Neste artigo abordaremos os conceitos e propriedades de razões – Parte I – e em outro artigo, a ser publicado em breve, os conceitos e propriedades de proporções – Parte II.
Definições
A Razão entre dois números é o quociente ou a divisão do primeiro pelo segundo.
Em outras palavras, dados dois números a e b, b diferente de zero, a razão entre eles é definida pela expressão:
onde a, o primeiro número, ou numerador, é denominado o antecedente da razão e b, o segundo, ou denominador, o consequente da razão.
Formas comuns de leitura de uma razão a/b: “Razão de a para b”, “a está para b” ou “a para b”.
Exemplos:
1. A razão entre 28 e 4 é igual a 7 porque: . Note que o resultado dessa razão exprime que o antecedente contém sete vezes o consequente;
2. A razão entre 10 e 20 é igual a 1/2 porque: .
3. Em uma prova de 10 questões, você acertou 8. Nessas condições:
a) Qual a razão do número de seus acertos para o número total de questões do teste?
, ou seja, de cada 5 questões você acertou 4.
b) Qual a razão do número de erros para o número total de questões do teste?
, ou seja, de cada 5 questões você errou 1.
Razões Inversas: Duas razões são inversas quando o numerador da primeira é igual ao denominador da segunda e o denominador da primeira é igual ao numerador da segunda. De outra maneira, quando o antecedente de uma é igual ao consequente da outra e vice-versa.
Observe, no entanto, que uma razão cujo antecedente é igual a zero não possui inversa. Você sabe dizer por quê?
Exemplo: e
Como consequência dessa definição podemos concluir, facilmente, que o produto de duas razões inversas é igual a unidade. De fato multiplicando-se duas razões (frações) inversas quaisquer (a/b e b/a) obtemos utilizando-se das propriedades de multiplicação de frações que:
Observação: Até agora lidamos com exemplos onde está implícito que as grandezas são da mesma espécie e avaliadas na mesma unidade.
Antes de prosseguir e mostrar aonde queremos chegar com essa observação vamos primeiro estabelecer o conceito de grandeza.
Grandeza, nada mais é que uma relação numérica estabelecida com um objeto. Assim, a altura e o peso de uma pessoa, a área de um terreno, a quantidade de blogs, entre outros, são grandezas. Ou, em outras palavras, grandeza é tudo que você pode contar, medir, pesar, enfim, enumerar.
Bom! E para que isso tudo? Para chamar a atenção de que o cálculo de uma razão entre duas grandezas de mesma espécie (comprimento, por exemplo) não pode ser efetuado com unidades distintas (centímetro e metro). Exemplificando: para determinar a razão entre a minha altura 1,87 metros e a de Maria com 165 centímetros é necessário, antes, converter ambas para metro ou centímetro. A partir dessas considerações podemos, também, estabelecer a propriedade P1 a seguir.
Propriedades
P1. A razão de duas grandezas da mesma espécie, avaliadas com a mesma unidade, é igual à razão dos números que exprimem essas grandezas.
Nota: Chama-se valor de uma razão a fração irredutível que lhe é igual. Se q designar o valor de uma razão a/b, teremos:
P2. Uma razão não se altera quando seus dois têrmos são multiplicados por um mesmo número.
Demonstração: Seja a/b uma razão. Precisamos demonstrar que, se multiplicarmos os seus dois termos por um número m, devemos obter:
De fato, seja q o valor da razão. Pela definição vem que:
Multiplicando os dois membro da igualdade por m:
donde se tira, dividindo os dois membros por bm:
P3. O produto de duas razões é igual ao produto dos seus antecedentes dividido pelo produto de seus consequentes.
P4. O quociente de duas razões é igual ao produto da razão dividendo pela razão divisor invertida.
P5. Numa série de razões iguais, a soma dos antecedentes dividida pela soma dos consequentes dá uma razão igual a cada uma das razões dadas.
Referências:
Elementos de Aritmética, Curso Superior – Para o curso colegial e admissão às escolas superiores, do Irmão Isidoro Dumont, Coleção de Livros Didáticos F. T. D, publicado em 26/10/1945
edivana
out 10, 2021 @ 16:19:40
A razão entre “a” e “b” é igual a 2. Portanto, é correto afirmar que a razão entre (10a-2b)e 2a , em termos percentuais, é igual a:
MARCIO
out 05, 2022 @ 19:36:35
300%
nikolas
jul 21, 2014 @ 21:23:39
po estao de parabens numa prova de mat. valendo 3.0 tirei 2.4 :D
nikolas
jul 21, 2014 @ 21:22:07
po estao de parabens numa prova de mat. valendo 3.0 tirei 2.4
mylle
nov 23, 2011 @ 18:17:06
poxa nao consegui achar resultado nesse teste
fabio
jul 13, 2011 @ 14:33:18
nossa!!! esse povo da Vestcom são tudo bando de picareta mesmo… tudo que está aqui, está exatamente igual em algumas apostilas dela.
amanda
jul 09, 2011 @ 14:14:14
muito bom agora eu entendi >.<
Vinícius Machado Cursino
jun 19, 2011 @ 11:19:29
Suas explicações estão me ajudando muito!!
Razões e Proporções – Parte II
maio 01, 2011 @ 19:11:51
[…] matemática que exprime a igualdade entre duas razões (veja definição e propriedades na parte I) e é representada […]
RODOLFO
abr 19, 2011 @ 11:33:36
MEUS PARABÉNS …EXELENTE MATÉRIAL DITÁTICO.