ppouco esclarecedor,ao menos na minha opiniao.acho q deveria melhorar,p ter mais acessos.
osvaldo
maio 11, 2008 @ 01:45:55
Gostaria de saber de onde vem a palavra avos usada em frações com denominadores maiores que 10.
matheus fernandes marcone
abr 16, 2008 @ 16:44:01
eu queria saber como se faz equações com frações?
ELIEMERSON
abr 03, 2008 @ 15:10:27
Se vcs poderem me mandar um emil com alguns trabalhos de terceira e quarta série para o meu email eu serei eternamente grato muito obrigado meu email e eliemerson.bahia@hotmail.com
ELIEMERSON
abr 03, 2008 @ 15:05:46
estou adorando e não me canso de estudar.
Aprendi muito e recordei velhos asuntos dos quais estavão me fazendo muita falta já q não completei o encino fundametal .Mas voltei a estudar e quero concluir meus estudos.Ser alguem na vida e ter minha diguinidide.Fico muito grato ,parabens
Thais Peres
mar 31, 2008 @ 15:17:42
porque voceis não coloca frações em quadrados magicos nas paginas de explicações???
andressa
mar 19, 2008 @ 11:23:47
eu queria saber tirar tres quartos de 20
tenho 9 anos alguem pode me ajudar?
rodrigo
mar 07, 2008 @ 18:43:56
Olá, fiquei com uma dúvida. Num problema disseram que ao comparar duas frações o resultado era 5/7, e pedriram para desnhar a figura correspondente… Como ficaria afigura?
Sérgio Faustino da Silva
mar 05, 2008 @ 23:56:15
gostaria de receber mais informações sobre contas de fração
fernanda
mar 01, 2008 @ 21:38:43
pq existe a palavra avos nas fracoes?
Moises Santos da Silva
fev 20, 2008 @ 14:47:01
Caro Prof, não consigo resolver o seguinte problema :
QUESTÃO DE MATEMÁTICA DA FCC
Dos 50 funcionários que participaram de um curso sobre a utilização de sistemas aplicativos das atividades meio e fim do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, sabe-se que:
– todos eram formados em ciência da computação ou Engenharia de Software, mas apenas em um dos cursos:
– 1/5 do número de mulheres eram formados em Engenharia da de Software e 7/8 do número de homens eram formados em ciência de computação.
Assim sendo, nesse curso, o total de participantes formados em Engenharia de Software era :
a) 23
b) 17
C) 13
d) 9
e) 7
Poderia dar-me uma luz… Obrigado.
bruna
fev 19, 2008 @ 20:16:38
esse ssite eh mto dificil de entender… mas obrigada
Shelyson
fev 15, 2008 @ 08:19:43
Gostaria de saber a etimologia da palavra avos.
Alguém pode me ajudar?
shirley muniz
fev 12, 2008 @ 21:50:19
Boa noite!.
Meu nome é Shirley De Sousa Muniz, tenho 14 anos, e estou completando a 8a série do Ensino Fundamental.
Gostaria de agradecer a vcs, pelos conteúdos bem sucedidos neste site, pois é através dele, que posso fazer várias pesquisas, responder dúvidas, e aprender mais..
Obrigada à todos por tudo…
E continuem exercendo este papel tão importante, que pode ajudar muitas pessoas assim como eu…
Beijos..
Até mais!!
Jéssica
fev 11, 2008 @ 17:25:07
Olá!!!
Meu nome é jessica rodrigues martins tenho 14 anos faço 15 em setembro bom, vou para o 1* colegia,l eu não so muito fã dos estudos mas para a minha infelicidade é preciso,intão estou correndo atras de alguns prejuisos.
Mas,agora estou me dedicando bem mais de uns tempinhos pra cá. Então eu comprei um livro no submarino seu nome é”MINIMANUAL COMPACTO DE MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL”
BOM NA VERDADE FOI O MEU PADRINHO QUEM COMPROU,MAS DE QUALQUER FORMA FOI PARA EU O ESTUADA-LO:
-”Este livro é muito bom mas há umas partes que já fiz de tudo para intendelo mas não consigo”.Então peço uma ajudinhA!
…OBRIGADO
dianasilva
jan 24, 2008 @ 12:56:34
axo ke e muito fixe
TAIANE
dez 12, 2007 @ 22:37:59
POR QUE NAO RESPONDE AS PERGUNTAS NA HORA ESTAVA PRESISANDO NA HORA E NAO ACHEI RESPOSTA
Salvine
nov 27, 2007 @ 14:36:34
Preciso saber com urgência como se lê o no. misto com a seguinte unidade
32 2/5 libras/força por plegada quadrada
Se puderem, me respondam, com urgência.
kely gristina faria
nov 05, 2007 @ 07:48:33
não consigo ensimar meu filho que esta na 4 serie a transformar farção em porcentagem como eu explico para ele?obrigada
flavia
out 24, 2007 @ 22:41:32
oie eu gostaria de saber responder esta fração
2x – 5x = 1+x
3 6 4
ghostaria mto de aprender fazer esta coisa mto dificil tah
me ajuda eu estou mto ruim na matemarica
brigado e aguardo a resposta
raissa
out 18, 2007 @ 12:03:51
gostaria de saber como simplioficar um fracão
felipe henrique
set 14, 2007 @ 08:21:23
Como é feita a representaçõa geométrica das frações impróprias?
Isa
set 11, 2007 @ 16:45:57
oie!!
gostei muito da explicação…mas queria muito saber o pq da palavra AVOS, e não para q ela significa!! ex: pq eh usado avos se poderia ser arte, frac (de fração), etc???
me respondam!!
pleaseee
DANNY
set 10, 2007 @ 20:37:39
QUERIA SABER MAIS SOBRE FRAÇÕES IMPROPRIAS E PRÓPRIAS
Edson
set 02, 2007 @ 23:23:23
Gostaria de saber de onde vem a palavra avos usada em frações com denominadores maiores que 10.
Procurei na net e não consegui encontrar essa história.
Obrigado.
LÍVIA
ago 23, 2007 @ 22:41:40
Olá!
Gostaria de saber a leitura correta da fração 15/200.
É quinze ducentésimos ou quinze duzentos avos?
Agradeço a atenção e aguardo resposta.
Polyana
ago 15, 2007 @ 20:09:23
Vocês tem q falar sobre números mistos e frações improprias
Naílson
ago 01, 2007 @ 18:29:13
Esse é meu patrão!!!…
corsaria
jul 13, 2007 @ 04:24:37
¡Estupenda la reseña histórica!! Saludos Newton. :-)
Edson
jun 27, 2007 @ 16:22:54
Esse professor é mestre mesmo hein ?
to só dando uma olhada de leve no site
hehe
abraço!
Antonio Carlos A Souza
jun 13, 2007 @ 15:25:45
Boa tarde!
gostaria de saber por que e valida a divisão de fração.
Grato.
Carlos