Adição
É a operação que tem por fim determinar uma fração que contenha todas as unidades e partes de unidades de várias parcelas de mesma natureza.
Entende-se por mesma natureza as frações que exprimem as mesmas partes da unidade, ou seja, que tenham o mesmo denominador, também conhecidas como homogêneas (2/8, 3/8 e 5/8 é um exemplo de tais frações).
Distinguem-se três casos na adição de frações.
A1. Soma ou adição de frações homogêneas ou de mesmo denominador.
Como fazer – Somam-se os numeradores e conserva-se o denominador comum.
Exemplo:
Como o denominador representa em quantas partes a unidade foi dividida, lembram-se, basta, para obter o número das partes, somar os numeradores.
Na figura a seguir temos uma pizza – prato comum em Brasília – servida para você e um amigo dividida em oito partes iguais (faça um esforço!). Se você come dois pedaços e seu amigo três, os dois juntos consumiram cinco partes em oito, ou seja, cinco oitavos da pizza.
A2. Adição de frações que não têm o mesmo denominador comum (frações heterogêneas).
Inicialmente, atente que não podemos somar quantidades de “coisas” diferentes e expressar o resultado em uma dessas “coisas”. Clareando: não podemos somar 5 maçãs e 3 bananas e dizer que o resultado é 8 maças ou 8 bananas.
Assim para somar frações heterogêneas é necessário, primeiro, transformar cada parcela nas mesmas partes da unidade, isto é, em frações que tenham o mesmo denominador comum.
Em resumo:
Como fazer – Para somar frações que não tenham o mesmo denominador, é preciso reduzi-las ao mesmo denominador e aplicar, então, a regra do primeiro caso A1.
Exemplo: Somar as frações 2/3, 5/8 e 1/6.
Utilizando-se da regra 2 de redução de frações ao mesmo denominador comum (veja a Parte II), temos que o mmc(3,6,8) = 24 e:
A3. Somar números mistos.
Como fazer:
- Método 1: Para somar números mistos, somam-se primeiro as partes fracionárias, depois as partes inteiras, acrescentando-lhes também os inteiros obtidos na adição das partes fracionárias;
- Método 2: Para somar números mistos, reduza-os, primeiro, a frações impróprias e após proceda como no caso A2.
Exemplo: Somar os números mistos e , pelo método 1. E você resolve pelo método 2, ok :-).
Pelo dito no método 1, temos:
Subtração
É a operação que tem por objetivo tirar de um número dado todas as unidades e partes da unidade de outro número de mesma natureza.
Observação: No que se segue não serão considerados os casos em que o minuendo é menor do que o subtraendo, pois requer o conhecimento da teoria dos números relativos. Mas as regras em si permanecem válidas para quem é detentor do assunto.
Da mesma forma que na adição temos três casos que se distinguem na subtração.
S1. Subtração de duas frações com o mesmo denominador.
Como fazer – Subtrai-se o numerador da menor do numerador da maior e conserva-se o denominador comum.
Exemplo:
S2. Subtração de duas frações que não têm o mesmo denominador.
Lembrem-se, como colocado para a adição, que somente podemos subtrair quantidades de mesma natureza.
Como fazer – Da mesma forma que na adição, para se obter a subtração de frações heterogêneas, é preciso, primeiro, reduzi-las ao mesmo denominador, e, então, aplicar o caso S1.
Exemplo:
S3. Subtração de números mistos
- Método 1: Para subtrair dois números mistos, subtraem-se primeiro as partes fracionárias, depois as partes inteiras e somam-se os resultados;
- Método 2: Para subtrair dois números mistos, reduza-os, primeiro, a frações impróprias e após proceda como no caso S2.
Exemplo (método 2): Convertendo os números mistos dados na subtração para frações impróprias:
E reduzindo ao mesmo denominador comum – mmc(3,5)=15:
Multiplicação
A multiplicação de frações é a operação na qual partindo-se de duas frações dadas se obtem uma terceira que corresponde ao produto das duas anteriores.
M1. Multiplicar uma fração por outra.
Como fazer. Para se multiplicar uma fração por outra, multiplicam-se seus numeradores para obter o numerador da fração produto e seus denominadores para obter o denominador da fração produto.
Exemplo:
Observação: Para se multiplicar um inteiro por uma fração ou uma fração por um inteiro basta multiplicar esse inteiro pelo numerador da fração ou o numerador da fração por esse inteiro. É só notar que um numero inteiro pode ser representado por uma fração cujo denominador é um, por exemplo, 5 = 5/1, e chegamos no caso M1, em que o denominador não se altera uma vez que é multiplicado por um.
M2. Produto de várias frações: É o resultado obtido multiplicando a primeira fração pela segunda; depois este produto pela terceira, e assim sucessivamente, até a última fração.
Observe que o produto de frações se faz da mesma forma que o produto de números inteiros e que o resultado, no caso das frações, é obtido pela aplicação repetida do caso M1.
Como fazer – Multiplicam-se os numeradores entre si para obter o numerador do produto e os denominadores entre si para obter o denominador do produto.
Exemplo:
Os cálculos acima poderiam ser simplificados, suprimindo-se os fatores comuns ao numerador e ao denominador, antes de efetuá-los, como indicado a seguir:
Divisão
Divisão de frações é a operação que tem por fim, dadas duas frações, dividendo e divisor, achar uma terceira, o quociente, tal que multiplicada pelo divisor, reproduza o dividendo.
D1. Dividir uma fração por um inteiro
Como fazer – Para se dividir uma fração por um inteiro multiplica-se o denominador pelo iinteiro.
Exemplo:
D2. Dividir um inteiro por uma fração.
Como fazer – Multiplica-se o inteiro pela fração invertida.
Exemplo:
D3. Dividir uma fração por outra.
Como fazer – Multiplica-se a fração do dividendo pela fração do divisor invertida. Em outras palavras conserva-se a primeira (dividendo) e multiplica-se pelo inverso da segunda (divisor).
Exemplo:
Observações Finais
- O inverso de um número é o quociente de 1 por este número. Exemplos: o inverso de 2 é 1/2, o inverso de 3/5 é 5/3 e o de 1/5 é 5;
- Duas frações são inversas quando o numerador de cada uma é o denominador da outra;
- Quando duas frações têm o mesmo denominador, o quociente entre elas é igual à fração formada pelo numerador da primeira sobre o da segunda. Exemplo (1/5):(3/5) = 1/3;
- O produto de dois números inversos é sempre 1;
- Dois números são recíprocos quando o seu produto é igual à unidade.
Referências:
Elementos de Aritmética, Curso Superior – Para o curso colegial e admissão às escolas superiores, do Irmão Isidoro Dumont, Coleção de Livros Didáticos F. T. D, publicado em 26/10/1945.
samuel
set 26, 2014 @ 09:27:25
gente e muito fácil eu estou no 4º ano e já entendi tudo OBRIGADO
Layane
mar 01, 2013 @ 13:12:03
Vaaleu ajudou muiiitão!!!!
Laura
set 10, 2012 @ 08:26:26
muito bom,me ajudou muitoooo!!obrigado***
rafah
set 20, 2012 @ 12:19:26
e mesmo fiz um PROVAO de matematica e me dei muito bem e nois
bianca souza
set 06, 2012 @ 12:25:44
gente é muito facil faser fração sera q vc sabe fração de hora acho q nao é facililililicita exemplo: 2 de 60 minutos bom agora primeiro passo pegue os 60 minutos e divida com o
3
número trêis que é o denominador divido o 60 com o trêis e o resultado que der eu pego e multiplico com o 2 exemplo
60/3
00 20
0 x3
60 pronto fácil né me adiciona no facebook que eu te ensino muito mais vai la meu nome é bianca souza
bianca souza
set 06, 2012 @ 12:16:21
ual eu adoro muito frações mais não acho nenhum site que de para faser e olha q ainda sou do 5°ano bom vou continuar minha pesquisa de frações para faser bye bye galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
paula
ago 29, 2012 @ 07:59:04
eu vo fazer uma prova hoje vomos ve seu vo consigi nue
bianca souza
set 06, 2012 @ 12:33:15
eu sei como se faz uma fração de hora é muito fácil se quiser q eu te ensine e so me pedir ;D
gilbert
jul 03, 2012 @ 19:33:03
nao precisa usar o mmc?
diogo
maio 26, 2012 @ 16:48:04
nao gostei
edu
maio 20, 2012 @ 14:02:00
Obrigado pela a explicaçao
stefannye helena
maio 14, 2012 @ 21:23:02
eu adooreii o siite ajudoou muiitoo *
obrigadoo *
TANNY SOARES
abr 13, 2012 @ 09:25:16
NOSSA ATÉ PARECE QUE VCS GOSTAM DE MATEMATICA!!!
sara
fev 26, 2012 @ 22:04:53
como uma menina de 9 anos entendel este shaite a mãe esplicol nao?????????????????
joao victor
fev 22, 2012 @ 20:33:03
gostei mt
iago
dez 20, 2011 @ 07:33:40
esse site e muito bom adorei a prova valendo 10 eu tirei dez causa desse site.
Míriam Bárbara castelo de oliveira
nov 23, 2011 @ 21:39:49
muito bom ,mesmo!!!!
Leonardo
nov 23, 2011 @ 13:11:58
Noss gostei muito,minha prova vaai ser amanhã e ja sei tudo que preciso
(esta tudo nesse blog ou site não sei oque é)
pollyanna
nov 17, 2011 @ 09:47:39
muito bom !
thainara
nov 04, 2011 @ 18:26:20
nossaaaaaaaaa! fiquei rosa´pinke estava com duvidas em matematica! *_*
leticia
out 07, 2011 @ 16:05:37
eu adorei esse site pois a minha prova intelectual ia ser no outro dia e com esse site eu estudei bastante
mariana ingred
out 28, 2011 @ 13:02:51
a eu adorei na verdade eu nemm sabia vazer frações mais agora aprendi
Giovanna
set 28, 2011 @ 11:28:27
Minha filha adorou o site,ela tem 9 anos e tava com duvidas e a prova dela ia ser essa semana nem eu estava entendendo o conteúdo.
leticia
out 07, 2011 @ 16:07:03
e ela se deu bem?