Adição
É a operação que tem por fim determinar uma fração que contenha todas as unidades e partes de unidades de várias parcelas de mesma natureza.
Entende-se por mesma natureza as frações que exprimem as mesmas partes da unidade, ou seja, que tenham o mesmo denominador, também conhecidas como homogêneas (2/8, 3/8 e 5/8 é um exemplo de tais frações).
Distinguem-se três casos na adição de frações.
A1. Soma ou adição de frações homogêneas ou de mesmo denominador.
Como fazer – Somam-se os numeradores e conserva-se o denominador comum.
Exemplo:
Como o denominador representa em quantas partes a unidade foi dividida, lembram-se, basta, para obter o número das partes, somar os numeradores.
Na figura a seguir temos uma pizza – prato comum em Brasília – servida para você e um amigo dividida em oito partes iguais (faça um esforço!). Se você come dois pedaços e seu amigo três, os dois juntos consumiram cinco partes em oito, ou seja, cinco oitavos da pizza.
A2. Adição de frações que não têm o mesmo denominador comum (frações heterogêneas).
Inicialmente, atente que não podemos somar quantidades de “coisas” diferentes e expressar o resultado em uma dessas “coisas”. Clareando: não podemos somar 5 maçãs e 3 bananas e dizer que o resultado é 8 maças ou 8 bananas.
Assim para somar frações heterogêneas é necessário, primeiro, transformar cada parcela nas mesmas partes da unidade, isto é, em frações que tenham o mesmo denominador comum.
Em resumo:
Como fazer – Para somar frações que não tenham o mesmo denominador, é preciso reduzi-las ao mesmo denominador e aplicar, então, a regra do primeiro caso A1.
Exemplo: Somar as frações 2/3, 5/8 e 1/6.
Utilizando-se da regra 2 de redução de frações ao mesmo denominador comum (veja a Parte II), temos que o mmc(3,6,8) = 24 e:
A3. Somar números mistos.
Como fazer:
- Método 1: Para somar números mistos, somam-se primeiro as partes fracionárias, depois as partes inteiras, acrescentando-lhes também os inteiros obtidos na adição das partes fracionárias;
- Método 2: Para somar números mistos, reduza-os, primeiro, a frações impróprias e após proceda como no caso A2.
Exemplo: Somar os números mistos e , pelo método 1. E você resolve pelo método 2, ok :-).
Pelo dito no método 1, temos:
Subtração
É a operação que tem por objetivo tirar de um número dado todas as unidades e partes da unidade de outro número de mesma natureza.
Observação: No que se segue não serão considerados os casos em que o minuendo é menor do que o subtraendo, pois requer o conhecimento da teoria dos números relativos. Mas as regras em si permanecem válidas para quem é detentor do assunto.
Da mesma forma que na adição temos três casos que se distinguem na subtração.
S1. Subtração de duas frações com o mesmo denominador.
Como fazer – Subtrai-se o numerador da menor do numerador da maior e conserva-se o denominador comum.
Exemplo:
S2. Subtração de duas frações que não têm o mesmo denominador.
Lembrem-se, como colocado para a adição, que somente podemos subtrair quantidades de mesma natureza.
Como fazer – Da mesma forma que na adição, para se obter a subtração de frações heterogêneas, é preciso, primeiro, reduzi-las ao mesmo denominador, e, então, aplicar o caso S1.
Exemplo:
S3. Subtração de números mistos
- Método 1: Para subtrair dois números mistos, subtraem-se primeiro as partes fracionárias, depois as partes inteiras e somam-se os resultados;
- Método 2: Para subtrair dois números mistos, reduza-os, primeiro, a frações impróprias e após proceda como no caso S2.
Exemplo (método 2): Convertendo os números mistos dados na subtração para frações impróprias:
E reduzindo ao mesmo denominador comum – mmc(3,5)=15:
Multiplicação
A multiplicação de frações é a operação na qual partindo-se de duas frações dadas se obtem uma terceira que corresponde ao produto das duas anteriores.
M1. Multiplicar uma fração por outra.
Como fazer. Para se multiplicar uma fração por outra, multiplicam-se seus numeradores para obter o numerador da fração produto e seus denominadores para obter o denominador da fração produto.
Exemplo:
Observação: Para se multiplicar um inteiro por uma fração ou uma fração por um inteiro basta multiplicar esse inteiro pelo numerador da fração ou o numerador da fração por esse inteiro. É só notar que um numero inteiro pode ser representado por uma fração cujo denominador é um, por exemplo, 5 = 5/1, e chegamos no caso M1, em que o denominador não se altera uma vez que é multiplicado por um.
M2. Produto de várias frações: É o resultado obtido multiplicando a primeira fração pela segunda; depois este produto pela terceira, e assim sucessivamente, até a última fração.
Observe que o produto de frações se faz da mesma forma que o produto de números inteiros e que o resultado, no caso das frações, é obtido pela aplicação repetida do caso M1.
Como fazer – Multiplicam-se os numeradores entre si para obter o numerador do produto e os denominadores entre si para obter o denominador do produto.
Exemplo:
Os cálculos acima poderiam ser simplificados, suprimindo-se os fatores comuns ao numerador e ao denominador, antes de efetuá-los, como indicado a seguir:
Divisão
Divisão de frações é a operação que tem por fim, dadas duas frações, dividendo e divisor, achar uma terceira, o quociente, tal que multiplicada pelo divisor, reproduza o dividendo.
D1. Dividir uma fração por um inteiro
Como fazer – Para se dividir uma fração por um inteiro multiplica-se o denominador pelo iinteiro.
Exemplo:
D2. Dividir um inteiro por uma fração.
Como fazer – Multiplica-se o inteiro pela fração invertida.
Exemplo:
D3. Dividir uma fração por outra.
Como fazer – Multiplica-se a fração do dividendo pela fração do divisor invertida. Em outras palavras conserva-se a primeira (dividendo) e multiplica-se pelo inverso da segunda (divisor).
Exemplo:
Observações Finais
- O inverso de um número é o quociente de 1 por este número. Exemplos: o inverso de 2 é 1/2, o inverso de 3/5 é 5/3 e o de 1/5 é 5;
- Duas frações são inversas quando o numerador de cada uma é o denominador da outra;
- Quando duas frações têm o mesmo denominador, o quociente entre elas é igual à fração formada pelo numerador da primeira sobre o da segunda. Exemplo (1/5):(3/5) = 1/3;
- O produto de dois números inversos é sempre 1;
- Dois números são recíprocos quando o seu produto é igual à unidade.
Referências:
Elementos de Aritmética, Curso Superior – Para o curso colegial e admissão às escolas superiores, do Irmão Isidoro Dumont, Coleção de Livros Didáticos F. T. D, publicado em 26/10/1945.
Ana helena
ago 25, 2011 @ 15:17:56
oi gente gostei muito desse blog
wislon
ago 11, 2011 @ 16:09:02
preciso saber como resolver frações com numero negativo.
cda
ago 04, 2011 @ 01:11:15
Se
2/3.3/5 +1/3-1/5
——— ———
1/5+1/2 5
corresponde a:
(2/3×3/5+1/3-1/5)/(1/5+1/25), dá:
{(2×3)/(3×5)}+1/3-1/5)/(5/25+1/25)=
(6/15+1/3-1/5)/(6/25)=
(6/15+5/15-3/15)/(6/25)=
{(6+5-3)/15}/(6/25)=
(8/15)x(25/6)=
(8×25)/(15×6)= (simplificando –>)
(4×5)/(3×3)=
20/9
cda
ago 04, 2011 @ 00:43:04
Parabéns pela belíssima explanação.
Se alguém puder (mas sinceramente acho que não tem mais jeito para alguns) coloquem EXERCÍCIOS da nossa língua oficial, escrever “… esercicio…” é dose. Mataram e enterraram o Seu Manuel!!!
gabrielle amaral olimpio
jun 14, 2011 @ 15:09:30
bem que isso podiaa ser um pouco mais facil neeeeeeee!!!!!!!!!
bjjj de gabii
CARMELINDA LIONPE
jun 08, 2011 @ 20:57:28
ESSE CONTEUDO É MUITO BOM, MAS BEM QUE PODERIA TER EXERCICIOS PARA SEREM FEITOS QUE FICARIA MELHOR PARA AS PESSOAS APRENDEREM A FAZER E FICAREM MAIS CRAKES NESSE ASUNTOO! …
sabrina
jun 18, 2011 @ 17:10:14
também acho e concordo plena mente com vc
Rafaah
jul 18, 2011 @ 15:17:57
Concordo plenamente com você,tenho prova e estou procurando exercícios,esse site seria melhor se tivesse, e também porque é dificil de achar site de confiaça, ex.:
entrei num site q me falo q´o mmc de 3 e 9 não é 9!!
camila f dias
ago 01, 2011 @ 15:28:35
isso ai nao tem nada a ver
laraborella
set 19, 2011 @ 14:43:19
Poise as pessoas nao tem oq fazer e ainda explica as coisas erradas pqp ————–‘
lotersa
jun 08, 2011 @ 20:52:06
bem que poderia ter provaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
gabriella correia
jun 06, 2011 @ 13:34:40
oi tudo é uma beleza mas coloque esercicio
Fifi
mar 31, 2011 @ 12:32:12
Está um espectáculo só não tem exercícios é uma pena
Carlinsucupira
fev 14, 2011 @ 20:01:11
Muito bom! Gostei pois encontrei o que procurava e muito bem detalhado… Valeu!
Jailma
fev 13, 2011 @ 14:23:59
como resolver esta?
2/3.3/5 +1/3-1/5
——— ———
1/5+1/2 5
não tem este exemplo ai!!
Valeu… o site é muito bom…
Parabéns
ana paula
fev 09, 2011 @ 14:10:34
eu quero e fazer contas nao quero saber fazer contas se liga google se nao vai perder para um monte de pessoas se liga
talitha
maio 27, 2011 @ 00:03:21
ffffeeeelllliiiizzzzz
felipe B.
dez 08, 2010 @ 11:09:05
EU TENHO UMA PERGUNTA COMO SE FAZ UMA FRAÇAO COM A DIVIÇAO?
felipe
dez 08, 2010 @ 11:02:38
MUITO BEM EXPLICADO MEUS PARABENS
wwegue
dez 01, 2010 @ 18:41:51
sabem responder a:
Distribuíram-se 3 1/2 quilogramas de bombons entre vários meninos. Cada um recebeu 1/4 de quilograma. Quantos eram os meninos ?
giulia
nov 30, 2010 @ 15:49:21
Coloka exercicios aii vai gicar melhor ainda ok?!!
vanessa
nov 15, 2010 @ 11:32:29
eu gostei eu tinha tirado i na materia agora eu tirei mb eu ia fica em recuperação mas eu não vou mas agora eu ja vou fica de ferias dia 2 de dezembro
bya san andreas
nov 11, 2010 @ 15:16:47
muito legal e recomendo leia e aprenda isso e ser estudioso!!!
e acessem varias vezes!!!!!!!!!!!!!!
valeu e quem escreveu escreveu muito bem!!!!!
Thaisa
out 22, 2010 @ 02:20:19
êêê , graças a esse site , passei em recuperação em matemátiiiiica sz haha ;D
larissa
out 19, 2010 @ 20:54:23
ñ tem o que eu quero :(
[RED]BRUUNA
out 04, 2010 @ 19:24:04
éer até que gosteei deesse site ele me ajudou no
que eu queria pra recuperaçãao de MATEMATICA ;D!
isabella
set 17, 2010 @ 15:09:45
só quero operações para eu fazer
Thaila
set 11, 2010 @ 09:27:52
ADOREI AS EXPLICAÇOES ,VOU FAZER A PROVA DA OLIMPIADA DE MATEMATICA HOJE E EU ACHO QUE ISSO VAI ME AJUDAR MUITO
QUE SEJA O QUE DEUS QUIZER ,E QUE ELE ME AJUDE A FAZER ESTA PROVA!!!
deborah evellyn
set 09, 2010 @ 20:06:42
olha eu entendi mais tem alguma coisa complicada q eu nao entendir nada mais deixa nao so o computador q faz agente entender nao mais eu bom agente tambem estuda sò pq eu acho q nos sabemos mais entendeu.
clara silva
set 08, 2010 @ 16:57:32
eu estava procurando algo mais facio !seria boa ideia tambem se tivesse exercicios para resolvermos !
obrigado pela colaboraçao!
jessica silva
jun 07, 2010 @ 22:48:43
eu adorei este site, eu tinha dúvidas, mas, acabei com elas
ernesto
maio 29, 2010 @ 10:43:02
Muito bem explicado!!
lucas
abr 03, 2010 @ 17:52:12
muito massa esse site falo!!!!!!!!!!!!!!!!
Lindalva Martins dos Santos
mar 29, 2010 @ 15:25:07
Obrigada, gostei dos assuntos só que eu queria era um outro método para calcular adição e subtração de frações com denominadores diferente.
Nada mais o momento um abraço.
Lindalva Martins.
Lindalva Martins dos Santos
mar 29, 2010 @ 15:14:56
Obrigada, gostei das explicações, só que eu queria mesmo era um outro método para resolver frações com denominadores diferentes.
Obrigada, um abraço.
Lindalva.
Gisele
mar 28, 2010 @ 19:00:14
Eu estou procurando exercícios com frações( adição, subtração, multiplicação e divisão).
Por favor, adiciona?
Obrigada.
Gisele
giovanna fabri rodrigues
mar 15, 2010 @ 12:58:32
nao gostei de nada,quem fez isto fez mt maul feito!!
anna
dez 20, 2009 @ 20:21:02
eu queria sabe o que é fração:operação,potenciação,expressões
leticia
dez 13, 2009 @ 18:27:12
EU ACHEI ESSE SITE MUITO OTIMO MAS TINLHA QUE TER MAS OPERAÇOES COMO POTENCIAÇAO, RADICIAÇAO ,SO MAS SE VC COLOCAR VC VAI VER VAI SER MUITO MAS ASESSADO ……………..
Juliana Rodrigues de Jesus Silva
dez 09, 2009 @ 13:45:40
eu adorei as explicações que deram espero procurar mais coisas e que vocês possam dar as explicações sejam vocês.
beijos de : Juliana
gleiçe
dez 08, 2009 @ 19:10:08
Ameiii a explicaçãoo
arthur
dez 07, 2009 @ 12:23:08
gostei do conteúdo
Bruno
dez 01, 2009 @ 22:06:51
E como faço para diminuir uma fração de um numero inteiro.
Por Exemplo: 6/4 – 9
(6/4 é 6 sobre 4) menos numero inteiro 9
Dario Santos dos Anjos
nov 15, 2009 @ 04:58:21
Obrigado, é muito bom ter na rede páginas como esta. Encontrei exemplos ótimos parabens!
Iara
nov 10, 2009 @ 17:34:34
ótimo o site, achei tudo que queria e muito bem explicado
parabens!
sanara
out 06, 2009 @ 23:00:09
Gostei !!! Muito obrigada .. BjOss ..
elisa
set 23, 2009 @ 11:53:11
eu não achei o que eu procurava
cinthia
set 14, 2009 @ 10:04:56
eu nao achei o que eu bem procurava
mas eu apredi muito
beijooooooooooooooossssssssss!!!!!!!!!!
fuiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Thiago
set 07, 2009 @ 21:20:49
Eu não achei bem o que eu procurava
mateus&hellip
set 02, 2009 @ 16:50:05
gostei muito desse troso to na 5 serie ea minha professora e um grudeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!
jullyana
ago 20, 2009 @ 12:24:05
euu naoo entendii nadaa dessee troosoo hojee tenhoo provaa e numm seii nadaa aff
Vitória
ago 12, 2009 @ 12:51:51
Eu qeero so operaçoes
wellington tatsunori asahide
jul 24, 2009 @ 20:53:26
esse site é bom , + c vc vai fasera faculdade entre no site http://www.scribd.com , eu achei esse site pelo bing (msm coisa que google , + é um novo)+ acho q vai dar certo vc entra pelo site direto
natasha
jul 23, 2009 @ 18:04:32
do seu salario de332,40vc gasta 2/8com mroradia3/8com alimentação sobrando para as demais despeza
vitor
jun 15, 2009 @ 17:25:57
Queria saber como se faz para obter frações inversas….
Eleva a -1?