Achei interessante o conteúdo de um e-mail enviado para mim por uma amiga e o transcrevo a seguir, na íntegra, para a apreciação dos leitores do Viche.
Uma criança que honra e respeita os outros é o reflexo do exemplo dos pais, naturalmente tornar-se-á um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive respeitar o planeta onde vive…
A Evolução da Educação.
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia… Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
- ( )R$ 20,00
- ( )R$ 40,00
- ( )R$ 60,00
- ( )R$ 80,00
- ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
- ( )SIM
- ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
- ( )R$ 20,00
- ( )R$ 40,00
- ( )R$ 60,00
- ( )R$ 80,00
- ( )R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
- ( )R$ 20,00
- ( )R$ 40,00
- ( )R$ 60,00
- ( )R$ 80,00
- ( )R$ 100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
Todo mundo ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que ‘pensarão’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!
Mendigo
set 17, 2011 @ 15:20:14
Pois é. Mas infelizmente o Brasil é um país onde os competentes e capazes devem ser depreciados para não se “magoar” os que não se esforçam tanto quando deveriam. Ainda chamam essa teoria ridícula de inclusão.
A maioria das teorias vigentes tende a justificar a falta de empenho e dedicação dos estudantes e das famílias com a ideia de que tudo que aprendemos deve ser utilizado no cotidiano o que, na prática, é utópico. Já ouvi até baboseiras do tipo: “corrigir com caneta vermelha pode gerar traumas nos estudantes”. É, meus amigos, estamos num caminho sem volta para o buraco.
O que me deixa mais preocupado, é a não preparação de nossos jovens para o mundo real, uma vez que nele predomina a concorrência e, muitas vezes, qualquer detalhe pode significar a diferença entre conseguir, ou não, um bom emprego.
Infelizmente, quem continua regendo a nossa educação são pedagogos intelectuais que nunca (ou quase nunca) estiveram à frente de uma classe de ensino fundamental ou média, sobretudo de escolas públicas, e que, dentro de seus gabinetes acarpetados e e refrigerados, criam as mais fúteis teorias.
Lenilson
nov 26, 2010 @ 00:51:05
Sou aluno de Lic. Matemática, no entanto fico indignado quando vejo esse tipo de situações, no entanto cabe a nós professores inovar na Educação, porém sem perder a cultura até então adquirida.
Lógico, não depende só de nós…mais via de nós até as práticas da atualidade…
Peter Zimmermann
nov 14, 2010 @ 01:21:30
Olá
É… Eu aprendi a fazer estes cálculos fracionários e vejo com tristeza a involução do conhecimento matemático útil no cotidiano, mesmo que seja apenas para exercitar as sinapses. Mas não perdemos apenas este conhecimento, toda a formação foi afetada, tanto a formal como a familiar, este afrouxamento vem ocorrendo antes mesmo dos anos 50 – sou de 55 -. No entanto este texto – circulando na net – mostra citações tendenciosas embutidas entre os fatos, que poderão estimular outros fatos não muito agradáveis no futuro próximo.
Qual o intuito de se falar em “minorias” neste texto? Está totalmente deslocado do foco, e em um País em que as pessoas não “pensam” mais, como demonstra o texto, o ranço da situação recai sobre estes, e o “afro” vira “neguinho”, o especial vira “retardado” “aleijado”, do “índio” é melhor nem comentar… Ou mesmo o “QUALQUER outra minoria” – aliás ser “afro” é pertencer a alguma minoria ?!?!? – O que esta citação tem a ver com a “involução” do conhecimento de matemática ?
Aliás, quem é o responsável por este texto ? Qual idéia ele realmente tenta transmitir ? Mais me parece a um texto “Cavalo de Tróia” dos muitos que recebo diariamente.
George Orwell ficaria estupefato com este meio de disseminação irresponsável de idéias, ainda mais em tempos de poucos pensares.
Ensino aos meus alunos que sites e blogs não são,por si só, fontes críveis de informação, exatamente por muitos divulgarem tais textos retórico-erísticos.
Um abraço,
Peter Zimmermann
Carta Potiguar » Blog Archive » A esquizofrenia dos sadios [Parte – 2]: No tempo em que a matemática era boa
out 14, 2010 @ 03:09:07
[…] a conta na calculadora. Pronto, isto já é o suficiente para que a velha guarda faça um inferno (veja aqui o texto que “motivou” esta […]
Carta Potiguar » Blog Archive » A esquizofrenia dos sadios [Parte 1]: Como construir um mundo que nunca existiu
out 14, 2010 @ 01:41:42
[…] juro): Uma primeira que fala a respeito do ensino da matemática “antigamente e hoje em dia” (clique aqui para ver link com o texto que peguei em uma página aleatória na Google). E uma segunda que trata […]
Aldemari Borges
maio 22, 2010 @ 00:20:31
Esse Prof. Newton….é o cara mesmo!!!
ehehehhe
grande abraço!!
Aleatório
maio 13, 2010 @ 22:20:59
Adorei o texto, não sei como que é o movimento nesse blog, mas eu gostei muito dele espero que seja um projeto duradouro.
Eu sou estudante de computação e me interesso muito por matemática e fico pasmo quando vejo esse tipo de situação. Venho de uma família de professores e por vez ou outra ouço algumas “barbaridades” que os alunos colocam em provas.
A Evolução do Ensino de Matemática – matematica
fev 14, 2010 @ 21:00:37
[…] http://www.blogviche.com.br/2010/02/14/a-evolucao-do-ensino-de-matematica/A Evolução do Ensino de Matemática. … 2. Ensino de matemática em 1970: Um lenhador vende […]